PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

13 março 2013

Recorde de calor no Sertão


Temperatura passou dos 40ºC na cidade de Floresta

Allan Torres
Sistema meteorológico denominado Cavado provocou altas temperaturas no Estado
 Segundo o Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep), o Sertão de Pernambuco registrou a maior temperatura do ano em todo o Estado. Os termômetros marcaram no município de Floresta 41,1ºC, na segunda-feira (11). Antes, a máxima deste ano havia sido registrada em Ibimirim com 39,5ºC.
Em Floresta, a umidade relativa do ar registrada nesta segunda-feira (11) foi inferior a 20%. O percentual presenta risco a população, segundo perspectiva da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando a umidade relativa oscila entre 20 e 12%, o estado é de alerta. Nestes casos a OMS orienta que se deve evitar exercícios físicos entre 10 e 16h. É recomendado umidificar o ambiente através recipientes com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol, consumir bastante água, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
Segundo os meteorologistas do Itep, o motivo deste novo recorde na temperatura deve-se a um sistema meteorológico denominado Cavado. Esse sistema tanto favorece como desfavorece a formação de nuvens, dependendo do seu posicionamento.
Sobre Pernambuco, o Cavado inibiu a formação de nebulosidade fazendo com que a radiação solar atinja o solo com maior intensidade aquecendo-o mais rapidamente. O solo por sua vez emite radiação de volta para a atmosfera fazendo com que o ar próximo à superfície se eleve dessa maneira. A permanência desse sistema meteorológico sobre Pernambuco deixará as temperaturas elevadas também nesta terça-feira, (12) em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário