O Hospital Dom Malan realiza, de 16 a 20 de maio, a Semana da Amamentação 2022. Após dois anos com uma programação virtual devido à pandemia, as ações voltam a ser presenciais e a programação conta com rodas de conversa, homenagem às mães doadoras e receptoras, dinâmicas, reunião científica e atividade educativa.
A campanha de mobilização social em favor da doação de leite humano, e em celebração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, é promovida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e este ano traz como tema “DOAÇÃO DE LEITE HUMANO: GOTAS DE AMOR PARA UM MUNDO MELHOR!”.
A iniciativa global tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras e o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso internados nas unidades de saúde de referência, como o Hospital Dom Malan.
Benefícios
Com o leite humano o bebê fica protegido de infecções, diarréias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol.
A amamentação também reduz o peso da mãe mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente.
Uma série de evidências científicas mostra que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a OMS e a UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva. Além disso, o leite materno tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água.
Estoque
Atualmente, o Biama conta com um estoque de 12,3l em estoque e uma distribuição diária de 800ml.
Fonte: Edenevaldo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário