Natural de Sertânia, em Pernambuco, Gonzaga Patriota é o socialista que conquistou mais mandatos na Câmara Federal e é um dos três parlamentares mais longevos da Casa desde a Constituinte. Aos 76 anos de idade, ele contabiliza oito mandatos como deputado federal e um como deputado estadual.
Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e de Governo, além de doutor em Direito Civil, jornalista e contador, Patriota iniciou sua vida pública e partidária ainda como estudante, em 1968, em um partido de oposição ao governo militar.
Seu primeiro mandato como deputado estadual foi em 1983 e, em 1987, foi eleito pela primeira vez para a Câmara Federal. Em 1991, retirou-se da Câmara dos Deputados. De 1993 a 1994, assumiu a chefia da Secretaria Nacional de Trânsito, ligada ao Ministério da Justiça, onde colaborou com a criação do Código de Trânsito Brasileiro. Em 1994, filiou-se ao PSB e em seu segundo mandato teve transformado em lei o projeto de sua autoria que dispunha sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Patriota irá disputar mais uma eleição em sua vida este ano. Ele garante que esta não é “apenas mais uma” e que será candidato a deputado federal outra vez porque sempre se indaga sobre quem irá para o seu lugar quando sair e se fará o trabalho efetivo que ele faz pelos pernambucanos no Congresso.
Após passar por tantos momentos da vida política brasileira, o socialista analisa o atual cenário como “muito ruim”. “Esse momento atual é muito ruim porque a gente tem um presidente que eu conheço muito bem, que ficou 28 anos comigo na Câmara, e não tem juízo. A situação brasileira é muito ruim, a situação econômica do país é ruim demais”, lamenta.
Patriota ainda criticou os escândalos sobre o “orçamento secreto”, verba usada em esquemas suspeitos de corrupção no governo de Jair Bolsonaro. “A gente teve alguns outros casos também escandalosos em outros países, mas esse escândalo das emendas secretas vai ser o maior do mundo. Enquanto eu recebo 12 milhões de emendas por ano para atender municípios, Estado, a União e instituições, têm deputados, inclusive de Pernambuco, que receberam 100, 200, 300 milhões de reais. Não são emendas publicadas, não são declaradas”, disse.
O candidato que tem base firmada na cidade de Petrolina elogiou a gestão do governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) nas áreas de saúde e educação. “Enquanto o país está arrasado, Pernambuco tem dinheiro de reserva para Danilo (Cabral, candidato ao governo de PE pelo PSB) dar continuidade aos trabalhos feitos pelos governos de Miguel Arraes, Eduardo Campos, Paulo Câmara durante esses 8 anos. Pernambuco está muito bem na educação, na saúde ele cuidou demais na pandemia da Covid-19”.
Segundo Patriota, o segredo para ter uma vida política tão longa é “trabalhar dia e noite, respeitar as pessoas, ter vergonha na cara e não fazer coisas erradas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário