PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

31 agosto 2016

Incêndio atinge subestação da Celpe em Olinda

No início da tarde desta terça, houve apagão em estados do Norte do Nordeste


Atualizado às 23h26
Um incêndio atingiu uma subestação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) no bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife, na noite desta terça-feira (30). Segundo a Celpe, o fogo atingiu um dos transformadores existentes na Subestação São Benedito. A energia da área foi desligada para evitar danos maiores.
O Corpo de Bombeiros informou que houve um vazamento de óleo no transformador, o que ocasionou curto-circuito e, consequentemente, uma explosão, que deu início ao fogo. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local. Não houve vítimas. O incêndio foi controlado por volta das 23h.
Diversos internautas de bairros de Olinda e do Recife relataram, pelo WhatsApp da Folha de Pernambuco (9.8187.9290), terem visto um enorme clarão no céu. Foi possível ver a luz até mesmo do Bairro do Recife, onde fica a Folha.
A Celpe também informou que houve queda de luz em alguns bairros das duas cidades, como Peixinhos, Aguazinha, Beberibe, Arruda e Encruzilhada. Nessas localidades, a companhia espera restabelecer o fornecimento ainda nesta madrugada.
Flávio Japa/Folha de Pernambuco
Energia da subestação foi cortada para que Bombeiros pudessem atuar contra o incêndio
Apagão
Mais cedo, no início da tarde desta terça, 12 estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil tiveram o fornecimento de energia elétrica parcialmente afetado em decorrência do desligamento automático na Linha de Transmissão Colinas/Miracema, no Tocantins. As informações foram repassadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em Pernambuco, 23% das cargas do Estado foram afetadas, principalmente no Interior. A ocorrência teve início às 12h49, e o processo de recomposição das cargas ocorreu, gradativamente, a partir das 13h15. O fornecimento de energia foi restabelecido em praticamente todo o Estado às 13h23.
Segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região. Essa ocorrência provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em consequência da queda da frequência, houve o desligamento automático de cerca de 2.300 MW de geração, sendo 1.700 MW relativos a usinas térmicas e 600 MW a eólicas, nas regiões Norte e Nordeste.
Seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.
A interligação entre os dois sistemas foi recomposta às 13h07, com o religamento do circuito 2 da linha Miracema – Colinas. Em seguida, foram religados os circuitos 1 e 3. Às 13h21, foi religada a linha de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II. Às 13h40, todo o processo de recomposição das cargas já estava encerrado. O ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário