PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

28 dezembro 2023

“Primeiro ano de Lula foi marcado por deterioração institucional”, diz Moro

 

O ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR) publicou uma avaliação do 3º mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje, no jornal A Gazeta. Moro diz que a gestão do Planalto em 2023 foi marcada por “profunda deterioração institucional” que, em sua avaliação, acarretará em consequências econômicas.

Segundo o senador, manter as instituições fortes é essencial para a prosperidade de um país. Para ele, segurança jurídica, respeito aos direitos individuais, previsibilidade e o “império da lei” são os pontos-chave para esse sucesso. Na avaliação de Moro, o governo Lula “fracassou” em garantir esses pontos e “aprofundou práticas patrimonialistas que determinam o atraso brasileiro”. As informações são do portal Poder360.

O congressista criticou o aumento de ministérios e o uso de estatais brasileiras e de empresas privadas das quais o governo possui ações para alocar aliados políticos. De acordo com Moro, essa prática “é o que deu origem aos grandes escândalos de corrupção revelados pela Lava Jato”.

Em relação à situação fiscal do Brasil, o senador do União disse que Lula “desautorizou” o ministro Fernando Haddad (Fazenda) no tema da meta fiscal, deixando-o a falar sozinho sobre o objetivo de déficit zero. Na avaliação de Moro, os interesses eleitorais do governo e do PT para 2024 ficaram acima da responsabilidade fiscal. Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário