Nesse período, foram fiscalizados 499 estabelecimentos em 11 cidades do estado. Balanço das vistorias realizadas pelo Procon Pernambuco foi divulgado neste domingo (28).
A fiscalização do governo do estado em dez dias de quarentena devido à piora da pandemia da Covid-19 resultou na autuação de 25 estabelecimentos e na interdição de seis locais (veja vídeo acima). O balanço foi divulgado pelo Procon Pernambuco neste domingo (28).
Ao longo desse período, foram interditados um bar no Hipódromo, na Zona Norte do Recife; uma loja de lingerie no Centro da capital pernambucana; uma bomboniere em Camaragibe, no Grande Recife.
Também houve interdições em outras duas cidades da Região Metropolitana. Uma loja de móveis foi interditada em Paulista. Em Jaboatão dos Guararapes, o Procon Pernambuco interditou uma loja de móveis e uma casa de bronzeamento.
Todos esses estabelecimentos interditados estavam abertos com atendimento ao cliente, segundo o Procon estadual, que não divulgou os nomes dos locais onde ocorreram as interdições.
Equipes de fiscalização interditaram seis estabelecimentos em dez dias de quarentena em Pernambuco — Foto: Procon-PE/Divulgação
Além disso, três festas particulares foram encerradas durante esses dez dias, mas os locais onde os eventos aconteciam não foram divulgados.
O G1 questionou o Procon Pernambuco sobre quais as causas das 25 autuações registradas nas fiscalizações, mas o órgão de defesa do consumidor respondeu apenas que os estabelecimentos autuados serão multados, sem informar os valores das multas e os motivos da aplicação delas.
Nesse período das medidas mais restritivas, que foram prorrogadas até a quarta-feira (31) para combater o contágio da doença em Pernambuco, as fiscalizações foram realizadas por 41 equipes do Procon estadual, juntamente com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Ao todo, foram fiscalizados 499 estabelecimentos em 11 cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado, como Bezerros, Gravatá, Nazaré da Mata, Carpina e Buenos Aires.
"A maioria dos locais visitados estavam cumprindo com o decreto. O trabalho foi, também, de muita orientação. Pequenos comerciantes, a exemplo de ambulantes, eram orientados sobre o decreto e recolhiam seus produtos", informou o Procon Pernambuco, em nota.
Marinas interditadas em Paulista
No último fim de semana de março, quatro marinas foram interditadas no bairro de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, devido a irregularidades na documentação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos estabelecimentos apresentou documentação falsa e o responsável pelo local foi levado para uma delegacia. Os nomes das marinas interditadas não foram informados.
Covid-19 em Pernambuco
Neste domingo (28), Pernambuco contabilizou 771 casos da Covid-19 e 31 mortes provocadas pela doença. Com isso, o estado chegou a 344.177 infectados pelo novo coronavírus e 12.006 óbitos devido à pandemia, números que começaram a ser registrados em março de 2020.
Os novos registros elevaram a média móvel de mortes por Covid-19 em Pernambuco para 49 óbitos confirmados por dia. Esse número é o mais alto desde o dia 27 de julho de 2020, quando a média de falecimentos causados pela doença também estava em 49.
Nenhum comentário:
Postar um comentário