PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

09 julho 2016

SecMulher-PE e Araripina discutem medidas de segurança para a região


Garantir à mulher o direito à segurança foi a proposta central da conversa entre a Secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, e a Secretária da Mulher de Araripina, Maderleide Oliveira, que se reuniram na manhã desta sexta-feira (08) na sede da SecMulher- PE. Dentre as questões abordadas, está a implantação de uma Delegacia da Mulher em Araripina para atender mulheres em situação de violência daquela região. Essa discussão teve início em março deste ano, quando o assunto foi levado ao Governador do Estado.

Como resultado da demanda, em março, o Governador do Estado solicitou a Secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, a elaboração de um plano de regionalização da Delegacia da Mulher, colocando Araripina como um pólo regional, previsto para 2017.

O objetivo agora é ampliar o atendimento e a segurança à população feminina do Sertão pernambucano vítima da violência doméstica e familiar, como assegura a lei Maria da Penha. A lei nº 11.340 disponibiliza entre outros direitos, a condição de serviço efetivo de segurança, liberdade e dignidade às mulheres.


O alto índice de violência contra a mulher em Araripina somada a existência de uma população flutuante, levou a criação de um conjunto de ações e medidas de segurança no município. Entre elas estão projetos como o Whatsapp Mulher, que entra em vigor no início de agosto; o Falando Sério, que estabelece um diálogo com a comunidade acadêmica local sobre violência de gênero e o Todos por Maria, nome escolhido em alusão a lei Maria da Penha. Este último projeto foi criado nos mesmos moldes do projeto Maria da Penha vai a Escola, já desenvolvido com êxito em outros municípios de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário