PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 agosto 2018

Sua opinião à venda nas redes

Pagar por posts, como o PT está sendo acusado de fazer nas redes, é corriqueira no meio publicitário; Em campanha eleitoral, a legislação o proíbe
Pedro Doria – O Globo
A prática de pagar por posts, como o PT está sendo acusado de fazer nas redes sociais, é corriqueira no meio publicitário. Em alguns setores, como o das instagramers de moda ou dos youtubers que atingem um público vasto, às vezes a remuneração chega às dezenas de milhares de reais. Em campanha eleitoral, a legislação o proíbe. Mas, sem que haja uma denúncia, é praticamente impossível fiscalizar. E, se há outra praxe corrente na publicidade, quando o assunto é política, é que as normas serão dribladas sempre que possível.
No caso do PT houve denúncia de dentro. Uma militante havia concordado com o esquema, receberia um valor em troca de publicar no Twitter o que, a agência lhe prometeu, seriam temas relacionados às esquerdas. Quando veio o terceiro pedido de boas palavras sobre um candidato petista, desconfiou. O acordo era explícito: tinha de ser tudo sigiloso. Claro. É ilegal. Mas, como ela sentiu que o projeto era partidário, não apenas ideológico, decidiu entregar. Desde o sábado à noite, o assunto domina as redes.
Não tem dez anos que as redes começaram a dominar os debates no ambiente digital. A promessa da internet perante o analógico é de que ela traria precisão aritmética. O anunciante saberia quantas pessoas viram a propaganda, o colunista quantos leram seu texto e, assim, o marketing poderia enfim cumprir sua vocação, tornando-se uma ciência exata. As redes foram além, nos educando com os números de seguidores ou amigos, de retuítes, de curtires, compartilhamentos e tantos outros corações. Estes números, se parecem exatos, são só aparência. Sempre que alguém deseja, são manipulados.
Posts pagos são isso: manipulação do debate público. Quando várias pessoas com muitos seguidores no Twitter — ou noutra rede — falam no mesmo dia de um mesmo candidato, aquilo mexe no algoritmo. No Facebook, o tema aparece para mais gente. No Instagram, idem. No Twitter, além disso tem a chance de emplacar os trending topics, lista que todos veem dos assuntos mais badalados do momento. Ou seja: posts pagos compram lugar de destaque. Fazem parecer que um determinado assunto mexe com muita gente, dão a eles um volume artificialmente inflado.

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