PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 julho 2016

Ladrões invadem banco, rendem clientes e levam armas de vigilantes

Agência do banco Santander foi alvo de bandidos nesta quarta-feira (27) (Foto: Reprodução/TV Globo)Agência do banco Santander foi alvo de bandidos nesta quarta-feira (27) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Bandidos assaltaram a agência do Banco Santander em Afogados, na Zona Oeste do Recife, no início da tarde desta quarta-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, em uma ação rápida, quatro homens entraram no estabelecimento e renderam várias pessoas. Os ladrões levaram dinheiro da instituição financeira, duas armas e coletes balísticos dos vigilantes, além de objetos e celulares de clientes.
O assalto ocorreu pouco depois do meio-dia. Os ladrões chegaram à agência, na Rua Motocolombó, em um Gol vermelho. Eles recolheram os objetos e não efetuaram disparos. Não houve vítimas. Procurada pelo G1, a asessoria de comunicação do Santander informou que está contribuindo com as investigações da polícia.
Depois da ação, os policiais encontraram no local uma moto, provavelmente deixada pelo grupo. Ao consultar no sistema informatizado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a PM verificou que a motocicleta não era roubada.
Estatísticas
Esse assalto aumenta ainda mais as estatísticas de ações criminosas praticadas contra bancos este ano. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que o número de furtos e roubos chegou a 52, entre janeiro e junho. É a mesma quantidade registrada no ano passado.
De acordo com a SDS, o maior problema da segurança bancária em 2016 é o furto, quando os ladrões atuam em agências sem a presença de clientes. Essa modalidade teve um aumento de 250%, no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2015.
Os casos em que os bandidos usam explosivos ou maçaricos para explodir caixas eletrônicos viraram rotina. O índice aumentou 325% em relação a 2015.
 
Casos
Nos últimos meses, a quantidade de roubos e furtos a bancos têm preocupado a população de Pernambuco. O último caso foi registrado em Orobó, no Agreste. Na madrugada do dia 12 de julho, bandidos explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil, no Centro da cidade. Em seguida, atiraram no prédio do destacamento da Polícia Militar no município.

Um dia antes, outra ação criminosa resultou em uma perseguição policial, em que quatro suspeitos morreram e dois foram presos, em Buenos Aires, na Mata Norte do estado. Ainda houve registros de assaltos a agências bancárias em Sirinhaém, na Mata Sul, noCabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, e em Triunfo, no Sertão.
Força-Tarefa
Para tentar coibir essas práticas criminosas, as Polícias Civil e Federal decidiram unir forças e iniciarão, ainda neste mês de julho, uma força-tarefa para investigar a ação das quadrilhas.
Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, segundo o delegado Paulo Berenguer, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos do estado. Segundo ele, já foi feita uma reunião e foram definidos o espaço, os nomes das autoridades policiais que ficarão à frente e os casos que serão investigados.
Falta apenas, de acordo com o delegado, a publicação da portaria que formaliza essa força-tarefa, o que acontecerá até o fim do mês. A investigação conjunta com a Polícia Federal possibilitará a troca de banco de dados de criminosos e somará esforços com a utilização de duas inteligências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário