Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
A pesquisa AtlasIntel que apontou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com índice de 58% de desaprovação, a pior avaliação entre os gestores do Nordeste, repercutiu na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Entre os governistas, a expectativa é de que a tucana reverta esse desempenho com a inauguração de obras. Já os deputados da oposição pontuaram que o resultado não surpreende, porque as queixas da população em áreas como segurança e saúde estão presentes em todo o Estado.
Líder da bancada de oposição na Casa, o deputado Diogo Moraes (PSB) afirmou que “a gestão tenta surfar na onda de projetos estruturadores iniciados e deixados pelo PSB, que essa gestão não consegue tocar adiante, ou que foram iniciados ou lançados pelo Governo Federal do presidente Lula (PT)”.
“Estamos caminhando para entrar no terceiro ano de gestão e as licitações estão travadas. Neste mesmo período, no primeiro Governo Eduardo Campos, já estávamos caminhando para licitar o terceiro hospital da RMR, enquanto os outros dois estavam em construção. Não vemos nenhuma obra estruturadora sendo licitada e o governo esconde o jogo do que quer investir com os empréstimos enviados para aprovação da Assembleia. Infelizmente, Pernambuco está regredindo e o resultado das pesquisas só comprova isso”, declarou Diogo Moraes.
Já o deputado Waldemar Borges (PSB) destacou que essa não é a primeira vez que a governadora vem com avaliação das piores do Brasil. “Já é uma tendência consolidada. Acho que não podia ser diferente. Todos os problemas que Pernambuco enfrenta e que ela disse que ia resolver pioraram, como saúde, segurança, educação. Para piorar, a fábrica da Copergo, no Cabo de Santo Agostinho, vai fechar. Pernambuco está atravessando um momento que lembra a era pré-PSB”, observou Borges.
Defesa
A reportagem procurou o líder da bancada do Governo na Assembleia, deputado Izaías Régis (PSDB), mas o parlamentar informou, por meio da assessoria, que não iria comentar o assunto. Aliado de Raquel na Casa, o deputado Antônio Moraes (PP) defendeu a gestão.
“Na minha região (Mata Norte) estou fazendo pesquisas constantemente nas cidades para avaliar as eleições para prefeitos. Colocamos o nome de Raquel e ela está bem”, comentou Moraes.
“Com a quantidade de obras que ela vai anunciar, com certeza reverte. A tendência é ir melhorando, até porque ela tem muito dinheiro para investir. Nas atividades no Interior ela é muito procurada para tirar fotos, abraça todo mundo, se comunica bem, não vejo como ser a pior (do Nordeste)”, acrescentou.
Pesquisas
A mais recente pesquisa do AtlasIntel foi divulgada na noite do último sábado (10). O levantamento apontou Raquel Lyra como terceira pior governadora do País, perdendo apenas para Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas, que teve 69% de desaprovação, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 60%.
Em 7 de julho deste ano, outra pesquisa mostrou dificuldades da gestão no Recife. O levantamento do Datafolha indicou que a aprovação de Raquel Lyra é apenas de 16% na capital, enquanto a reprovação é de 48%. Os dados também mostraram que 36% consideram o trabalho da governadora como regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário