PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

20 dezembro 2013

Chuvas devem continuar na Região Metropolitana do Recife e Interior até sábado

Chuva causou alagamento em diversas vias da RMR
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e algumas localidades do Sertão e do Agreste do Estado devem continuar até o próximo sábado (21). Essa é a previsão da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac). Segundo o órgão, entre a noite da última quarta-feira (18) e a manhã desta quinta-feira (19) já choveu 97% de toda a precipitação prevista para o mês de dezembro no Estado. Na Capital, o volume de chuvas é de 66 mm, já no Agreste e Sertão, os volumes correspondem a 62 mm e 40 mm. Causa seria o deslocamento de um vórtice ciclônico.
“As chuvas estão sendo causadas por um vórtice ciclônico de ar frio que se deslocou do Sul do País para o Norte. Esse vórtice teve contato com uma zona de convergência do Atlântico Sul e provocou as chuvas. A previsão é que elas diminuam gradativamente e se encerrem no sábado”, disse Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac.
Até a tarde desta quinta-feira, as chuvas que caíram na RMR foram responsáveis por deslizamentos de barreiras nos bairros do Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Alto do Céu, Vasco da Gama, Dois Unidos, Passarinho, Jordão, Brejo da Guabiraba e Vila dos Carneiros; paralisação das obras do túnel da abolição, na Madalena; e alagamentos de vias e estações de metrô, entre elas a estação Cosme e Damião, e as avenidas Agamenon Magalhães, Herculano Bandeira e José Rufino. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos até o momento e não foi necessária a retirada de famílias das localidades.
Por conta dos deslizamentos de barreiras provocados pela chuva, as equipes da Defesa Civil do Recife estão em estado de alerta. Em caso de emergência, o serviço, que é gratuito e funciona 24h por dia, pode ser acionado através do telefone: 0800 - 081 - 3400. Um novo boletim meteorológico deve ser divulgado na noite desta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário