PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

09 julho 2018

Comédia judiciária: Pertence diz que nunca tinha visto

Ex-ministro do STF e advogado de Lula, Sepúlveda Pertence diz que nunca viu 'essa comédia judiciária'
Advogado comentou disputa judicial pela soltura do ex-presidente
Bela Megale - O Globo
Medalhão da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogado Sepúlveda Pertence disse ao GLOBO que nunca presenciou "essa comédia judiciária", referindo-se à série de decisões contraditórias proferidas pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, e pelos desembargadores do Tribunal Federal Regional da 4a. Região (TRF-4) em relação a soltura do petista.
— Estou aterrorizado, vivi 21 anos de ditadura no meio judicial e nunca vi nada parecido. A única situação semelhante que presenciei foi um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal e que um comandante de um dos exércitos hesitou em cumprir. O ministro do STF Álvaro Moutinho Ribeiro da Costa determinou que se cumprisse a ordem judicial sob pena das sanções cabíveis e assim foi feito — disse Pertence, criticando a postura de Sergio Moro ao se posicionar contrariamente à soltura do petista após ela ser decidida em despacho de Rogerio Favreto, desembargador da o TRF-4.
O advogado relatou, porém, que não tinha conhecimento sobre o pedido de habeas corpus impetrado pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) e que gerou a confusão envolvendo seu cliente.
— Foi uma iniciativa deles. — disse. Questionado se foi consultado ao longo do dia pelos defensores de Lula que tentavam resolver o imbróglio na sede da Polícia Federal, em Curitiba, disse que preferia não falar.
Pertence avalia se permanecerá na defesa do petista. Ele tem uma reunião marcada com Lula para debater sua eventual saída no caso esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário