PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

12 abril 2021

Paciente em estado grave de Covid chega ao Recife com ‘pulmão artificial’ com 35 minutos de bateria

 

Clipping

Um homem de 38 anos em estado grave da Covid-19 foi transferido de Natal (RN) para o Recife, nessa quinta-feira (8), com o “pulmão artificial” usado no tratamento da doença com apenas 35 minutos restantes de bateria.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o paciente foi escoltado de um hospital particular de Natal até o Real Hospital Português, no Recife, um dos polos de referência no uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) no Norte e Nordeste.

O tratamento usado pelo paciente é o mesmo do ator Paulo Gustavo, que está internado em um hospital no Rio de Janeiro desde o último dia 13 de março. 

Durante o transporte, o dispositivo usado para o paciente respirar de forma artificial apresentou problemas de carregamento e chegou ao hospital com apenas 35 minutos de vida útil de bateria.

O equipamento demanda uma equipe e um centro especializado em ECMO para manejo. 

A PRF informou nesta sexta-feira (9) que, por volta das 15h de quinta-feira, a superintendência do Rio Grande do Norte recebeu uma solicitação para prestação de apoio ao transporte do paciente.

As superintendências de Pernambuco e da Paraíba foram acionadas, e a escolta foi viabilizada com os cuidados necessários. 

“Após uma articulação envolvendo gestores, médicos e policiais, foi possível realizar com sucesso a transferência do paciente, que chegou ao hospital às 20h10”, informou a PRF.

ECMO
A ECMO é capaz de substituir as funções do coração ou do pulmão de forma artificial.

No caso dos pacientes com a Covid-19 que apresentam severo comprometimento respiratório, a ECMO permite que os pulmões descansem enquanto um circuito faz a respectiva função.

O sangue é retirado do corpo, oxigenado em uma máquina através de uma membrana artificial, que também retira o CO2, e devolvido ao paciente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário