PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

29 junho 2022

Após reforma do Aeroporto Regional do Araripe, que teve emenda da deputada Roberta Arraes, Azul anuncia voo Recife – Araripina

A deputada Roberta Arraes comemorou na data de ontem (27), mais uma grande conquista através do seu mandato, dessa vez o anúncio do voo pela empresa da Azul Linhas Aéreas, do trecho Araripina/Recife, para o Aeroporto Regional do Araripe, que fica localizado na cidade de Araripina.
O anúncio aconteceu ontem no Palácio do Campo das Princesas, onde o governador Paulo Câmara afirmou juntamente com a direção da empresa área, que em setembro começará a operação do voos comerciais em Araripina.

De acordo com a parlamentar, que se encontra muito feliz com a notícia, o voo já está disponível no site e aplicativo da Azul.
A concretização desse pleito é mais uma grande ação da deputada que trará muito desenvolvimento, gerando emprego e renda para toda a região do Araripe.

Para a Roberta, hoje sem dúvidas é um dia histórico para os sertanejos. Foi com a sua força política, determinação e compromisso através do seu mandato que conseguiu esta reforma que teve início dois anos atrás, quando a mesma levou o pedido para o Governo do Estado, mostrando tecnicamente a importância da inclusão do aeroporto localizado no Sertão do Araripe no plano de expansão dos Aeroportos Regionais de Pernambuco.
A solicitação da deputada foi prontamente atendida pelo governador Paulo Câmara e secretária Fernandha Batista, que entenderam a importância para o desenvolvimento da localidade, por ser bastante rica em potencialidades e riquezas naturais, como os ventos do Araripe, complexos eólicos, parque de energia solar, pólo gesseiro, cultura da mandioca, polo educacional e outras atividades econômicas.

Para o início da reforma do aeroporto, Roberta Arraes destinou uma emenda parlamentar no valor de meio milhão de reais, que foi de suma importância para a primeira etapa da obra, que começou com a requalificação da pista.

Para a parlamentar que tem um trabalho voltado para a interiorização dos serviços e que já conquistou muitas ações, não foi diferente com o aeroporto do Araripe, quando abraçou com vontade a causa e conquistou mais esse grande benefício. Hoje vibra com mais um sonho se realizando.

“Muito gratificante olhar para o Aeroporto Regional do Araripe e vê-ló todo requalificado para receber os voos com segurança e saber que ali é resultado do nosso mandato, que tem compromisso e respeito ao povo, coisas que não aconteciam no passado, quando deputados estaduais passaram 16 anos no poder e nada fizeram pelo desenvolvimento da nossa região, quanto tempo perdemos!
Vamos entregar aos sertanejos mais uma grande e importante obra que trará mais desenvolvimento para todos e vamos continuar trabalhando e levando ações para todas as regiões de nosso estado, essa é a nossa missão enquanto parlamentar”, afirmou.

28 junho 2022

Afogados notifica 165 novos casos de Covid em sete dias

 

Clipping

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em seu boletim epidemiológico desta segunda-feira (27), que entre os dias 21 e 27 de junho, foram notificados 165 novos casos de Covid-19 no município.

De acordo com o boletim, são 107 pacientes do sexo feminino, com idades de 8 meses a 97 anos. Dessas, 64 tomaram duas doses, 28 tomaram três doses, 6 não se vacinaram, 7 tomaram quatro doses e 1 tomou uma dose. 

São 58 pacientes do sexo masculino, com idades entre 9 meses e 65 anos. Desses, 28 tomaram duas doses, 1 tomou quatro doses, 23 tomaram três doses, 5 não vacinados e 1 tomou uma dose. 

Óbito: Paciente do sexo feminino, 97 anos, aposentada, portadora de neoplasia (câncer) na região da cabeça/pescoço; hipertensa, três doses. Faleceu no HREC em 21 de junho. 

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 224 pacientes apresentaram resultados negativos para Covid-19. 

Nesta segunda-feira, 132 pacientes apresentaram alta por cura após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 8.220 pessoas (97,99%) recuperadas para a Covid-19. Atualmente, o município tem 89 casos ativos para a Covid – 19. 

Afogados atingiu a marca de 38.466 pessoas testadas para a Covid-19, o que representa 103,23% da nossa população. 

Casos leves x SRAG/COVID – 19: leves: (8.208 casos), 97,85%; graves: (180 casos), 2,15%. 

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado (25/06) a SE 25 com 129 casos e média móvel 18,42 casos por dia. 

Análise das quatros últimas semanas anteriores a SE 25: SE 24 – 130 casos e MV 18,57; SE 23 – 104 casos e MV 14,85; SE 22 – 30 casos e MV 4,28;  SE 21 – 00 casos e MV 00. Dados atualizados em 27/06. 

AVISO IMPORTANTE

A prefeitura de Afogados adotou o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados nas repartições públicas municipais, estaduais e federais dentro do território municipal. 

Toda população de 12 até 39 anos devem tomar a três doses;

Todos os profissionais de saúde já podem tomar a quarta dose. A aplicação dar-se-á após 4 meses da aplicação da primeira dose de reforço;

Toda população acima de 40 anos também poderá tomar a 4 dose. A aplicação dar-se-á após 4 meses da aplicação da primeira dose de reforço.

Fonte; Nill Junior

Em Pernambuco, campanhas de vacinação contra gripe e sarampo seguem até domingo (3)

 

Clipping

As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo seguem até o próximo domingo (3) em Pernambuco. Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde ampliou a campanha contra a gripe para além dos grupos prioritários e agora inclui toda a população a partir dos 6 meses de vida – a vacina de sarampo está disponível durante todo o ano.

No final de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou a prorrogação da campanha até o domingo, encerrada para os prioritários no restante do País na última sexta-feira (24).

A SES-PE irá se reunir com os gestores de municípios pernambucanos para pactuar a sequência da campanha de imunização contra a gripe. Caso siga a recomendação do ministério, o Estado deverá abrir a vacinação para grupos considerados não prioritários.

As metas da campanha são de 90% da população-alvo vacinada para influenza e 95% para sarampo. Atualização feita no fim de maio pela SES-PE indicava cobertura de 47,35% para gripe e 31,59% nas crianças e 61,02% nos trabalhadores de saúde para sarampo.

Epidemia

Pernambuco vivenciou, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, uma epidemia de influenza, o que reforça ainda mais a importância da vacinação.

Grupos prioritários para campanha da gripe

Idosos acima de 60 anos;
Trabalhadores da saúde;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.

Fonte: Edenevaldo Alves

Sociedade de Cardiologia se posiciona sobre recolhimento de Losartana

 

Clipping

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) se posicionou acerca do recolhimento de Losartana, determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A determinação é uma medida preventiva, visto que foi identificada a presença da impureza “azido”, que tem potencial mutagênico. A SBC recomenda, entre outras coisas, que os pacientes que fazem uso de lotes interditados sigam as orientações da Anvisa para a troca.

Losartana é o remédio mais utilizado no Brasil para insuficiência cardíaca. De acordo com a Anvisa, a pessoa que faz uso do medicamento deve continuar o tratamento. E, caso seja necessária a troca, deve procurar orientação médica. A SBC destacou que, embora as medidas de compra, distribuição e vigilância de medicamentos sejam responsabilidade do Ministério da Saúde, a entidade se dispõe para colaborar e informar em prol da segurança dos pacientes.


“A posição atual da SBC, sempre pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica, mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da Anvisa devem ser substituídos e que alterações na estratégia de tratamento devem ser feitas pelo médico assistente, sempre respeitando o binômio risco-benefício”, diz a SBC.


Com a determinação de recolhimento, o prazo para a retirada dos produtos do mercado é de 120 dias. A Anvisa listou todos os lotes que devem ser recolhidos. É possível conferi-los nesse link.

Fonte: DP

Governo entrega primeiras carteiras de identidade nacional

 

Clipping

O presidente Jair Bolsonaro entregou as primeiras carteiras de identidade nacional (CIN) com registro único nesta segunda-feira (27), durante evento no Palácio do Planalto. O novo modelo já havia sido anunciado em fevereiro deste ano e usará o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como número de identificação.

Entre os primeiros a receber o documento, estavam os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública. Pessoas de outras unidades da federação que participaram do projeto piloto da CIN também receberam a nova carteira durante a cerimônia.

A partir de 4 de agosto, a carteira de identidade nacional será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado em que seja produzida. Inicialmente, os brasileiros que têm CPF e moram no Acre, em Pernambuco e Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul poderão solicitar a CIN aos institutos de identificação de seu estado. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023. 

A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Dessa forma, será fácil confirmar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado. Segundo o governo, com essas mudanças, a identidade nacional será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Além da versão física, que será gratuita, a CIN terá uma versão digital.

“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das Américas no ranking do Banco Mundial. De sétimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das Américas, à frente de Estados Unidos e Canadá”, destacou o ministro Paulo Guedes, ao comentar a emissão da nova CIN.

O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes. Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório. 

Novo passaporte

O ministro da Justiça, Anderson Torres, entrega o novo passaporte ao presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de emissão das novas carteiras de identidade nacional nos estados e do lançamento do novo passaporte do Brasil.

O ministro Anderson Torres entrega o novo passaporte ao presidente Bolsonaro – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O novo modelo de passaporte brasileiro também foi apresentado pelo governo nesta segunda. O documento mantém o brasão da República na capa e traz uma série de novidades internas, a começar pela homenagem às regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

Os novos dispositivos de segurança foram idealizados em uma parceria entre a Casa da Moeda, a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o o governo, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada dez anos. Os itens de segurança do brasileiro que estavam em vigor eram os mesmos desde 2006.

O novo modelo começa a ser produzido em setembro, com os mesmos procedimentos de emissão em vigor. O valor continua sendo R$ 257,25 e o passaporte tem prazo de validade de dez anos.

Fonte: EBC

Paulo Câmara anuncia pacote de benefícios para a educação

 

Clipping

Ao todo, governador sancionou sete novas leis, a maioria voltada para a valorização dos estudantes e dos profissionais da área

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (27.06), sete leis que beneficiam profissionais e estudantes pernambucanos. Entre os contemplados estão o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor – que proporciona um intercâmbio de seis semanas para professores de inglês e espanhol – e o Valoriza Educação, que destina incentivos financeiros, no valor de R$ 350 milhões, aos profissionais em efetivo exercício na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

A previsão é a verba referente ao Valoriza Educação beneficie cerca de 30 mil professores da rede pública estadual. O pagamento deve ocorrer até o final do terceiro trimestre do atual exercício financeiro. Outra lei sancionada pelo governador institui o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que corresponde a uma premiação por resultados com base no desempenho no processo educacional, destinada aos servidores lotados e em exercício nas Gerências Regionais de Educação, unidades escolares da rede pública estadual e na sede da Secretaria de Educação e Esportes. A expectativa é de que esse benefício seja pago a mais de 33 mil servidores da rede estadual.

“Esse conjunto de ações que sancionamos é mais uma iniciativa de valorização dos profissionais e dos nossos estudantes. São leis importantes e necessárias neste processo de retomada, que vão gerar impactos diretos nas vidas dos jovens e dos seus professores”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, reforçou as declarações do governador, acrescentando que as novas leis reiteram a preocupação do Governo de Pernambuco com uma área que sempre foi considerada prioritária pela gestão. “É por meio do cuidado com a educação que se fortalece o futuro das próximas gerações”, enfatizou Barros.

O pacote de medidas também altera o pagamento de gratificações de acordo com a carga horária dos servidores lotados em unidades socioeducativas e também aos que atuam nos espaços escolares no âmbito prisional. Outra lei sancionada pelo governador diz respeito aos repasses do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), com um aumento de 31% para as faixas de extensão territorial que contemplam a Lei nº 13.463/2008, reajustando o valor pago aos municípios participantes do PETE, tendo em vista, além das novas rotas com o Novo Ensino Médio, a alta dos principais custos para a execução do serviço.

Também foi autorizado um acréscimo de 50% aos valores previstos para cada faixa de extensão territorial quando houver alunos matriculados em escolas da rede pública estadual que funcionem em turnos cujos horários demandem rotas adicionais específicas para o transporte escolar, já que em 2022 as rotas sofreram algumas mudanças em função da necessidade de atendimento dos estudantes do Novo ensino Médio, Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMS) e novas Escolas de Referência de Ensino Fundamental (EREFs), com horários diferenciados das demais unidades, ocasionando um aumento significativo de rotas.

Outra medida anunciada é o reajuste no valor das bolsas do programa PE no Campus, que oferece uma ajuda de custo a estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas da rede estadual, aprovados em universidades públicas por todo o País. Os valores serão elevados de R$ 1.100 para R$ 1.240 no primeiro ano da graduação e de R$ 440 para R$ 620 no segundo ano. Desde a sua criação, em 2017, PE no Campus já beneficiou mais de três mil estudantes.

GANHE O MUNDO – Entre as leis sancionadas pelo governador está a que autoriza o embarque de 94 estudantes que deveriam ter viajado para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo em março de 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 foram impedidos de realizar o processo. Os intercambistas participaram dos editais de seleção do ano de 2019 nas modalidades Tradicional (63 selecionados), Musical (19 selecionados) e Esportivo (12 selecionados), e agora seguirão para oito semanas de estudo no exterior.

Por fim, Paulo Câmara sancionou o Programa Ganhe o Mundo Professor, voltado para professores e professoras de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), que possibilita uma imersão cultural e linguística no idioma lecionado pelo docente, por meio de um intercâmbio para um dos países parceiros do PGM, com duração de seis semanas. Ao todo, serão selecionados 130 professores para viajar para países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile e Espanha.

Aeroporto de Garanhuns inicia operação de voos comerciais

 

Clipping

Serão oferecidas, pela companhia aérea Azul, conexões diretas entre a cidade do Agreste Meridional e a capital pernambucana. Aeroporto de Araripina será o próximo a entrar em funcionamento

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (27.06), o início da operação de voos comerciais no Aeroporto de Garanhuns, no Agreste Meridional. Foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 4,7 milhões, sendo R$ 4,0 milhões em serviços de restauração e pintura horizontal do sistema de pistas de pouso e decolagem e R$ 750 mil na reforma do terminal de passageiros. As vendas das passagens diretas do Recife para o município já foram liberadas e o início dos voos está marcado para 20 de julho.

“O início dos voos comerciais vai reforçar a economia e o turismo em Garanhuns e cidades vizinhas, além de gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou Paulo Câmara, listando ainda o benefício da redução do tempo de viagem e a conexão de Garanhuns com o restante do Brasil e com outros países.

A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, enfatizou que o início da aviação regional em Garanhuns foi uma das prioridades colocadas pelo governador na área de infraestrutura aérea. “Pernambuco se consolida mais uma vez como um grande polo na logística do Nordeste e do Brasil. É com muita alegria que fortalecemos essa parceria com a Azul, que traz tantos retornos positivos para o nosso desenvolvimento econômico, social e turístico”, ressaltou.

As conexões serão realizadas com aviões Cessna Grand Caravan, o mesmo tipo de aeronave realiza, desde 2020, a ligação entre o Recife e as cidades de Caruaru e Serra Talhada, com capacidade para nove passageiros. “Serão oferecidas três frequências semanais de embarques e desembarques e, a partir de outubro, esse voo se tornará diário. A parceria entre Pernambuco e a Azul nunca esteve tão forte, e continuará gerando frutos para todo o Nordeste”, comemorou o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, reforçando que o Aeroporto de Araripina será o próximo a receber as operações regulares, com previsão de início para setembro.

No Aeroporto de Araripina está sendo finalizada a construção do muro de segurança operacional e patrimonial, orçado em R$ 1,7 milhão, além da instalação do terminal de passageiros em uma estrutura de containers, no valor de R$ 685 mil. Em outubro de 2021 foi finalizada a primeira etapa das obras de requalificação do terminal, com serviços de restauração do pavimento e sinalização horizontal da área de movimento das aeronaves (pista de pouso e decolagem, taxiagem e pátio), com o aporte de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

NÚMEROS – A aviação regional nos aeroportos Oscar Laranjeiras, em Caruaru, e Santa Magalhães, em Serra Talhada, vai completar dois anos em novembro. A demanda de voos saindo e chegando às duas cidades representou 12.939 passageiros transportados entre novembro de 2020 e maio deste ano. Na Capital do Agreste, 5.634 pessoas utilizaram a malha aérea nesse período. Já na cidade sertaneja, o modal foi escolhido por 7.305 passageiros.

Também participaram da solenidade a vice-governadora Luciana Santos, os secretários estaduais Milu Megale (Turismo e Lazer), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Oscar Barreto (Cultura) e Décio Padilha (Fazenda), além do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

27 junho 2022

Tadeu Alencar consolida apoio em Altinho com Prefeito Orlando José e grupo do vice-prefeito Petrucio Rodrigues

O Deputado Federal Tadeu Alencar esteve neste domingo em Altinho para uma agenda política ao lado do Prefeito Orlando José, seu parceiro político desde 2014 e que segue junto no projeto de renovação do seu mandato na Câmara dos Deputados. E Tadeu fechou neste domingo o apoio do grupo do vice-prefeito Petrúcio Rodrigues, que conta com o Secretário de Educação do município, Ricardo Rodrigues, com os vereadores Oscar de Castro e Arthur Rodrigues, além de Tiago Rodrigues e diversos outros personagens importantes da política altinense.
“Foi uma satisfação estar em Altinho mais uma vez e voltar para casa com a consolidação desse apoio importante para a nossa caminhada, que já era sólida em Altinho com o apoio do Prefeito e agora temos ao nosso lado o grupo do vice-prefeito Petrúcio Rodrigues, com uma família com tanta história na cidade. Vamos caminhar juntos por mais trabalho para Altinho”, comentou Tadeu, que já destinou R$ 8 milhões para o município.

“Temos um trabalho consolidado em Altinho e é sempre uma satisfação estar na cidade, andar ao lado do Prefeito e ver o avanço do município, com obras estruturantes e ações de impacto na vida da população. Estou cada vez mais ao lado de Altinho com esse time forte que temos construído”.

Tadeu aproveitou a passagem por Altinho ainda para participar de algumas festividades do São João, como o desfile dos batalhões bacamarteiros e dos shows que embalaram o domingo na cidade. Também estiveram ao lado do Deputado e do seu grupo na agenda os vereadores Leomar de Lanco, Bodinho, Tuta de Zé de Júlio , Tonho do Batingal e André, além dos secretários Marivaldo Pena e Adnailson Barbosa, respectivamente de Governo e de Finanças.

Marília Arraes e Doutor Aluísio participam de encontro em Araripina

Foto: divulgação

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, iniciou uma série de atividades em Araripina, nessa sexta-feira (25), em uma grande reunião na casa de Doutor Aluísio Coelho, importante liderança política da região.

Em um caloroso encontro com dezenas de apoiadores da cidade e região, Doutor Aluísio reforçou seu apoio à Marília Arraes.

O pré-candidato ao Senado, André de Paula, e a pré-candidata a deputada federal, Maria Arraes, também participaram do encontro.

Caruaru: 4º Domingão do Pátio com público acima das 80 mil pessoas

Fotos: Elvis Edson.

Por: Pedro Augusto

A edição 2022 do Maior e Melhor São João do Mundo tem sido inesquecível, com diversas atrações especiais sendo conferidas no Pátio do Forró. Quatro delas foram acompanhadas do início até o fim por um público gigantesco acima de 80 mil pessoas, na noite deste dia 26 – quarto domingão dos festejos juninos. Felipe Amorim, Cavaleiros do Forró, Priscila Senna e Nattan mostraram, em seus respectivos shows, por que mereciam estar no palco principal do evento.

Considerado mais uma grande revelação da música nordestina, Felipe Amorim abriu a matinê do domingão misturando o forró com o funk e a música eletrônica sacudindo a multidão que já se concentrava no Pátio. No repertório, os hits, dentre outros, “Sem Sentimento”, “No Ouvidinho” e “Ainda Gosto Dela” – todos de sua autoria. “Não imaginava tamanha vibração com essa galera de Caruaru. Ela foi demais! Que show! Estou realizado”, comentou depois do show, Felipe.

Cavaleiros do Forró veio logo, na sequência, relembrando os seus sucessos de mais de 20 anos de estrada. A banda potiguar, que têm como líderes atualmente os cantores Jaílson Santos, Ramon Costa e Kally Fonseca, fez todo mundo gastar bastante as solas dos sapatos com muito forró romântico, estilizado e vaquejada.

Além dos shows de Felipe Amorim e de Nattan, a noite deste domingo, também ficou marcada pela estreia, no palco do Pátio, da cantora Priscila Senna. Ex-vocalista da banda Musa do Calypso, a artista pernambucana levou os amantes do brega e da sofrência ao delírio com a sua playlist de sucessos: “Alvejante”, “Cachorro combina com Cadela”, “Meu Novo Namorado”, dentre vários outros.

Durante entrevista, Priscila não escondeu a emoção por ter sido escalada para se apresentar pela primeira vez no polo do Pátio do Forró. “Estou muito emocionada. Eu juntamente da minha equipe trabalhamos muito para vivenciarmos este momento. Nossa música vem rompendo barreiras e devo tudo isso aos meus fãs! Só tenho a agradecer a esse público massa do São João de Caruaru”.

Fechando o quarto fim de semana de São João, nada mais, nada menos do que Nattan, o Nattanzinho – fenômeno de acesso nas principais plataformas musicais disponíveis no país. Em mais de uma hora de apresentação, o cantor cearense manteve toda a nação forrozeira com vontade de não voltar ainda para casa com sucessos um atrás do outro como: “Não Te Quero”, “Diferente dos Diferentes”, “Senta” e “PQP”.

Cursinhos populares da USP estão com inscrições abertas

Clipping

Os cursinhos populares ligados à Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas para aulas no segundo semestre. A iniciativa é de estudantes de diversos cursos da universidade e são voltados para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que querem se preparar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são gratuitas ou com preços acessíveis e há oportunidades na capital e em Ribeirão Preto.

Na capital paulista, o Cursinho Popular da Poli-USP, da Escola Politécnica, está com inscrições abertas até o dia 29 de junho, com uma taxa de R$ 15. Os candidatos devem se inscrever no site do cursinho e a seleção dos inscritos é feita por meio de prova e entrevista. Os aprovados pagam uma taxa única de matrícula no valor de R$ 100. Não há mensalidades. 

Cursinho Popular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) está com vagas abertas para a modalidade de ouvinte na turma presencial, que funciona de segunda a sexta, das 14h às 19h20, na própria faculdade. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário até o dia 27 de junho. Este cursinho foi criado em 2015 com a proposta de democratizar o acesso ao Ensino Superior.

Os estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) também organizam um curso preparatório para o vestibular e o Enem. Estão abertas vagas em turmas de Ciclo Básico, “para alunos desde o segundo ano do ensino médio até pessoas que querem voltar a estudar”, aponta o informe do grupo. A taxa de inscrição custa R$ 28 e seleção também envolve prova e entrevista. Mais informações estão disponíveis no Manual do Candidato.

As inscrições para o Cursinho Popular Arcadas, da Faculdade de Direito da USP, estão abertas até o dia 15 de julho por meio de formulário on-line. A taxa de inscrição é R$ 22,50. Na primeira fase da seleção, os interessados devem apresentar uma redação. Na fase seguinte, será feita uma entrevista. São oferecidas 120 vagas. 

Em Ribeirão Preto, o cursinho também é organizado pelos estudantes da Faculdade de Direito. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho. O funcionamento é gratuito com apoio de entidades parceiras que doam materiais didáticos. Para o segundo semestre de 2022, estão disponíveis 14 vagas. 

Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a iniciativa foi batizada de Cursinho Popular Clarice Lispector. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de julho por formulário on-line. A seleção dos candidatos, após o preenchimento do formulário, se dará com a participação em uma aula inaugural e utilizando critérios como cotas raciais e sociais, alunos de escola pública, situação socioeconômica e ex-alunos do cursinho.

Fonte: EBC

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos


Clipping

Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para repassar o aumento de custos ao consumidor final, observa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Segundo a coordenadora do Programa de Serviços Financeiros da organização não governamental, Ione Amorim, no passado casos do tipo já eram registrados, no entanto, a alta da inflação no Brasil nos últimos dois anos têm levado a cada vez mais empresas, de diversos setores, a adotar esse tipo de prática. “Hoje, a forma como isso vem sendo feita ganhou uma dimensão muito maior”, enfatizou.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulava, em maio, taxa de 11,73% em 12 meses. De maio de 2020 a maio deste ano, a inflação medida pelo índice chega a 20,27%.

Reduflação

O amplo uso da redução de embalagens e diminuição das quantidades normalmente vendidas levou ao uso do termo reduflação para se referir à prática. A quantidade ou qualidade de produto é menor, mas o preço não é reduzido ou não é reduzido na mesma proporção da diminuição da embalagem. Assim, a empresa tenta evitar o desgaste do aumento direto de preços.

Ione lembra que uma portaria da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor regulamenta alterações no tamanho e quantidade de produtos vendidos nas embalagens, definindo que as mudanças devem ser informadas em destaque nos rótulos por 180 dias.

Porém, segundo a economista, as empresas têm usado estratégias que apostam na desatenção do consumidor. “Para driblar o cumprimento dessa portaria, as empresas estão lançando embalagens paralelas”, denuncia.

Ou seja, o mesmo produto é vendido em duas embalagens muito parecidas, mas, em uma delas, com menos quantidade do que o original. “Embalagens de azeite que, tradicionalmente, são engarrafados em vidros de 500 ml [mililitros], hoje você já vê alguns de 400 ml. Então, tem que ficar atento na hora de pegar a embalagem, porque elas são muito parecidas”, alerta.

Para ajudar os consumidores a compararem os preços, a economista recomenda consultar o preço por unidade de medida: litro, quilo ou metro. “O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6º, exige que o preço por unidade de medida quilo, litro ou metro seja colocado nas prateleiras para que o consumidor consiga fazer a relação entre as diversas embalagens do produto que é oferecida”, explica.

Ione alerta que há empresas que estão mudando a composição dos produtos. De acordo com a economista, a medida vem sendo adotada por diversos fabricantes que reduzem o percentual de matérias-primas, trocando por compostos ultraprocessados. Segundo Ione, alterações do tipo já foram feitas por marcas de suco, que deixam de ter o percentual mínimo de fruta para virar néctar, chocolate, que reduzem a quantidade necessária de cacau, e de leite condensado, que deixam de ter leite na composição. “Esse produto, além de ter alteração na sua composição, também passa por essa redução de custo, porque o produto foi piorado e manteve o preço”, destaca a economista.

Fonte: EBC

Presidente: aumento do Auxílio Brasil pode superar efeitos da pandemia


Clipping

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (24) que o aumento dos índices de inflação tem, entre suas causas, problemas decorrentes do isolamento social, medida de combate à pandemia que, segundo ele, acabou por prejudicar a economia do país.

Segundo o presidente, uma medida que pode ajudar na superação desses efeitos negativos causados pela pandemia na economia é o aumento no valor do Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600.

As declarações foram feitas durante a cerimônia de inauguração dos Residenciais Canaã I e II, em João Pessoa (PB).

De acordo com pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, está acumulado em 12,04%, nos últimos 12 meses.

Saúde amplia público da campanha de vacinação contra gripe


Clipping

O Ministério da Saúde informou que a partir de amanhã (25) os estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina contra a influenza. Segundo o ministério, a ideia é que a ampliação na vacinação evite casos de complicações decorrentes da doença e impeça eventuais mortes e uma possível “pressão sobre o sistema de saúde”.

A campanha nacional de imunização contra a influenza começou no dia 4 de abril. O Ministério da Saúde já distribuiu para estados e o Distrito Federal as 80 milhões de doses contratadas para imunizar a população brasileira. Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal.

Hoje (24), os pontos de vacinação atenderam exclusivamente pessoas que pertencem ao público-alvo da campanha, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar após a ampliação da campanha. Para tomar o imunizante da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação.

Fonte: EBC

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

Clipping

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado nesta semana pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos são devido à inflação e ao maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Fonte: UOL

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés


Clipping

No período de 2012 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação de membros inferiores, envolvendo pernas ou pés, uma média de 66 pacientes por dia, o que significa pelo menos três procedimentos realizados por hora.

O levantamento inédito foi feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), com base em dados do Ministério da Saúde. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da sociedade, Julio Cesar Peclat de Oliveira, afirmou que “o problema é que, quando a gente compara com os últimos anos, vemos que a situação vem piorando e, coincidentemente, com a pandemia de covid-19.”

Pela análise dos números, o médico interpretou que muitos pacientes perderam a continuidade do tratamento de doenças crônicas como, por exemplo, o diabetes, que é uma das principais causas de amputação de membros inferiores.

“É uma doença crônica e o tratamento tem de ser crônico, ou seja, não pode ser descontinuado”. Ele explicou que, quando a pessoa é diabética e não faz tratamento adequado e usa medicamentos, “ela descompensa a doença e fica mais vulnerável aos riscos de, por exemplo, ter uma ferida no pé que vai infectar e gangrenar, evoluindo com perda desse membro”.

Peclat de Oliveira afirmou que cerca de 70% das amputações são motivadas por uma pequena ferida ou calo no pé. Por isso, recomendou que o paciente diabético precisa ter disciplina rígida e fazer o autoexame diário, principalmente do chamado pé neuropático, caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade.

“De maneira geral, o recado é que devem fazer o autoexame dos pés, principalmente o paciente diabético”. O médico recordou que muitos pacientes não sabem que são diabéticos. Muitos só vão se inteirar disso quando vão ao consultório tratar varizes, marcam cirurgia e o médico constata que seus níveis glicêmicos estão nas alturas.

“No mundo, uma em cada cinco pessoas não sabe que é portador dessa doença. A pandemia nos revelou isso. Muitos pacientes que chegam ao consultório ou aos serviços de urgência com complicações do diabetes só descobrem que a têm após o atendimento”, destacou.

O diabetes é uma doença muito ligada ao sedentarismo e à obesidade e vem aumentando, progressivamente, em todo o mundo, segundo o médico. Durante a pandemia, iniciada em 2020, as pessoas tiveram menos acesso às unidades de saúde e as doenças crônicas “foram maltratadas por conta disso”. Segundo ele, o tabagismo é outra grande causa de amputações de membros pelo entupimento de artérias.

Desemprego chega a 9,4% em abril, diz Ipea


Clipping

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,4% em abril deste ano, o menor patamar desde outubro de 2015, de acordo com estudo divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na comparação com o mesmo mês de 2021, a taxa registrou queda de 4,9 pontos percentuais. Ao todo, o país tinha 11 milhões de desempregados em abril.

Segundo o Ipea, na outra ponta, a população ocupada em abril chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, o maior patamar desde 2012. Em relação ao mesmo período do ano passado, a população ocupada aumentou 10,8% e, na comparação com março último, houve alta de 2,1%. De acordo com o Ipea, a análise dos dados mostra que a expansão da ocupação tem ocorrido de forma generalizada, envolvendo todas as regiões, todos os segmentos etários e educacionais e atingindo todos os setores da economia.

O Ipea ressalta a recuperação nos setores que tiveram quedas mais intensas no auge da pandemia, devido às medidas de afastamento social. No primeiro trimestre deste ano, 6 dos 13 setores pesquisados apresentaram crescimento da ocupação superior a 10%, com destaque para os segmentos de alojamento e alimentação, com aumento de 32,5% na taxa de ocupação; serviços pessoais, com alta de 19,5%; e serviços domésticos, com crescimento de 19,4%.

Os dados mostram, no entanto, que ainda há uma série de desafios a serem superados no mercado de trabalho brasileiro. Mesmo diante de uma recuperação mais forte do emprego formal, a maior parte das novas vagas está sendo gerada nos segmentos informais da economia. No último trimestre móvel, encerrado em abril de 2022, enquanto o montante de trabalhadores com carteira assinada avançou 11,6%, na comparação com 2021, o contingente de ocupados sem carteira cresceu 20,8%.

Desalento em queda

O país ainda tem aproximadamente 4,2 milhões de pessoas desalentadas. O desalento refere-se àquelas pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por achar que não vão encontrar. O contingente registrado em abril é, no entanto, o menor já apontado desde setembro de 2017. A proporção de desalentados em relação à população fora da força de trabalho recuou de 5,1% para 3,7%, entre abril de 2021 e abril de 2022.

Já os trabalhadores que se declararam subocupados em abril eram 6,4 milhões, ou seja, 6,5% do total da ocupação. Os trabalhadores subocupados são aqueles que trabalham menos do que 40 horas semanais tendo disponibilidade e desejando trabalhar mais. Esses dados representam queda de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2021.

O Ipea calculou as taxas com base na série trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para serem comparados, os dados foram dessazonalizados.

Trabalhadores da Volkswagen terão redução de jornada

Clipping

A fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, fechou um acordo com os funcionários, que prevê a redução da jornada de trabalho com diminuição de salários para tentar passar pela crise ocasionada pela falta de componentes eletrônicos e peças, o que continua prejudicando a produção nas montadoras. Mesmo com a alta demanda, os veículos não são finalizados, o que gera diminuição do trabalho.

Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a medida está assegurada por acordo válido por cinco anos, firmado pelo sindicato, e a decisão foi comunicada aos trabalhadores, ontem, em assembleias internas. O programa, que tem percentual de redução de 24% da jornada e 12% nos salários, sendo cinco dias a menos de trabalho, será implantado logo após o término das férias coletivas que vão de 27 de junho a 7 de julho.

Menor impacto

Segundo o diretor administrativo do sindicato e representante na Volks, Wellington Messias Damasceno, a opção pela redução de jornada tem menor impacto na cadeia produtiva e para os trabalhadores terceirizados.

“A Volks queria parar um turno, nós negociamos para, ao invés disso, reduzir a jornada e manter os turnos funcionando, o que diminui o impacto na cadeia de produção, nos fornecedores e, sobretudo, nos terceirizados que não têm o mesmo acordo que os trabalhadores da Volks”, explicou.

De acordo com o sindicato, a medida será avaliada mês a mês e pode sofrer alterações até a normalização da situação, que não tem data prevista para ocorrer.

Por meio de nota, a Volkswagen confirmou a adoção de novas medidas de flexibilização da mão de obra na unidade de São Bernardo do Campo, previstas em Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, durante o mês de julho, em razão da falta de componentes.

Estudo avalia eficácia de doses menores para reforço contra covid-19

Clipping

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Mato Grosso e o Instituto Sabin de Vacinas iniciaram um estudo para avaliar se doses menores da vacina contra a covid-19 continuam eficazes na geração da resposta imunológica do organismo. Com doses fracionadas, os pesquisadores também querem reduzir as reações adversas à vacina. O estudo envolve apenas as doses de reforço da vacina.

Segundo a Fiocruz, o fracionamento das doses possibilita o aumento mundial da oferta de vacinas, além de orientar novas estratégias globais de imunização. De acordo com os dados do site Our World in Data, uma iniciativa internacional que reúne informações sobre os grandes problemas da humanidade, até o momento 66,3% da população mundial recebeu ao menos uma dose de vacina contra a covid-19, porém a proporção cai para apenas 17,8% nos países pobres.

O site indica que já foram aplicadas globalmente 12 bilhões de doses contra a covid-19 e a cada dia são vacinadas 6,33 milhões de pessoas. Em muitos países da África, o esquema básico de vacinação, com duas doses ou dose única, não chegou a 10% da população, ficando em 1,9% na República Democrática do Congo, 4,2% em Madagascar e 4,5% em Camarões. O país no continente com a maior proporção de imunizados é Moçambique, com 66,2%.

Já na Europa, as menores proporções de esquema básico de vacinação são da Bulgária (29,9%) e Moldávia (26,4%). Os países europeus que mais vacinaram a população são Portugal (87,3%) e Espanha (86,7%).

O Brasil aparece no mapa do Our World in Data com 78,7% da população vacinada com o esquema inicial. Os dados do Ministério da Saúde indicam 165,1 milhões de pessoas imunizadas com duas doses ou dose única, 91,6 milhões com dose de reforço e 7,8 milhões com a quarta dose.

O estudo sobre o fracionamento do reforço é financiado pela organização internacional Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi, sigla em inglês), com US$ 6,3 milhões (R$ 32,7 milhões). A pesquisa está sendo feita também no Paquistão, em parceria do Instituto Sabin com a Universidade de Aga Khan.

Em cada país, participarão da pesquisa 1.440 pessoas, que receberão as vacinas Pfizer (dose cheia, metade ou um terço), AstraZeneca (dose cheia ou meia) e Coronavac (dose cheia), sendo acompanhadas por seis meses.

De acordo com a vice-presidente de Epidemiologia Aplicada do Instituto Sabin de Vacinas, Denise Garrett, a dose é determinada nos estágios iniciais do desenvolvimento das vacinas, equilibrando o máximo de eficácia com o mínimo de efeitos colaterais. Como na pandemia havia urgência para a disponibilização das vacinas, foi priorizada a eficácia no processo.

Fonte: Edenevaldo Alves

Audiência debate divulgação da cartilha sobre a Lei Menino Bernardo

Clipping

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (23) sobre a divulgação da Cartilha da Lei Menino Bernardo, que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel por aqueles responsáveis em educá-los ou protegê-los.

Antes conhecida como Lei da Palmada, a norma teve origem no Projeto de Lei 7672/10, do Executivo, e seu novo nome homenageia o garoto gaúcho Bernardo Boldrini, de 11 anos, vítima de violência doméstica, na cidade de Frederico Westphalen (RS).

Segundo a lei, os pais ou responsáveis que usarem castigo físico ou tratamento cruel e degradante contra criança ou adolescente ficam sujeitos a advertência, encaminhamento para programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico e cursos de orientação, além de outras sanções.

Essas medidas serão aplicadas pelo conselho tutelar da região onde reside a criança.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a realização do debate, afirma que a lei representa um “avanço civilizatório” para o Brasil, por estabelecer normas para a educação de crianças e adolescentes, sem o uso da violência.

A parlamentar explica que, no intuito de contribuir para o processo de mudança de cultura no País, a Rede Não Bata Eduque lançou a Cartilha Lei Menino Bernard para mostrar como a norma pode ser aplicada na prática.

O debate desta quinta, continua Erika Kokay, busca divulgar a cartilha, consolidar a cultura da educação sem violência, com respeito ao desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiros, e discutir novas formas de ampliar a divulgação da lei.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Bezerra Alves;
– a conselheira da Comissão Permanente dos Direitos ao Trabalho, à Educação e à Seguridade Social do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Virgínia Berriel;
– o representante da Associação dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro, Marcelo Nascimento; e
– a coordenadora das ações de Participação Infanto-Juvenil da Rede Não Bata, Eduque, Ana Paula Rodrigues.

A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 14 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

24 junho 2022

Gonzaga Patriota cumpre agenda em Pernambuco


Clipping

A todo vapor! O deputado federal Gonzaga Patriota(PSB) teve mais um final de semana bastante intenso. O parlamentar dedicou sua agenda para visitar municípios pernambucanos, entre eles: Salgueiro, Parnamirim, Ipubi, Ouricuri, Trindade, Araripina, Santa Filomena, Dormentes, Afrânio, Rajada e Petrolina Nessas localidades, o socialista vistoriou obras e estreitou os laços políticos.

A agenda começou cedo em Salgueiro, com um café da manhã no Pronto Socorro São Francisco. Ainda, em Salgueiro, ele seguiu para uma entrevista na Rádio Asa Branca FM e fez uma visita ao Sistema Beto Som FM 104,9. A viagem também foi uma oportunidade para revisitar os amigos e correligionários, como Rejânio Brito, em Ipubi.

Em Araripina, Patriota vistoriou a obra da UTI Adulta do Hospital Santa Maria, que está sendo realizada com recursos destinados pelo parlamentar. Na ocasião, ele anunciou que R$ 150 mil já estão disponíveis para a instituição. A diretora, Irmã Fátima, comemorou a boa notícia e agradeceu ao deputado pela parceria ao longo dos anos.

Em Santa Filomena, o deputado fez uma visita a Prefeitura e na Câmara dos Vereadores, onde realizou uma prestação de contas de emendas que alocou para a saúde do município. Já em Dormentes, visitou a prefeita Josimara Cavalcanti e esteve conferindo a obra do Memorial Geomarco, que está sendo construído com recursos enviados do parlamentar, também visitou o EREM Senador Nilo Coelho, onde estava havendo um festival de dança escolar. Em Afrânio, o deputado fez uma visita cordial ao prefeito Rafael de Perón na nova sede da Prefeitura que será inaugurada no final do mês.

Finalizando a agenda, o parlamentar participou do 1º Encontro dos Legislativos Municipais no Vale do São Francisco. O evento, que segue até o dia 25, é realizado pela Órganon em parceria com a Facesf e conta com sete palestras de interesse de agentes políticos e uma mesa redonda.

.

22 junho 2022

Em Lagoa Grande, deputada Roberta Arraes recebe o apoio da vereadora Rosa Farias

 


A deputada Roberta Arraes que segue ampliando e fortalecendo o seu grupo político para as Eleições 2022, anunciou na manhã de hoje (22), mais um importante apoio, desta vez da vereadora do município de Lagoa Grande, Rosa Farias.

A vereadora está no seu segundo mandato, tem uma história familiar política que iniciou com o seu pai, Sr. Erasmo Farias, que exerceu cinco mandatos como vereador e hoje é um grande líder e entusiasta da boa política.

A família da vereadora tem muitos serviços prestados e um grande reconhecimento do povo de Lagoa Grande. Na cidade, a parlamentar também conta com o apoio do líder comunitário, o jovem Cícero Sena, que faz um importante trabalho de assistência na saúde.

Para a deputada, que já vem ao longo do seu mandato trabalhando e destinando emendas parlamentares, contribuindo com o desenvolvimento da cidade de Lagoa Grande, receber o apoio da vereadora, seu pai e de toda a família, só reforça mais o seu compromisso para com todos os lagoa-grandenses.

“Foi uma manhã de muita emoção e felicidade ao ser recebida na casa de Sr. Erasmo Farias, que é um homem íntegro e honrado, um verdadeiro líder e de uma família muito unida. Hoje com a sua filha vereadora, soma ainda mais uma história de muitos serviços prestados à população.
Tomamos um tradicional café sertanejo regado de boas conversas. Agora daqui para frente caminharemos juntos e trabalharemos muito mais para todos os lagoa-grandenses. Saí de lá com mais responsabilidade de dar continuidade a esse grande trabalho que já é feito por toda essa família maravilhosa!”, afirmou Roberta Arraes.

Santa Maria da Boa Vista: PRF prende casal transportando 12,6 kg de cocaína

Um casal que transportava 12,6 quilos de cocaína foi detido, nesta terça-feira (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-428, em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco. A droga era transportada em fundos falsos de um carro e representa um prejuízo estimado de mais de R$ 500 mil ao crime organizado.

Segundo o boletim, o Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizava uma fiscalização de segurança viária no km 83 da rodovia, quando abordou um carro com placas do Mercosul. Durante a abordagem, os policiais perceberam que o motorista e a passageira entraram em contradição e, então, realizaram uma verificação detalhada no veículo. Nesse momento foram encontrados três tabletes de cocaína na porta e outros nove no interior do banco traseiro.

O motorista disse que havia sido contratado para transportar a droga de Goiânia (GO) até João Pessoa (PB). Ele foi encaminhado junto com a passageira à Delegacia de Polícia Civil (PC) de Petrolina, que irá investigar o caso.