- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- 29 de março de 2021
- Category : Clipping
Em menos de um mês, Pernambuco se mobilizou para abrir mais de 500 leitos de terapia intensiva (UTI) voltados a pacientes com sintomas graves de covid-19. A marca foi alcançada neste domingo (28), com a ampliação da capacidade do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque. No local, foram abertos mais 20 leitos de UTI. Com as novas vagas, a unidade passa a contar com 120 leitos, sendo 70 de UTI. “Estamos chegando a mais de 500 leitos de UTI abertos só em março. Isso significa que aumentamos o número de UTIs em 50% nos últimos 28 dias, salientou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.
Infelizmente a curva da Covid-19 sobe de forma tão veloz, dia a pós dia, que a demanda de pacientes com casos graves da doença cresce mais rápido do que a instalação de novas vagas no Estado. Atualmente dos 1.506 leitos de UTI regulados pelo Estado, 97% estão ocupados. Ou seja, menos de 50 vagas desse tipo estão livres para atender o crescente número de infectados. Já a enfermaria (1.167 vagas ao todo) está com taxa de ocupação de 87%, o que também representa uma zona de criticidade. Em relação à rede privada, 91% de suas 445 vagas de UTI têm pacientes com sintomas de covid-19 em assistência (ou seja, cerca de 40 estão livres), e outros 70% dos 306 leitos de enfermaria estão com pessoas em tratamento contra quadros respiratórios sugestivos ou confirmados da infecção.
Em todas as faixas etárias, com exceção do público a partir de 85 anos, o governo estadual observa um aumento nas internações em leitos de UTI. “Como não temos nenhum medicamento que trate a covid-19, a mortalidade dos pacientes internados com suporte intensivo é muito elevada. Isso reforça que só é possível interromper a aceleração da doença com a redução na circulação de pessoas e principalmente com o reforço no cuidado”, destacou Longo. Ele reforçou que a decisão de cada pessoa de ficar em casa vai fazer a diferença.
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