PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

24 julho 2013

Dominguinhos falece em São Paulo

Sanfoneiro não resistiu ao quadro de complicações infecciosas e cardíacas

Aguinaldo Lima/Arquivo Folha
Sanfoneiro deixa saudade na música brasileira
Pernambucanos e brasileiros de luto. Aos 72 anos de idade, o cantor garanhuense Dominguinhos faleceu nesta terça-feira (23), às 18h. A notícia foi anunciada através da assessoria do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o sanfoneiro estava internado desde o início do ano. Através de boletim médico, o comunicado informou que o falecimento ocorreu “em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas”.
José Domingos de Moraes, conhecido como Dominguinhos, uma árdua luta contra o câncer de pulmão há seis anos e já havia passado por internação, o que o levou a cancelar shows no fim de 2011.
LEIA MAIS:
Exímio instrumentista, Dominguinhos demonstrou desde cedo habilidade com a sanfona
Dominguinhos e seu apreço por Gonzaga
Governador Eduardo Campos lamenta morte de Dominguinhos
No dia 17 de dezembro de 2012, o sanfoneiro foi internado no Hospital Santa Joana, em Recife, com um quadro grave de pneumonia. Ele sofreu pelo menos oito paradas cardíacas, chegando inclusive a ficar quase cinco minutos com o coração sem bater.
    A pedido da família, o músico foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 13 de fevereiro. Em meados do mês de março, repercutiu na internet a informação de que o cantor estava em coma irreversível. Circulara a declaração do filho de Dominguinhos, Mauro da Silva Moraes, onde o mesmo se lamentava pelo fato de que os admiradores do sanfoneiro desconhecessem o real estado do artista.
    José Patrício/Estadao
    Dominguinhos se configura como um dos músicos mais respeitados do Brasil. Díscipulo de Luiz Gonzaga, sanfoneiro ajudou a levar a música nordestina a patamares antes galgados apenas pelo Rei do Baião
    No último dia 13, o cantor Dominguinhos havia saído da UTI após ter a arritmia cardíaca controlada e apresentado melhora no quadro de infecção respiratória. Ao contrário do que seus fãs esperavam, a melhora não se apresentou significativamente. A cantora Liv Moraes, filha do sanfoneiro Dominguinhos, confirmou na [ultima segunda-feira (22) o retorno do músico a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Objetivamente, a artista declarou: "sim, ele voltou para a UTI e o boletim será divulgado pelo hospital, como deve ser".
    Exatamente às 19h50 desta terça-feira (23), o boletim médico foi divulgado, deixando milhares de fãs inconformados com a notícia do falecimento daquele que é um dos músicos mais respeitados do Brasil. Devido à comoção da perda, Liv Moraes preferiu não vai falar com a imprensa por enquanto. Ela iria participar de um show marcado para esta quinta-feira (25) no Recife, mas viaja ainda esta noite para São Paulo para encontrar sua mãe, Guadalupe Mendonça, viúva de Dominguinhos. O velório deve acontecer em São Paulo, enquanto que o enterro será realizado Capital pernambucana. Maiores detalhes da despedida ainda não foram divulgados.

    Os amigos do sanfoneiro realizam no Recife, no restaurante Arriégua, na Cidade Universitária, uma missa em homenagem a Dominguinhos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário