PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

07 julho 2016

Sem cobrador, BRT ainda é inseguro para usuário

Na pesquisa realizada pelo Grande Recife, a segurança foi o único item avaliado como péssimo

Segundo usuários, os assaltos ocorrem de maneira diferenciada por conta da estrutura do Via Livre
Assim como nas linhas convencionais, quem usa o sistema BRT Via Livre tem medo de ser assaltado. Não à toa, a segurança foi o único item avaliado como péssimo (29,15%) em meio a uma aprovação de 70,7% do serviço. Os dados são de uma pesquisa do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT).
O órgão e a Secretaria de Defesa Social (SDS) dizem ainda não ter números desse tipo de crime só em BRTs. A categorização das estatísticas é uma possibilidade avaliada. O Sindicato dos Rodoviários, com números atualizados até a última quarta-feira (6), contabiliza 868 casos em toda a frota.
Na próxima segunda-feira (11), o GRCT inicia uma experiência para inibir assaltos no transporte público. Todos os veículos da linha TI Abreu e Lima / TI Macaxeira passarão a operar sem cobradores. A medida já ocorre nos BRTs, mas, segundo usuários, não vem amenizando a violência.
No caso do corredor Norte-Sul, a maior parte da rota dos BRTs é feita pela PE-15, uma das dez vias onde coletivos mais são alvejados. Um arrastão em nove estações, no mês passado, e o roubo de máquinas de carregamento do VEM de três pontos de embarque são os únicos casos confirmados oficialmente. “Tive um colega que só não foi roubado porque estava na parte da frente do ônibus. Quem estava atrás foi assaltado”, conta a atendente Michele Pinho, 24 anos, usuária de uma linha do Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima. Outras seis linhas de BRT passam pelo corredor.
Conforme usuários, os assaltos ocorrem de maneira diferenciada por conta da estrutura do Via Livre, que tem estações fechadas e com seguranças. “Como uso uma linha de BRT expressa, acho que acontece menos nesses ônibus porque eles não param tanto”, conta o motorista Edson Figueiredo, 43.
Segundo a PM, a Operação Transporte Seguro também vem sendo realizada com foco nos veículos do BRT. A corporação cita uma ação realizada nesta semana no Corredor Leste-Oeste, com várias abordagens. Cerca de 250 passageiros foram alcançados. Não foram constatados assaltos. Já o GRCT informou que uma comissão de segurança foi criada e ainda discute ações para coibir assaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário