O município do Jaboatão dos Guararapes entrou em estado de alerta, hoje, devido ao volume de chuvas que vem caindo desde a madrugada. Foram 148 milímetros, nas últimas 24 horas. O contingente da Secretaria da Defesa Civil está nas ruas atendendo aos chamados, mas, até o momento, não houve registro de incidentes graves.
Outra equipe está fazendo o acompanhamento na nova Sala Integrada de Emergência, que começou a funcionar hoje, no Palácio da Batalha, em Prazeres. No espaço, passa a ser feito o monitoramento ininterrupto das precipitações pluviométricas, ocorrências e meteorologia. Além da Defesa Civil, todas as secretarias municipais estão mobilizadas de forma integrada para garantir a antecipação de respostas e mitigação de danos.
O estado de alerta faz parte do Plano Integrado de Emergência (PIE) estruturado pela Defesa Civil, para, gradativamente, ir mobilizando os órgãos e pessoas necessárias e ampliando a forma de ação, conforme avaliação de riscos. No caso de a situação se agravar, o município entra no estado de Alerta Máximo, com evacuação imediata e acionamento de todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência, inclusive do Gabinete Integrado de Emergência, sob comando do prefeito Mano Medeiros.
“A criação da Secretaria de Defesa Civil, com o reforço de 94 profissionais contratados recentemente, foi uma das principais medidas adotadas pelo município do Jaboatão para reforçar a prevenção referente a deslizamentos e inundações e agir mais rapidamente quando preciso, pois, nosso foco é o de salvar vidas”, declara o prefeito Mano Medeiros. “Desde o ano passado, temos um Grupo de Trabalho (GT) que coordenou e integrou as ações preventivas e as medidas de preparação para o inverno. Temos buscado parcerias e conversado com comunidades. É preciso trabalharmos juntos nessa missão”, acrescentou.
Até a próxima semana, a Prefeitura do Jaboatão colocará em funcionamento duas bases de plantão da Defesa Civil, uma na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro de Dois Carneiros, e outra no Curado II, na Unidade de Saúde da Família (USF). Montadas em contêineres, as bases têm o objetivo de manter equipes do órgão mais próximas a áreas de alto risco de deslizamentos, durante o inverno, a fim de dar respostas mais rápidas à população.
A Prefeitura também está indicando locais de refúgio e abrigo, para receber moradores que venham a ficar desalojados ou desabrigados, caso não tenham aonde ir. Moradores de alguns locais com maiores riscos já receberam orientação para buscarem locais seguros, preferencialmente em residências de parentes ou amigos. Pela quantidade de chuvas, há muitos alagamentos no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário