A Companhia Pernambucana de Saneamento
(Compesa) está adotando estratégias de mercado e lança uma campanha para
fidelização de seus clientes. A campanha, intitulada “Fique Legal com a
Compesa”, oferece descontos que variam de 60% a 85% para negociação de
débitos no pagamento à vista. O desconto de 60% vai contemplar débitos
no valor de até R$ 5 mil, 80% para dívidas acima desse valor e 85% para
os casos que já estão na esfera judicial. Além de descontos atrativos, a
Compesa também irá premiar clientes adimplentes. Serão sorteados um
carro zero KM, 180 TVs de LCD de 32” e 30 aparelhos celulares. A
campanha vai até o dia 20 de dezembro. Os sorteios serão realizados no
dia 31 de janeiro de 2013 e a entrega dos prêmios, 30 dias depois.
Para negociar contas de água em atraso,
o cliente deve procurar qualquer loja de atendimento da Compesa
espalhada por todo o Estado, os Expressos Cidadão (Cordeiro – Recife,
Shopping Rio Mar – Recife, Peixinhos – Olinda, River Shopping –
Petrolina e a unidade de Caruaru) e na Internet. Na web, o cliente faz a
negociação pelo site www.compesa.com.br, entrando na Loja Virtual e
clicando em Atendimento Via Internet. Os descontos incidem sobre débitos
com vencimento até 01/08/2012. Para o diretor Comercial da Compesa,
Décio Padilha, esta é mais uma ação inovadora da empresa, que utiliza
práticas similares à iniciativa privada para estimular a adimplência e
fidelizar seus clientes.
A inadimplência da Compesa acarreta um
déficit de R$ 90 milhões por ano, dinheiro que, segundo Décio Padilha,
deveria ser utilizado para melhorar a prestação dos serviços da empresa.
Em 2007, a inadimplência era de 15%. A meta para 2012 é de 9,2%. A
adimplência deverá fechar o ano com 90,8%. O diretor Décio Padilha
argumenta que a intenção da Compesa é encontrar formas para negociar com
o cliente. “Não nos interessa os conflitos, queremos ter o cliente em
nossa carteira, pagando em dia. A inadimplência trava o crescimento da
empresa”, afirma.
A Compesa tem hoje 1.645.312 clientes.
Desse total, 214.676 imóveis estão em débito com a empresa, totalizando
quase R$ 220 milhões. Mais de 62 mil clientes devem entre 13 a 24
faturas, um prejuízo superior a R$ 72 mil. A maioria dos devedores está
incluso na categoria residencial (83,96%), Comercial (10,70%),
Industrial (0,82%) e o público (4,52%). O diretor Comercial da Compesa,
Décio Padilha, explica que a campanha tem como meta reduzir o contas a
receber em R$ 62 milhões e regularizar 44 mil clientes, gerando um caixa
de R$ 14 milhões. “Esse resultado vai permitir que a empresa atinja a
meta anual de R$ 925 milhões em 2012 e um faturamento de R$ 1,18
bilhão”.
A premiação da campanha “Fique Legal
com a Compesa” tem como público alvo os clientes residenciais
adimplentes. Aqueles que se regularizarem durante o período da campanha
também poderão participar dos sorteios. As outras categorias, embora
tenham direito aos descontos, não poderão participar da premiação. Para
fazer a inscrição e concorrer aos prêmios, o cliente pode ligar para o
0800 081 0195 ou acessar o site da companhia (www.compesa.com.br) ou ir
em qualquer unidade de atendimento da empresa. Para isso, ele tem que
fazer a sua atualização cadastral.
Para estimular o envolvimento dos
empregados da Compesa e terceirizados, a companhia também vai oferecer
prêmios. Serão premiados com viagens para três cidades brasileiras os
colaboradores que obtiverem os seguintes resultados: aquele que efetuar a
maior negociação à vista, o maior número de negociações e o maior valor
total de negociação à vista. “Somos uma empresa pública, mas precisamos
da nossa receita para continuar os investimentos em projetos e obras
que visem a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos”, afirma
Padilha.
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