
O 35º episódio do Cena Política, videocast do Jornal do Commercio mediado pelo jornalista Igor Maciel, que foi ao ar na última sexta-feira (15), recebeu o ex-prefeito de Petrolina e atual presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho. Logo no início, ele criticou a demora do governo estadual em relação ao problema enfrentado pelos produtores de manga e uva no Sertão. “Já tem mais de uma semana que as tarifas estão em vigor, e a gente vê uma inércia, uma paralisação e um silêncio do governo do Estado, jogando essa responsabilidade só para o governo federal”, afirmou.
Segundo Miguel, a resposta do governo federal também não foi clara. “Eles fizeram um anúncio nessa semana, daquele pacote de R$ 30 bilhões, mas ainda não explicaram direito como é que isso vai atender”, completou.
Na sequência, ele destacou que o impacto pode ser grave para um dos setores mais importantes da economia pernambucana: o açúcar e as frutas do Vale do São Francisco. “Açúcar, menos mal, porque você consegue estocar e esperar esse problema se resolver. Fruta, depois que você colhe, em especial a manga, você tem uma janela de 15 a 25 dias para ser consumida, senão é lixo”, explicou.
O ex-prefeito de Petrolina lembrou que 20% da produção da região é destinada exclusivamente ao mercado americano, o que coloca em risco milhares de postos de trabalho. “Nós estamos falando de empregos, entre diretos e indiretos, em todo o Vale do São Francisco, de quase um milhão de pessoas que podem ser afetadas por algum tipo de prejuízo ou consequência desse tarifaço”, apontou.
O videocast conta ainda com a participação dos colunistas do JC Fernando Castilho e Romoaldo de Souza, além do repórter Rodrigo Fernandes. O programa acontece todas as sextas-feiras, às 10h, no JC Play, canal do Jornal do Commercio no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário