PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

16 setembro 2013

Dando descanso aos pés

Ignorados, eles precisam de cuidados básicos para sustentar o corpo

Reflexologia acredita que membros refletem a saúde
Os pés aguentam e transportam o corpo humano diariamente, são de extrema importância para o equilíbrio e suportam uma carga pesada como dia a dia agitado. Porém, nem sempre são dignos de atenção. Alongá-los, mantê-los limpos já são atitudes para começar a cuidar dos pés como eles merecem.
Para a medicina holística, através da reflexologia, acredita-se que os pés refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro e que, nos mesmos, há pontos que representam outros órgãos. Essa terapia complementar utiliza a manipulação dos pés, por meio de estimulação em locais precisos (terminações nervosas) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
O médico canadense Sir William Osler, um dos pais da medicina moderna, diz que “quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas”. Mesmo para os que não são adeptos dessa ideia, o fato é que é importante cuidar dos pés.
Para a podoterapeuta Flávia Sarmento, pequenas atitudes no dia a dia já podem ajudar muito a melhorar a saúde. “As mulheres devem evitar o salto alto, por exemplo, nunca sapatos apertados. Outra dica, que serve para todos, é elevar as pernas quando chegar em casa no fim do dia, pois contribui para a circulação, e também fazer um escalda pé”, informa. A especialista também atenta para o fato de, se possível, evitar ficar muito tempo em pé.
A comerciante Eliane Soares, de 45 anos, faz a massagem e sente-se relaxada após cuidar dos pés. “Depois de um dia acelerado, é um momento de relaxar totalmente. Para mim, melhorou muito o estresse. Após esses cuidados, a pessoa fica revigorada para outras atividades do dia a dia e esse trabalho é interessante porque vai exatamente nos pontos tensos e, depois, eu me sinto muito bem”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário