PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

18 março 2013

Brasileiros ficaram mais de 18 horas sem energia em 2012


Indicadores fazem com que má prestação do serviço resulte em descontos na conta do consumidor

17/03/2013 14:54 - AGÊNCIA BRASIReprodução
Penalidades aplicada vão de advertência a multa de até 1% do faturamento anual da empresa
Os brasileiros ficaram, em média, mais de 18 horas sem energia elétrica em 2012, ou seja, quase três horas a mais do que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece como limite por ano. Além de ter ficado mais tempo no escuro, o consumidor ficou também mais vezes sem luz: 13,18 vezes, em média, quando o permitido seria 11,10 vezes.
Os dados são usados pela agência para programar as suas fiscalizações e não geram multas, mas existem indicadores criados pela Aneel, que fazem com que a má prestação do serviço resulte em descontos na conta de luz do consumidor. A compensação é calculada a partir de três índices: Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) e Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Dmic), definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais.
No ano passado, os descontos totalizaram R$ 437,8 milhões. De acordo com a assessoria da Aneel, foram pagas 98,7 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais. Em 2011, os consumidores brasileiros receberam R$ 397,2 milhões em compensações.
Um outro indicador, este apurado por interrupção, chamado Dicri (Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora ou Ponto de Conexão), mede a duração das interrupções em dias críticos, quando a quantidade de ocorrências emergenciais é maior, geralmente, em função de chuvas e fenômenos meteorológicos. “A Aneel criou para as concessionárias se anteciparem e se prepararem para dias críticos”, informou a Aneel, em nota enviada à Agência Brasil.
A compensação é automática e deve ser paga em até dois meses após o mês de apuração do indicador, quando ocorreu a interrupção, e as informações têm que estar na conta de energia.As concessionárias que arcaram com as maiores compensações foram a Centrais Elétricas do Pará S.A. – Celpa , que pagou R$ 67,07 milhões; a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), com R$ 52,7 milhões, e a Light, no Rio de Janeiro, que devolveu R$ 46,5 milhões aos consumidores.
“Se a falta de energia perdurar por mais de 12 horas no dia, o consumidor de baixa tensão [residências e pequenos comércios], por exemplo, deverá receber uma compensação referente à ocorrência, independente da compensação mensal pelos outros indicadores. Para consumidores industriais, a interrupção não pode ultrapassar 16 horas”, acrescentou a assessoria do órgão regulador.
Além de ser compensado, o consumidor pode tentar o ressarcimento de perdas e prejuízos provocados pela falta de luz. A orientação da Aneel é que o consumidor registre a reclamação na concessionária em até 90 dias. “Caso não tenha resposta favorável, o consumidor deve reclamar nas agências conveniadas ou na Ouvidoria da Aneel por meio do telefone: 167. Em casos de perda de alimentos, a Aneel não tem competência para regulamentar a matéria. Nesse caso, o consumidor deve reclamar no Procon”, informou em nota.
A agência ainda garantiu que fiscaliza periodicamente as distribuidoras e transmissoras em todo o país. “Essa atividade segue um cronograma anual e na modalidade técnica-comercial avalia a manutenção dos equipamentos, a operação e o atendimento aos clientes. Em caso de ocorrências recorrentes em uma determinada área de concessão é aberta fiscalização pontual para apurar os incidentes. Durante a apuração, a empresa é notificada para fazer os esclarecimentos necessários, respeitando-se o princípio da ampla defesa”.
Quando os técnicos confirmam que os problemas são resultados de falha de planejamento, operação ou manutenção, as penalidades aplicadas pela Aneel vão de advertência à multa de até 1% do faturamento anual da empresa.

17 março 2013

Eu quero É Eduardo


Eduardo entrega arena de acessibilidade em Boa Viagem. Em breve vamos levar para todo o Brasil. =D

Depois de garantir segurança por terra, mar e ar às praias do Recife há menos de um mês, o governador Eduardo Campos voltou à Praia de Boa Viagem para lançar, neste domingo (17/03), o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras. Voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, a iniciativa ganhou uma arena de acessibilidade, que fica localizada em frente ao Internacional Palace Hotel, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros, inaugurado no dia 22 de fevereiro. O equipamento vai funcionar de quinta a domingo, das 8h às 12h.

A partir de agora, os visitantes locais e turistas poderão desfrutar de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banho assi...

"ARARIPINA" Sobrevivendo com a Estiagem"

Tem um ditado que diz, em quanto tiver Fé haverá esperanças. Em Araripina tem varias pessoas desacreditadas, uma Seca já mais vista, em nossas caminhadas pelos distritos de Araripina a gente percebe o quanto o agricultor tem Fé, são centenas tarefas de terra aradas, a espera da tão sonhada Chuva, mais sabemos que as previsões não são nada boas, é ai onde temos que confiar em nossos governantes, em Araripina o Prefeito Alexandre Arraes tem trabalhado incansavelmente, para minimizar o sofrimento dos sertanejos, a pouco mais de dois meses de administração o Prefeito já fez muito pelo Agricultor, com perfurações de poços, limpeza de centenas de açudes e barragens publicas, dentre outros serviços para servi a população.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

Por Fabiano Alencar...      

16 março 2013

Prefeitura de Araripina promove seminário em administração pública

A Prefeitura de Araripina organiza dois dias de capacitações ministradas pelo Instituto Técnico de Apoio Municipal – ITAM para os Secretários municipais, secretários executivos, diretos das autarquias e também vereadores. As palestras acontecem hoje pela tarde e na manhã de sábado.
O seminário Gestão Motivacional na administração pública do ITAM trouxe importantes temas como Plano Diretor Municipal, Elaboração de Projeto e alocação de recursos e Captação de Recursos. Toda a equipe de governo do prefeito Alexandre Arraes esteve presente participando ativamente com o debate de projetos em andamento em todas as Secretarias.
O prefeito Alexandre Arraes reforçou a importância da capacitação e afirmou que esta iniciativa da Prefeitura foi pensada para que todos obtenham mais conhecimento e saibam a maneira correta e eficiente de buscar recursos para executar os projetos em favor da população. “Estamos trazendo o ITAM que tem atuação em vários municípios para capacitar nossa equipe de governo e a partir de então executarmos os projetos na nossa cidade”, afirmou.
As Secretarias e Autarquias trouxeram projetos que estão prontos para serem executados e que serão analisados por especialistas de cada área do ITAM de maneira a viabilizar a chegada dos recursos de órgãos que estão dispostos a firmar parcerias com o poder público municipal.


15 março 2013

UNICLINIC DO ARARIPE SE CONSOLIDA COMO A MAIOR E MAIS ESPECIALIZADA CLINICA DE TODA A REGIÃO

Ha alguns anos atras era comum os pacientes de Araripina e região se deslocarem para outras cidades em até 250 km em busca de atendimentos médicos especializados. 

Equipe de funcionários colaboradores da Uniclinic, são mais de 20


A Uniclinic surgiu a partir de 2006 através de um projeto empreendedor dos médicos Dr. Valmir Filho e Dr. Ryan Lacerda que inauguraram a Uniclinic do Araripe na cidade de Araripina, uma Clinica que hoje conta com 1000 metros quadrados, com mais de 30 médicos especializados nas áreas:

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Dr. Valmir Filho e Dr. Adelmo Lage

CLINICO GERAL
Dr. Ryan Lacerda

UROLOGISTA
Dr. José Gomes

ONCOLOGISTA
Dr. Eliomar

CARDIOLOGIA
Dra. Samy Simião e Dra. Juliana

DERMATOLOGISTA
Dr. Gerônimo

DERMATOLOGISTA
Dr. Pablo

CIRURGIÃO PLASTICO
Dr. Cloves Humberto

PSICOLOGA
Dra. Taciana Maia

PSICANALISTA
Dra. Rayane Nery

PSIQUIATRIA
Dr. Mauricio Filho

PEDIATRIA
Dra. Sandra Cintra

BIOMEDICINA
Dr. Daniel Cordeiro

ENDOCRINOLOGISTA
Dr. Emilse Serrudo

OTORRINOLARINGOLOGISTA
Dr. Alexandre Campos

FONOAUDIÓLOGO
Dr. Julios Cesar, Dr. Fabiana Lima

REUMATOLOGISTA
Dr. Marcos Alencar

NEUROLOGISTA
Dr. Edson Lopes

NUTRICIONISTA
Dra. Lidiane Carvalho, Dra. Ana Eugênia

FISIOTERAPIA
Dr. Gianny Lacerda, Dra. Valéria, Dra. Ana Kelly

ODONTOLOGIA
Dra. Tâmara, Dra. Erica, Dra. Larissa

VASCULAR
Dr. Marcio Araujo
Rua Pedro José Rodrigues, S/N – Centro – Araripina-PE
Fone: (87) 3873-2866


PREFEITURA DE TRINDADE ASSINARÁ CONVÊNIO COM ARAJARA PARK NESTA SEXTA-FEIRA

Direto do seu gabinete, o prefeito Dr. Everton Costa (PR) anunciou no jornal da Rádio POP Brasil 93,7 um convênio realizado pela Prefeitura Municipal de Trindade  com o Arajara Park para os funcionários públicos. O executivo convidou os servidores da prefeitura e toda população trindadense para uma reunião no Auditório Laudimiro Lucindo - Cine Teatro nesta sexta-feira, 16, às 10h para participar do momento de assinaturas.
A reunião contará com a presença do Dr. Antonio Correia Saraiva, que é médico e proprietário do Arajara Park, o mesmo possui um empreendimento importante de saúde, o  Hospital e Maternidade Santo Antonio, Hospital do Coração na cidade de Barbalha -CE.
Da Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Trindade

Prefeito de Araripina assume consórcio do Araripe

O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, foi eleito hoje (14), presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe de Pernambuco (CISAPE), que reúne 13 municípios desta região: Araripina, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Dormentes, Santa Filomena, Moreilândia, Dormentes, Granito e Afrânio.
A eleição do prefeito Alexandre Arraes é resultado de uma ampla articulação para consolidar este Consórcio, que deverá implementar ações conjuntas a partir de convênios e investimentos em setores prioritários para a região como saúde, tratamento de lixo, entre outros.
A criação deste Consórcio começou em 2004, mas apenas em 2010, o CISAPE foi oficializado como uma autarquia pública, e o seu primeiro núcleo de trabalho conjunto é o seu Núcleo de Saúde que ficou responsável pelo Hospital Regional Fernando Bezerra, situado em Ouricuri, para atender toda a região do Araripe.
Depois que o Consórcio do Araripe recebeu do Estado, o Hospital Regional, a gestão do mesmo passou a ser feito diretamente pela Santa Casa da Misericórdia. Outra articulação importante do Consórcio é a gestão dos resíduos sólidos dos municípios do Araripe, que envolve a implantação de uma estação de tratamento do lixo, para acabar com os lixões nas cidades da região.

14 março 2013

ALEXANDRE ARRAES É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO CISAPE


Nesta quinta-feira (14/03) em consenso, todos os prefeitos que compõem o CISAPE – Consorcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, votaram a favor de Alexandre Arraes (PSB) para assumir a presidência do Consorcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, gestão 2013/2014.

A nova diretoria do CISAPE ficou assim:

Alexandre Arraes – Pref. de Araripina - presidente
Pedro Gildevan - Pref. de Santa Filomena – vice-presidente
Cesar de Preto – Pref. de Ouricuri - Secretário
Dr. Everton – Pref. de Trindade – 1º Tesoureiro
Jesus – Pref. de Moreilândia- 2º tesoureiro

As cidades que compõem o CISAPE são: Afrânio, Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Dos 13 prefeitos que compõem o CISAPE, apenas o prefeito Nininho de Parnamirim não esteve presente, mas justificou sua ausência, a reunião que definiu o novo presidente do Consórcio aconteceu na sede do próprio CISAPE na cidade de Ouricuri.
No seu primeiro discurso como presidente, Alexandre Arraes destacou a questão dos Aterros Sanitários para atender a demanda do lixo público em todos os municípios, apresentou também uma proposta para criar uma usina asfáltica para asfaltar ruas em todos os municípios que compõem o CISAPE. 

Prefeito de Araripina participa de inauguração das urnas biométricas


O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes participou na manhã de hoje (14) da implantação do sistema de voto biométrico promovido pela 84ª Zona Eleitoral de Araripina.
O município foi selecionado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) para a partir das eleições do ano de 2014 todos os eleitores deverão usar o sistema biométrico de votação. A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.
O leitor biométrico colocado junto à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
O prefeito Alexandre Arraes foi o primeiro a fazer o seu cadastramento no sistema biométrico para a retirada do novo título de eleitor. O procedimento é simples e rápido e será obrigatório para todos os eleitores Araripinenses. Ele destacou que com o uso das urnas biométricas o processo eleitoral ficará ainda mais seguro e transparente. “A Justiça Eleitoral está de parabéns por mais este avanço tecnológico no processo de votação. Ele trará mais segurança e transparência durante as eleições”, afirmou.
Todos os eleitores que possuem título na 84ª Zona Eleitoral de Araripina devem acessar o site do TER-PE e solicitar o agendamento para se cadastrarem no novo sistema biométrico. Basta acessar o site http://www.tre-pe.jus.br/publicanet/ServletMontarPagina.do?codObjetoPagina=2 e clicar no link Sistema de Agendamento da Biometria e seguir os procedimentos.

Igreja elege argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa


Os sinos da basílica de São Pedro e a tradicional fumaça branca na chaminé da capela Sistina confirmaram, na tarde desta quarta-feira (13), a eleição de um novo papa. O primeiro anúncio foi esperado com ansiedade pela multidão, que comemorou a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos para ocupar o mais alto cargo da Igreja Católica.
O novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, em meio aos 115 cardeais que participaram do processo, era arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires, desde 1998. E recebeu cerca de dois terços dos votos, representando 77 posições, aceitando a missão de comandar a Santa Sé. Bergoglio, o primeiro papa jesuíta, assume o comando do Vaticano 13 dias após a renúnica de Bento 16, que deixou o cargo em 28 de fevereiro, após declarar não ter mais forças para seguir no posto.
    O primeiro papa latino americano, decidiu adotar o nome de Francisco, deixando de lado toda a especulação acerca da nomenclatura que, dentro da tradição jesuíta, girava em torno dos nomes de Pedro e João. Após os rituais estabelecidos, o sucessor do alemão Joseph Ratzinger, deve se dirigir a uma sala, devidamente preparada, intitulada Sala das Lágrimas, onde o esperam três hábitos papais (de tamanhos pequeno, médio e grande) para que possa se vestir. Duas cortinas de veludo vermelho já estavam instaladas na varanda central da basílica aguardando a apresentação do novo papa, ocupando o número 266 na história da igreja. O argentino é o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em uma trajetória de 600 anos.
    Wikimedia Commons/VanKleinen
    Cumprindo a tradição papal, Bergoglio celebra, nesta quarta-feira (14), a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que esta celebração inicial seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os trajes costumeiros e o simbólico anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
    Conheça a trajetória do papa Francisco
    Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Foi ordenado para os jesuítas em 13 de dezembro de 1969 durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel, onde foi reitor de 1980 a 1986. Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
    Foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires em 20 de maio de 1992 e recebeu a consagração episcopal em 27 de junho do mesmo ano. Em 3 de junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e Cardeal Antonio Quarracino em 28 de fevereiro de 1998. Bergoglio atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011. Em fevereiro de 2001, foi proclamado cardeal por João Paulo II.