PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 março 2016

Mutirão para garantir 2º turno em Olinda

TRE aposta em fim do recadastramento biométrico para que número de eleitores chegue a 200 mil
Do Diario de Pernambuco – Victor Macário (Especial)
Faltando menos de uma semana para o fim oficial do recadastramento biométrico em algumas cidades pernambucanas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) já se mostra mais otimista com a situação de Olinda, na Região Metropolitana. Isso porque havia o risco de que o quantitativo de eleitores aptos a votar no município fosse inferior a 200 mil, inviabilizando a realização de um possível segundo turno nas eleições de outubro. Pelos dados do tribunal, 198 mil eleitores já fizeram o recadastramento, o equivalente a 63,46% do total de pessoas aptas a votar no município.

Hoje, o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva, vai conceder entrevista coletiva para orientar os eleitores sobre a última semana do recadastramento biométrico, que oficialmente acaba quinta-feira, e o processo de renovação do título para os retardatários. A prioridade será dada aos agendamentos feitos pelo site do tribunal. Vale salientar que, caso o eleitor não compareça aos postos de recadastramento até esta semana (o que ocasionará o cancelamento das inscrição eleitoral), ele poderá regularizar a situação ao longo do mês de abril. 

Além do impedido de votar nas eleições 2016, o eleitor que tiver sua inscrição eleitoral cancelada ficará incapacitado de regularizar CPF, receber benefícios de programas sociais, fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. Para realizar o recadastramento é necessário levar o título de eleitor, a carteira de identidade e o comprovante de residência. 

Até o dia 22 de março, pouco mais de 70% do eleitorado haviam sido revisados, segundo o TRE-PE. A expectativa é de que 80% dos eleitores participem da biometria até o seu fechamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário