A Secretaria de Educação Kalina Ramos participou ontem (1) de importante evento da Associação Municipalista dos Municípios de Pernambuco (AMUPE) com o Ministro da Educação Mendonça Filho.
Mendonça disse em seu discurso, que percebe que o governo federal exige e cobra mais não dá condições aos municípios e ver aceites de construções de escolas, creches e quadras sendo devolvidos, está errada a forma burocratica que o governo trabalha.
Na oportunidade o Ministro disse não abrir no momento novos aceites pra programas e obras e que os recursos serão voltados pra tentar finalizar e concluir os aceites já existentes, priorizando ainda os programas e obras da educação básica.
O orçamento era quase de 20 milhões e foi reduzido a 7,6 milhões pra os municípios pernambucanos.
Para Araripina foram liberados recursos para dar continuidade as obras das Escolas Antonio Laurindo, localizado no distrito Bom Jardim do Araripe e a do IPA, que por exemplo já está quase 70% da obra concluída e só tinha recebido recursos no mês fevereiro.
Na oportunidade a UNDIME, protocolou um documento que aponta as principais dificuldades atuais principalmente pra cumprir as obrigações, entre elas, a merenda escolar que não recebe aumento desde 2009 e que continua com R$ 0,30 centavos por aluno por dia, sendo R$ 12,00 por aluno ao mês, os municípios que tem que complementar com recursos municipais para o transporte escolar, merenda e fardamento, esses complementos não entram no 25% de repasse obrigatório, o custo do transporte é bem maior que o repasse recebido.
Araripina é um dos poucos municípios que já concedera o reajuste a todos os servidores, só restando o retroativo de janeiro e março que está sendo negociado pela secretaria de educação do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário