PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

25 julho 2016

Autoridades classificam explosão em Ansbach de "atentado"

Explosão tinha como alvo um festival de música na cidade bávara no sul da Alemanha

Autor do atentado, cujo pedido de asilo foi rejeitado há um ano, tinha a intenção de "impedir" a realização de um festival de música pop
As autoridades alemães classificaram nesta segunda-feira de "atentado a explosão registrada na noite deste domingo no centro da cidade bávara de Ansbach, no sul do país, e não excluíram uma motivação islamita. "Trata-se infelizmente de um novo atentado", declarou o ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann. O homem que acionou a bomba, um sírio de 27 anos solicitante de asilo, morreu na explosão, que deixou 12 pessoas feridas, três delas em estado grave.
Herrmann afirmou no local da explosão que as autoridades querem verificar se a ação se trata de um atentado islamita. "Não se pode excluir que seja o caso", disse à imprensa alemã. O fato de o agressor ter atentado contra a vida alheia favorece essa hipótese, acrescentou. O subdiretor da polícia de Ansbach, Roman Fertinger, falou de "indícios" de que moedas tenham sido colocadas junto à carga explosiva.
O autor do atentado, cujo pedido de asilo foi rejeitado há um ano, tinha a intenção de "impedir" a realização de um festival de música pop com um público de mais 2.000 pessoas, disse Herrmann. O sírio tentou entrar no recinto do festival, mas teve que voltar atrás à noite por não ter ingresso.
A bomba explodiu às 22H00 locais (20H00 GMT, 17H00 horário de Brasília) em frente a um restaurante localizado muito perto da entrada do festival. O sírio, residente em Ansbach, havia tentado se matar duas vezes, e foi hospitalizado em uma clínica psiquiátrica, acrescentou o ministro. O homem chegou na Síria há dois anos e vivia na Alemanha com um visto residência provisório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário