Em sabatina na TV Tribuna, no início da tarde desta terça-feira (20), a candidata à Prefeitura do Recife pela federação Psol/Rede, a deputada estadual Dani Portela, denunciou o abandono do Centro do Recife. Ela defendeu que a área seja revitalizada com projetos de moradia popular, para devolver a vida ao espaço.
Dani também vem denunciando nas redes sociais o baixo investimento em moradias populares feito pelo Recife no último ano. De acordo com a deputada, o Recife gastou, em 2023, R$ 40 milhões em propaganda e R$ 2 milhões em moradia.
“Aqui no Recife a gente precisa pensar num número que é muito ruim, uma estatística ruim de falar. Nós temos um déficit habitacional de mais de 70 mil moradias. Estou falando de 70 mil famílias que não vivem com dignidade e que depois da pandemia essas desigualdades, essa realidade, ela se aprofundou ainda mais. Aí você anda pelo centro da cidade, eu sei que isso é uma pauta recorrente, porque todo mundo tem alguma relação afetiva com o centro, e você vê o coração da cidade completamente abandonado e com muitos prédios desocupados”, afirmou Dani Portela.
Na opinião da candidata, “há muito prédio sem gente e há muita gente sem casa. “Então, precisamos pensar não apenas em construções de grandes habitacionais, que vão levar anos para serem erguidos, mas em soluções a curto, médio e longo prazo. E a curto e médio prazo, por que não olhar para esses imóveis desocupados e pensar em soluções de moradia popular no centro?”, questionou.
Dani ainda destacou que revitalizar não é apenas pintar ou colocar comércio. “A gente vai ter de volta o comércio quando a vida pulsar no centro da cidade e a gente defende um programa sério de moradia popular para que esses imóveis cumpram a lei, que é a função social da propriedade. Então, não dá mais para olhar para aquelas centenas de prédios completamente abandonados, isso deixa a cidade insegura para as mulheres e para todo mundo. Precisamos trazer vida para o centro com programa de moradia popular e requalificação dos imóveis abandonados”, observou Dani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário