Com o novo programa, os pequenos e médios produtores rurais podem ter acesso facilitado aos recursos
Com o objetivo de fortalecer a agricultura irrigada no Nordeste com a implantação dos instrumentos da Política Nacional de Irrigação (Lei n.º 12.787/2013), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Banco do Nordeste (BNB) lançam o Programa de Fomento à Agricultura Irrigada do Nordeste (Profinor).
“Era imprescindível a criação de um programa estruturado especificamente para superar esses obstáculos nos municípios contemplados pelo Programa AgroNordeste. A partir da linha de crédito criada pelo BNB, os pequenos e médios produtores rurais da região poderão agora ter acesso facilitado, tanto a recursos para implantação ou expansão dos projetos de irrigação e drenagem, como também assistência técnica necessária para que os seus projetos sejam economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis”, explica a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
Tendo como fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o programa objetiva também aumentar e diversificar a oferta de alimentos, gerando novas possibilidades de comercialização e de geração de renda para os produtores, aumentar a oferta de empregos rurais, incentivar a adoção de energias alternativas para suprir a deficiência do sistema tradicional de fornecimento e energia elétrica e melhorar a qualidade de vida da população.
“Nós vamos contribuir, olhar os nossos direcionamentos estratégicos e fazer com que a gente insira todos esses objetivos e transforme em ações e atividades para realizarmos as entregas e trazermos os resultados aos produtores. Com isso, os produtos se tornam mais eficientes em sua produção, aumentando a produtividade e gerando resultados melhores comparados aos patamares que temos hoje”, afirma o presidente do BNB, Romildo Rolim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário