31 outubro 2023
Mundo SENAI em Araripina apresenta trabalhos realizados pelos alunos dos cursos técnicos
30 outubro 2023
Sistema FIEPE participa da 8ª ExpoGesso apresentando as atividades realizadas no Araripe
João Campos tira recesso e Isabella assume Prefeitura do Recife pela 4ª vez
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, assume o comando da Prefeitura do Recife, interinamente, a partir deste domingo (29), em virtude de recesso pessoal do prefeito João Campos. Após um ritmo intenso de trabalho, reuniões e agendas nas ruas, Campos vai tirar sete dias de descanso, retornando no próximo dia 7 de novembro. A transmissão do cargo ocorreu durante vistoria das obras de requalificação da Praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome.
“Depois de tanto trabalho, vou tirar uma semana de férias e recarregar a bateria para voltar com toda energia. Nessa semana, Isabella vai assumir a Prefeitura. Tenho certeza de que a cidade estará em ótimas mãos e a gente vai poder reenergizar”, afirmou o prefeito João Campos. “Isabella, boa sorte, estamos juntos”, completou o gestor.
Esta será a quarta vez que Isabella de Roldão ficará à frente do Executivo municipal. Em novembro de 2021, em fevereiro e novembro de 2022, a vice-prefeita assumiu o cargo como prefeita em exercício. Isabella se tornou a primeira mulher a comandar a gestão da capital pernambucana.
Fundação Altino Ventura inaugura novo bloco cirúrgico em Serra Talhada nesta segunda-feira (30)
A Fundação Altino Ventura (FAV) anunciou neste domingo (29) a data de inauguração do bloco cirúrgico da instituição em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco: será nesta segunda-feira (30). As equipes envolvidas no projeto estão trabalhando minuciosamente nos últimos ajustes e detalhes da ampliação da filial. A inauguração contará com a presença de todo o corpo executivo da fundação, bem como prefeitos, secretários, entre outras autoridades.
O novo bloco cirúrgico é mais um compromisso da fundação em oferecer serviços cirúrgicos de excelência e acessíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A população do município, que há muito tempo anseia por uma unidade cirúrgica, agora vai poder realizar operações de catarata, correção de miopia, tratamentos para glaucoma, entre outras intervenções essenciais, sem precisar se deslocar à capital.
A Fundação Altino Ventura é uma instituição sem
Vereador de SP é condenado à perda do cargo por ofender judeus
A Justiça de São Paulo condenou o vereador Adilson Amadeu (União Brasil) à perda de função pública, reclusão de dois anos e seis meses em regime aberto e pagamento de multa de 13 salários mínimos por ofensas que proferiu à comunidade judaica em 2020.
Cabe recurso, e a perda de mandato só acontecerá após a decisão transitar em julgado. O mandato atual vai até o final do ano que vem. As informações são da coluna Painel, da Folha de São Paulo.
No começo de 2020, Amadeu enviou um áudio a amigos em que dizia: “que é uma puta de uma sem-vergonhice, que eles querem que quebre todo mundo, para todo mundo ficar na mão, do grupo de quem? Infelizmente também os judeus, quando eu até tô até respondendo um processo, porque quando entra [o Hospital Israelita] Albert Einstein, grupo Lide, é que tem sem-vergonhice grande, grande, sem-vergonhice de grandeza que eu nunca vi na minha vida” (sic).
Em 2019, quatro meses antes, Amadeu se referiu ao então colega de Câmara Municipal de São Paulo, Daniel Annenberg, como “judeu filho da puta” e “judeu bosta” ao vê-lo votar contrariamente a um projeto de sua autoria.
Por esse caso, ele recebeu pena de prisão em maio de 2022, que foi substituída por prestação de serviços à comunidade.
O Ministério Público de São Paulo acionou a Justiça contra Amadeu, e Conib e Fisesp, entidades representativas da comunidade judaica, atuaram como assistentes de acusação.
No processo, Amadeu disse que pediu desculpas a associações e federações judaicas e que enviou o áudio em um momento em que morriam muitas pessoas nos hospitais de campanha da Covid-19 e ele considerava que as condições de tratamento deveriam ser melhores.
Em sua decisão, a juíza Renata Catelli, da 21ª Vara Criminal, escreve que Amadeu conseguiu “reviver ideias sabidamente consideradas antissemitas, ajudando a disseminá-las, estigmatizando o povo judaico”. Por se tratar de um vereador, afirma a magistrada, as palavras ressoam de forma diferente das palavras de um anônimo e se disseminaram por diversos grupos de WhatsApp, redes sociais e sites.
Em sua decisão, a juíza ainda remete ao contexto atual da guerra Israel-Hamas e diz que nesse momento em que as falas antissemitas têm ressurgido em escala inédita desde a Segunda Guerra Mundial, em que os judeus são acusados de controlarem a imprensa e os governos, em que comerciantes colocam cartazes proibindo a entrada de judeus em seus estabelecimentos, comportamentos como o de Amadeu “não podem ser tolerados”.
A assessoria do vereador afirma que “o referido processo está sob segredo de justiça, e portanto é vedado qualquer pronunciamento a respeito de seu teor”.
Proposta em tramitação no Congresso quer disciplinar impeachment de comandantes das Forças Armadas
A proposta em tramitação no Senado Federal, que altera a Lei do Impeachment, pretende disciplinar em que casos os comandantes das Forças Armadas podem ser afastados do cargo.
A legislação atual prevê o impeachment dessas autoridades, mas não detalha em quais hipóteses o afastamento dos militares pode ocorrer, assim como os ritos a serem observados. As informações são da CNN.
O novo texto foi elaborado por uma comissão de juristas, que teve à frente Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF).
A nova redação define como crime de responsabilidade, por exemplo, “retardar ou deixar de cumprir ordem do presidente da República ou do ministro da Defesa, salvo quando manifestamente ilegal”. O que é contestado por alguns integrantes das Forças Armadas, em razão da subjetividade do dispositivo.
Numa situação concreta, qualquer parlamentar poderia propor o afastamento de um determinado comandante por “entender” que ordens não estão sendo cumpridas. Se o presidente da Câmara dos Deputados julgar pertinente, o pedido é colocado em votação. Se aprovado, segue-se o trâmite até chegar ao plenário do Senado.
Oficiais do alto comando da Marinha, Exército e Força Aérea ouvidos pela CNN contestam ainda outros pontos que poderiam levar os comandantes ao impeachment, como o de “incitar a participação ou participar de greve ou motim de militares”.
Neste caso, a preocupação não é com o conteúdo do artigo. Até porque a legislação que rege a carreira militar já classifica o ato como crime. Os militares temem que essa mudança, caso aprovada, leve os comandantes para julgamento na Justiça civil.
No geral, a corporação prefere ser julgada pela Justiça Militar, com o argumento de que as chamadas auditorias militares e os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) compreendem melhor o contexto que envolve uma decisão na caserna.
Em nota, a Marinha afirmou que acompanha as propostas do Congresso que “dizem respeito à Força Naval com o intuito de prestar informações especializadas que contribuam para o respectivo e devido aprimoramento”.
O Exército disse que a assessoria parlamentar da instituição tem acompanhado as discussões, “permanecendo à disposição dos parlamentares para contribuir com o aperfeiçoamento do projeto”.
A Força Aérea informou que não há objeção sobre a inclusão do comandante na lista de autoridades sujeitas ao impeachment por crime de responsabilidade. “[A FAB] ressalta que está à disposição de todos os parlamentares para colaborar no aperfeiçoamento da proposição, caso necessário.”
Prefeitura de Araripina inaugura unidade de saúde Centro 1 e amplia para 27 o número total de postos
27 outubro 2023
Prefeitura de Araripina apresenta 19 novos médicos que atenderão nas Unidades Básicas de Saúde do município
CAMILLA SAMPAIO PAUTA A SEGURANÇA, INTEGRIDADE, E ACOLHIMENTO DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA EM SUA AGENDA PARLAMENTAR
Durante o dia, ela esteve com a coordenadora regional da Mulher, Lays Tâmara, numa conversa muito positiva no sentido de conhecer o trabalho da secretaria e principalmente, levar demandas de Araripina. Na oportunidade, Camilla pontuou sobre a necessidade do acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Propostas como Delegacia da mulher, Procuradoria da Mulher, e políticas públicas de suporte para essas mulheres foram pautadas.
A principal solicitação da vereadora foi sobre o projeto de um CEAM ( Centro Especializado de Atendimento à Mulher) em Araripina.
O CEAM é um espaço de garantia de defesa e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual.
Na sessão de ontem na Câmara, Camilla apresentou e foi aprovado o Projeto de Lei que proíbe condenados por agressão a mulher, de exercer cargo público. "Visto que a segurança é dever do estado e assim, de alguma forma, estaremos protegendo nossas mulheres." Disse ela.DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Prefeitura de Araripina lança Mutirão de Cirurgias para zerar fila de procedimentos eletivos
26 outubro 2023
CAMILA APRESENTOU A CÂMARA APROVOU!
Ontem a Vereadora Camila Sampaio apresentou o Projeto de Lei que proíbe condenados por agressão a mulher, de exercer cargo público, visto que a Segurança é dever do Estado e assim, de alguma forma, protegeremos as mulheres.
A violência contra a mulher é todo ato lesivo que resulte em
dano físico, psicológico, sexual, patrimonial, que tenha por motivação
principal o gênero, ou seja, é praticado contra mulheres expressamente pelo
fato de serem mulheres."
O projeto visa diminuir ou exterminar os gritantes e inconcebíveis números que indicam o aumento da violência doméstica e familiar.
BR-316: PRF apreende caixas de cigarro eletrônico e cocaína, no Sertão de Pernambuco
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ontem (24) o total de 30 cigarros eletrônicos, além de uma porção de cocaína, durante fiscalização na BR-316, em Parnamirim (PE), Sertão Central.
De acordo com a PRF, três homens estavam no veículo abordado pela equipe policial. Na vistoria dos equipamentos obrigatórios, os PRFs localizaram quase 50 gramas de cocaína. Um dos passageiros disse ser o dono e que a droga seria para consumo próprio.
No porta-malas do veículo os agentes encontraram três caixas. Nelas estavam 30 cigarros eletrônicos. O outro passageiro assumiu a propriedade dos dispositivos e disse ainda que seria para consumo dele e de amigos em uma festa na cidade de Caruaru (PE), Agreste, mas não apresentou qualquer documento fiscal.
O motorista disse que o trio saiu do Piauí e iria para Caruaru. Ele estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e foi notificado pela infração de trânsito. Os três homens foram encaminhados à Polícia Federal (PF) em Salgueiro (PE), Sertão Central, onde será investigado o porte de drogas e o crime de contrabando.
Em Brasília, Raquel Lyra reúne bancada federal e ministros para discutir demandas e investimentos para PE
Temas relevantes para o desenvolvimento de Pernambuco foram debatidos pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (25), em Brasília, em reunião com senadores, deputados federais e ministros. A chefe do Executivo estadual apresentou aos políticos pernambucanos projetos de obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade e transporte e, de forma conjunta, articulou repasses de emendas parlamentares para garantir a continuidade de ações prioritárias para o Estado. O encontro contou com a presença dos três senadores, 21 deputados federais e três ministros pernambucanos.
Ex-superintendente do INSS assume diretoria no Dnit
O engenheiro civil Marcos de Brito Campos Júnior foi nomeado diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26), assinada pelo presidente Lula. Marcos passou antes por uma sabatina na Comissão de Infraestrutura e pela aprovação no Plenário do Senado com 50 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.
Natural de Campina Grande (PB), ele traz uma vasta experiência, tendo atuado como superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na região Nordeste por quase sete anos. “Agradeço ao presidente e ao Ministério dos Transportes pela confiança em uma função de tamanha relevância para o país. A minha entrega será de muito trabalho e dedicação. Também agradeço à minha família pelo apoio e ao INSS que me ensinou tanto e onde fiz muitos amigos. Vamos nesse novo desafio atuar na melhoria da infraestrutura dos moldais de transporte que fazem parte da estrutura do Dnit, sempre pensando no cidadão que é o motivo da minha missão no serviço público”, destacou.
Brito é servidor concursado do INSS desde 2008. Em 2010, assumiu a responsabilidade pelo Serviço de Engenharia e Patrimônio Imobiliário na Superintendência Regional do Norte/Centro-Oeste. Também desempenhou funções na Coordenação-Geral de Engenharia e Patrimônio Imobiliário na Administração Central do Instituto entre 2013 e 2016, ano em que assumiu a Superintendência Regional do Nordeste, com titularidade até março deste ano.
Seu currículo inclui contribuições significativas em projetos de destaque, como os da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco.
O poder de Arthur Lira
Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco
Após anunciar a demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ratificou o que todos já sabiam: o poder que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tem sobre o Governo Federal. Lula entregou a Caixa ao Centrão e o banco agora será comandado por um aliado de Lira, o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes.
No último mês, Lira desafiou a resistência de Lula em entregar o banco e declarou que a Caixa fazia parte de um acordo político. Em outras palavras, o Centrão só ajudaria o governo se tivesse o controle do banco. O presidente ter cedido às “investidas” do parlamentar só confirma o poder incomum que o Centrão pode exercer no Governo Lula – que criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por ser refém desse grupo por diversas vezes – diga-se de passagem.
Além de ter cedido ao Centrão, a retirada das duas mulheres do primeiro escalão: Ana Moser, do ministério dos Esportes, e agora Rita Serrano, é ruim para o governo Lula e para a imagem do próprio presidente, que fez acenos enfáticos ao eleitorado feminino durante a campanha eleitoral e agora não consegue sustentar o que foi prometido antes da eleição.
Segundo especialistas, a Caixa, sob o comando de Arthur Lira, passa a ficar novamente vulnerável à privatização. A coordenadora do Sindibancários do Espírito Santo, Rita Lima, disse, em entrevista, que é muito importante que o movimento sindical, as associações representativas e os empregados e as empregadas da Caixa se mantenham mobilizados em defesa da instituição.
Após a entrega da Caixa de “porteira fechada” ao Centrão, o Governo espera algum conforto nas votações do Congresso daqui por diante, ao menos até a próxima ameaça.
25 outubro 2023
Juscélio Souza: Da Escola Municipal de Araripina para as Paralimpíadas Escolares 2023 em São Paulo
O talento e determinação de Juscélio Souza, um aluno com deficiência visual da Escola Municipal Eduardo de Souza Carvalho, estão prestes a ser reconhecidos em âmbito nacional. Representando não apenas sua cidade, mas também o estado de Pernambuco, Juscélio será um dos atletas que disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 em São Paulo, na modalidade Goalball.
O Goalball é um esporte único no mundo paralímpico. Diferentemente de outras modalidades, foi criado exclusivamente para atletas com deficiência visual. No jogo, as habilidades tátil e auditiva são essenciais. Para permitir que os atletas se concentrem totalmente nos sons da bola e nas movimentações dos jogadores, o silêncio é mantido no ginásio durante toda a partida. As exceções são os momentos que se seguem após um gol, o reinício do jogo e as paradas oficiais.
A trajetória de Juscélio serve como um reflexo do potencial e da resiliência encontrados em Araripina. Por reconhecer a importância da inclusão e do esporte na vida dos jovens, a Prefeitura de Araripina tem sido uma parceira fundamental no desenvolvimento desse atleta promissor com investimentos e apoio logístico.
A participação de Juscélio nas Paralimpíadas Escolares é uma conquista pessoal e coletiva, refletindo o esforço do atleta, o suporte de sua escola e o comprometimento da Prefeitura de Araripina em criar oportunidades e reconhecer talentos. Todo o município está na torcida por Juscélio, ansioso para celebrar suas conquistas em São Paulo.
8ª edição ExpoGesso vai movimentar o maior polo gesseiro do Brasil com inovações para o setor
A 8ª edição da Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso – ExpoGesso – acontecerá entre os dias 26 à 28 de outubro na cidade de Trindade – PE com a participação de cerca de 50 expositores dos mais diversos setores que trarão novidades e inovações para o maior polo gesseiro do Brasil localizado na região do Araripe Pernambucano.
O evento é realizado pela Prefeitura de Trindade e pelo Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUSGESSO e tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e da Atel Telecom.
Na edição deste ano, todo o espaço da exposição foi planejado para gerar interatividade entre os expositores e o público presente ao evento. Cerca de cem mil pessoas devem passar tanto pela exposição quanto pelo palco festivo que terá artistas que animarão o público entre os dias 26 a 29.
De acordo com a organização da ExpoGesso, o evento gera mais de três mil empregos diretos e movimenta diversas economias regionais como a rede hoteleira, setor de serviços, comércios e, principalmente a indústria do polo gesseiro do Araripe. Na edição do ano anterior, a movimentação econômica de totalizou cerca de R$ 46 milhões e a expectativa é que este ano esta marca seja superada uma vez que o número de empresas expositoras também cresceu devido ao sucesso de 2022.
Estão expondo seus produtos e serviços para o público as empresas e instituições AJCE, Ativa Distribuidora, Banco do Nordeste, Central das Correias, Cequip, CREA-PE. CRQ-PE, DAF Caminhões, Dafonte Tratores, Damião Tratores, Deusivan e Neurismar Eletrotécnicos Associados, Eletrobela, Eletron Power, Engeform, FW e Komatsu, Gotemburgo Volvo, Gypway, HC Lubrificantes, JM Solar, Klabin, NE Máquinas, Normaq / JCB, Rompetec, Sanvale, Smart Mais – correspondente Banco do Brasil, Sotreq/CAT, TC Pneus, Technico, Veneza Equipamentos e Volts Solar.
Moraes autoriza que o relatório da CPI dos Atos Golpistas seja integrado a inquéritos no STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, hoje, incluir o relatório final da CPI dos Atos Golpistas em inquéritos em andamento no tribunal, como o das milícias digitais e o das fake news.
Esses inquéritos investigam a atuação de um grupo que se organizou e, de forma sistemática, atuou na internet e nas redes sociais para atacar a democracia e as instituições do Estado de Direito. Um dos instrumentos do grupo são a produção e divulgação coordenadas de informações falsas.
Moraes recebeu o relatório final da CPI das mãos dos parlamentares nesta terça (24). O relatório aprovado pela comissão, que se debruçou sobre os ataques de 8 de janeiro, propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e aliados do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.
O ministro justificou que os temas investigados pela CPI se relacionam com o conteúdo dos inquéritos já em curso no Supremo. “Da mesma maneira, a CPMI investigou as tentativas de obstrução das eleições, e posteriormente, de sua anulação, com bloqueios de rodovias, acampamentos golpistas, a presença de grupos paramilitares, a noite de vandalismo de 12 de dezembro, a tentativa de explosão do aeroporto em 24 de dezembro”, escreveu Moraes na decisão.
“Na sequência, as investigações da CPMI analisam essas conexões com o dia 8 de janeiro de 2023 e as criminosas invasões às sedes dos Três Poderes da República”, completou. O 8 de janeiro também é investigado dentro do Supremo. Na prática, ao anexar o material da CPI, Moraes adiciona provas e depoimentos levantados pela comissão aos trabalhos em curso no STF.
CCJ do Senado aprova três indicados de Lula para cargos de ministros do STJ
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, hoje, os nomes de Daniela Teixeira, Afrânio Vilela e Teodoro Santos para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Daniela foi aprovada por 26 votos a 1. As indicações de Vilela e Santos, por 27 votos a 0.
Para serem efetivamente nomeados, os indicados ainda dependem da aprovação do plenário principal da Casa. As votações devem ocorrer na tarde desta quarta. Daniela, Vilela e Santos foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre agosto e setembro. Eles vão substituir:
- advogada Daniela Teixeira: assume vaga do ministro aposentado Felix Fischer
- desembargador Afrânio Vilela: assume vaga do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, morto em abril
- desembargador Teodoro Santos: assume vaga do ministro aposentado Jorge Mussi
Se aprovada pelo plenário, Daniela Teixeira será a primeira mulher indicada ao STJ em 10 anos. Ela também será a sexta mulher entre os 33 atuais ministros. Teodoro Santos será o segundo ministro negro em toda a história do Tribunal.
O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. Um terço deles vem dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), e outro tem origem nos Tribunais de Justiça (TJs). O último terço é escolhido, em partes iguais, alternadamente, entre advogados e membros do Ministério Público. Cabe ao STJ uniformizar entendimentos sobre a legislação e analisar recursos dos TRFs e dos TJs.