PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

29 março 2021

Fiscalização em dez dias de quarentena autua 25 estabelecimentos e interdita seis

Nesse período, foram fiscalizados 499 estabelecimentos em 11 cidades do estado. Balanço das vistorias realizadas pelo Procon Pernambuco foi divulgado neste domingo (28).


Procon interdita estabelecimentos que descumpriam decreto de quarentena mais rígida em PE
00:00/01:38

Procon interdita estabelecimentos que descumpriam decreto de quarentena mais rígida em PE

A fiscalização do governo do estado em dez dias de quarentena devido à piora da pandemia da Covid-19 resultou na autuação de 25 estabelecimentos e na interdição de seis locais (veja vídeo acima). O balanço foi divulgado pelo Procon Pernambuco neste domingo (28).

Ao longo desse período, foram interditados um bar no Hipódromo, na Zona Norte do Recife; uma loja de lingerie no Centro da capital pernambucana; uma bomboniere em Camaragibe, no Grande Recife.

Também houve interdições em outras duas cidades da Região Metropolitana. Uma loja de móveis foi interditada em Paulista. Em Jaboatão dos Guararapes, o Procon Pernambuco interditou uma loja de móveis e uma casa de bronzeamento.

Todos esses estabelecimentos interditados estavam abertos com atendimento ao cliente, segundo o Procon estadual, que não divulgou os nomes dos locais onde ocorreram as interdições.

Equipes de fiscalização interditaram seis estabelecimentos em dez dias de quarentena em Pernambuco — Foto: Procon-PE/Divulgação

Equipes de fiscalização interditaram seis estabelecimentos em dez dias de quarentena em Pernambuco — Foto: Procon-PE/Divulgação

Além disso, três festas particulares foram encerradas durante esses dez dias, mas os locais onde os eventos aconteciam não foram divulgados.

G1 questionou o Procon Pernambuco sobre quais as causas das 25 autuações registradas nas fiscalizações, mas o órgão de defesa do consumidor respondeu apenas que os estabelecimentos autuados serão multados, sem informar os valores das multas e os motivos da aplicação delas.

Nesse período das medidas mais restritivas, que foram prorrogadas até a quarta-feira (31) para combater o contágio da doença em Pernambuco, as fiscalizações foram realizadas por 41 equipes do Procon estadual, juntamente com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Ao todo, foram fiscalizados 499 estabelecimentos em 11 cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado, como BezerrosGravatáNazaré da MataCarpina e Buenos Aires.

"A maioria dos locais visitados estavam cumprindo com o decreto. O trabalho foi, também, de muita orientação. Pequenos comerciantes, a exemplo de ambulantes, eram orientados sobre o decreto e recolhiam seus produtos", informou o Procon Pernambuco, em nota.

Marinas interditadas em Paulista

No último fim de semana de março, quatro marinas foram interditadas no bairro de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, devido a irregularidades na documentação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos estabelecimentos apresentou documentação falsa e o responsável pelo local foi levado para uma delegacia. Os nomes das marinas interditadas não foram informados.

Covid-19 em Pernambuco

Neste domingo (28), Pernambuco contabilizou 771 casos da Covid-19 e 31 mortes provocadas pela doença. Com isso, o estado chegou a 344.177 infectados pelo novo coronavírus e 12.006 óbitos devido à pandemia, números que começaram a ser registrados em março de 2020.

Os novos registros elevaram a média móvel de mortes por Covid-19 em Pernambuco para 49 óbitos confirmados por dia. Esse número é o mais alto desde o dia 27 de julho de 2020, quando a média de falecimentos causados pela doença também estava em 49.

Nenhum comentário:

Postar um comentário