PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

14 julho 2016

Polícia Civil alerta para novo golpe por telefone em Pernambuco

Suspeito ligou para adolescente alegando que havia feito sua mãe de refém.
Simultaneamente, outro homem dizia para mãe que havia sequestrado a filha.

Quadrilha dava golpe em parlamentares usando o telefone (Foto: Reprodução Globo News)Jovem ficou quatro horas com suspeito no telefone (Foto: Reprodução Globo News)
A Polícia Civil em Pernambuco alerta para um novo tipo de golpe por telefone. Na tarde da terça-feira (12), uma adolescente de 13 anos manteve comunicação por quatro horas com um suspeito que dizia ter sequestrado sua mãe. Simultaneamente, outro homem alegava para a mãe que havia feito sua filha refém. De acordo com o delegado Carlos Couto, titular de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, essa é a primeira vez que aplicam esse golpe em duas pessoas da família ao mesmo tempo.

Tudo começou com uma ligação para casa da família, que mora em Boa Viagem. Sozinha na residência, a jovem atendeu. A partir desse momento, um homem, de identidade desconhecida, exigia que a adolescente recolhesse as joias da família e levasse até um ponto de encontro determinado pelo suspeito. Caso seu pedido não fosse aceito, mataria a mãe.

Essa atitude também chamou a atenção da polícia. “Eu nunca soube de algo parecido com isso. Nesses golpes por telefone, eles costumam pedir transações bancárias e não entregas pessoais. Até porque, geralmente, as ligações partem de presídios”, estranhou o delegado.
Com a jovem ao telefone, outro homem ligou para mãe dizendo que havia sequestrado a filha e pedia o resgate no valor de R$15 mil. Desesperada e sem o dinheiro pedido, chegou a cogitar vender o carro e fazer a transferência pedida. A mãe tentou ligar para a filha, mas como ela estava no telefone com o outro suspeito, o celular dava ocupado.

“Isso também é novo. O homem que estava com a garota falava que se ela desligasse mataria a mãe também. Então, a mãe não teve saída. Ficava tentando falar com filha, mas não conseguia, o que a apavorou mais”.

A dupla ainda ficava cruzando informações. Como a jovem é inexperiente, segundo Carlos Couto, e ficou com medo, acabou passando dados pessoais da família para os suspeitos.
“Pediram para ela confirmar o celular da mãe e ela disse. Foi assim que conseguiram ligar para mãe. A menina ainda disse como estava vestida. Tudo que ela falava ou a mãe falava era usado durante o golpe. Com essas informações, a história ficou muito real”, detalhou.
A adolescente chegou a entregar as joias a um morador de rua em uma galeria próxima ao Shopping Recife, assim como pedido pelo suspeito. Em seguida, a ligação foi terminada.

Sem saber mais o que fazer, a mãe resolveu ir até a delegacia de Boa Viagem e explicar o que estava acontecendo. No entanto, o drama só terminou quando a jovem conseguiu ligar para mãe e dizer que estava na casa de uma vizinha.

“Como o golpe da ligação se popularizou e muitas pessoas ainda caem, essa me parece ser uma versão mais aprimorada. O que as pessoas precisam entender é que não é para passar nenhuma informação por telefone e desconfiar sempre de quem está no outro lado da linha”, ressaltou Carlos Couto.

No fim da noite, os policiais conseguiram reaver as joias que ainda estavam com o mendigo. A polícia segue investigando o caso, mas ainda não há pistas de onde partiram as ligações. “Deve ter saído de um presídio. Eles compram um chip com o nome de um laranja e ligam para a vítima de um número confidencial. É muito difícil localizá-los nesse caso”, concluiu o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário