PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

03 junho 2016

PREFEITURA DE ARARIPINA ENTREGARÁ NA PRÓXIMA QUINTA (09), MEMORIAL HISTÓRICO DA POLÍTICA MUNICIPAL

Por Roberto Gonçalves / Foto: Fabiano Alencar
Idealizado para permitir o conhecimento da história do município, foi firmado um convênio, entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), para a criação do Memorial Histórico de Araripina (MHA). Segundo o secretário de Cultura e Juventude Lídio Santiago, o Memorial, será na antiga sede da prefeitura municipal, área central da cidade e será entregue a população na próxima quinta-feira (09)>
“É um presente que o prefeito Alexandre Arraes vai dar a população do município. As pessoas que visitarem o espaço cultural, terão acesso a toda história de Araripina, além de todos os momentos sociais, culturais e econômicos, que a antiga “São Gonçalo” construiu ao longo dos seus 87 anos de emancipação política”, disse Lídio Santiago.
O objetivo do Memorial, é garantir a preservação das fontes históricas do município, que ao mesmo tempo pode contribuir de forma decisiva com a preservação, a divulgação e a pesquisa sobre a história de Araripina e região.
Os documentos trazem circunstâncias distintas e episódios singulares que aconteceram desde o período de 1893. Por exemplo: Nesta época, Araripina constituía um distrito pertencente a Ouricuri e tinha a denominação de “São Gonçalo”. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 8 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito pertencente a Ouricuri. Em 1922, o bispo de Pesqueira, dom José Lopes, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que, até 1933, ficou sob a responsabilidade do vigário de Ouricuri. Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri. Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, “Araripina”, talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário