Ao todo, sete candidatos disputarão o maior colégio eleitoral de Pernambuco
Carlos Augusto Costa (PV), Daniel Coelho (PSDB), Edilson Silva (PSOL), Geraldo Julio (PSB), João Paulo (PT), Priscila Krause (DEM), Simone Fontana (PSTU)
Após ser eleito em 2012 com o capital eleitoral do seu padrinho político, ex-governador Eduardo Campos (PSB), no primeiro turno, o prefeito Geraldo Julio vai precisar andar com as próprias pernas para se reeleger. Para isso, o gestor contará com a ajuda de uma tropa de 20 partidos e do vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB).
Há oito anos afastado do Palácio Capibaribe, o ex-prefeito João Paulo entra na campanha, com o vice, deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), tentando superar o desgaste do partido e as últimas derrotas nas urnas - como vice, em 2012, e ao Senado, em 2014 -, mas apostando no recall dos dois mandatos (2001-2008) na PCR, de onde saiu com avaliação positiva de cerca de 60%. Ainda em processo de construção do programa de governo, com rodadas de debates segmentadas, intituladas de Cirandas, o petista afirmou que privilegiará a área social, reestruturando os programas de governos que deixou ao sair da PCR e implementando outros. Ele conta com apoio de cinco legendas.
Apostando no recall da última eleição municipal, em 2012, na qual ficou em segundo lugar, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) disputará o pleito com o apoio do PSL, que indicou o empresário Sergio Bivar como vice. Crítico da gestão municipal, o tucano defende uma maior eficiência da PCR. Entretanto, ele só deverá apresentar o programa de governo no último mês de campanha.
Debutante em eleições majoritárias, Priscila possui experiência de três mandatos consecutivos de vereadora do Recife (2004-2014) e o atual mandato de deputada estadual. Filha do ex-governador e ex-prefeito Gustavo Krause, a democrata defende a bandeira liberal. “A Prefeitura (do Recife) é grande, pesada e é cara e ela precisa ser reestruturada para que a gestão tenha agilidade de responder as necessidades da população”, avalia a democrata, que terá na vice o empresário Alcides Cardoso (PMN), estreante em disputa eleitoral.
O deputado estadual Edilson Silva (PSOL) está no seu primeiro mandato eletivo como deputado estadual, mas é um velho conhecido em disputas majoritárias - concorreu ao Governo em 2006 e 2010 e à PCR em 2008. Com a vice, a professora Luciana Cavalcanti (PSOL), vai priorizar a resolução de entraves na educação, na segurança pública, na mobilidade e na moradia. “Temos que atuar nos públicos mais vulneráveis e que mais precisam da nossa presença”, afirmou.
Já a professora e dirigente do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Simone Fontana (PSTU), disputará sua quarta eleição, após ter concorrido ao Senado Federal, em 2010 e 2014, e à Câmara Municipal do Recife, em 2012. Na sua vice, o professor José Mariano (PSTU). O foco da candidatura será a classe trabalhadora e as minorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário