PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

20 fevereiro 2013

O “salvador” da pátria dos animais

CIDADANIA

Funcionário público usa próprio carro para resgatar bichos carentes nas ruas

Ricardo Cruz utiliza seu veículo Fiat, o Cachorro Móvel, para salvar os bichanos

Um carro velho com vários reparos pendentes. Seu ano de fabricação é 1985. Imaginando assim é possível prever que o veículo, um Fiat Premium, é um “prato cheio” para qualquer ferro-velho. Mas o que seria sucata para muitos, na verdade é a realização de um sonho para seu Ricardo Cruz, 43 anos, e a salvação para os animais carentes do Recife. Há cerca de quatro anos o funcionário público municipal decidiu dedicar sua vida para fazer resgates de emergências aos bichos em seu sucateado automóvel. 

Conhecido como “Socorro Animal” ou “Samu Animal”, o serviço realizado por Ricardo ajuda em média três a quatro animais por dia gratuitamente. “As pessoas me ligam e fazem a solicitação do resgate do cão ou gato. Imediatamente vou a casa delas, busco o animalzinho e o dono e os levo para uma clínica veterinária. Ainda espero o atendimento ser feito e depois retorno deixando todos nas suas residências”, disse o idealizador, que mora no bairro de Brasília Teimosa, no Recife.

Quase todos os bichos são levados às clínicas públicas como a unidade veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ou ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) em Peixinhos, em Olinda. Quando os proprietários dos animais têm condições de pagar um veterinário particular os bichos são conduzidos a consultórios particulares.

Para Ricardo a iniciativa foi uma missão imposta a ele. Protetor e ativista da causa animal, ele diz que a ideia da iniciativa surgiu a partir de um fato bastante co­movente e pela falta de políticas públicas em favor aos animais. “Uma vez um amigo meu levou o cão dele para ser atendido na Rural (Universidade). Fui com ele e enquanto esperávamos sermos atendidos um cachorro de uma senhora morreu. O pranto dela e situação do animalzinho me comoveu”, comentou.

“Ela me disse que não pôde socorrer o cachorro logo por falta de veículo para o resgate. A partir daí, pensei em criar o “Socorro Animal” para ajudar essas pessoas. Naquela época a carrocinha apanhava animais para matar e isso tam­bém me chocava. Lo­go comprei o Fiat e o adaptei para fazer a condução dos bichos. O carro hoje tem o apelido de Cachorro Móvel. Ajudar os bichos pra mim é muito gratificante”, disse Ricardo. 

Como é de se imaginar o Cachorro Móvel constantemente apresenta problemas mecânicos já que é um veículo antigo. Para a manutenção do serviço o idealizador sempre realiza rifas entre outros atos. É a luta incansável não só para continuar a salvar vidas dos animais, mas também para ajudar os amantes dos bichos como é o caso do casal Alexandre e Patrícia Marinho, eles fazem parte da lista de ajudados pelo “Socorro Animal”.

“Uma vez meu gato adoeceu. Precisava urgentemente de um socorro para salvar o animal. Como o trabalho de Ricardo é bastante conhecido logo me indicaram o serviço dele. A princípio achava que era pago, mas vi que era de graça e fiquei surpreendido. Ele também ajudou a socorrer um cachorro meu para a Rural (Universidade). Tenho muito agradecer a Ricardo que a partir de então se tornou um grande amigo”, revelou Ricardo.

Para contribuir com a manutenção do “Socorro Animal” basta ligar para o telefone: 9679.4591. O número é o mesmo para a solicitação de atendimentos. Os resgates são feitos todos os dias no horário comercial. É preciso que o proprietário do animal acompanhe todo o procedimento. Em caso de animais de rua, o solicitante precisa se responsabilizar com os cuidados integrais pós-atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário