Dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, obedecendo Portaria nº1515/18 do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, começou, ontem, a etapa de validação no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. O objetivo é prevenir fraudes e promover maior segurança no processo de emissão da CNH, ou seja, a coleta e armazenamento biométrico (imagens da fotografia, assinatura e impressões digitais) para identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH, e constituição de banco de imagens do Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH.
O sistema, que é pioneiro no Nordeste, ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações e conta com armazenamento biométrico, garante maior segurança e impede fraudes no processo da habilitação.
Segundo Nivaldo Carneiro, gerente de Habilitação de Condutores, a iniciativa vai permitir o acesso do Órgão ao banco nacional de imagens de condutores, por meio de parceria com o DENATRAN, e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Na coleta da foto do condutor, o sistema, imediatamente, realizará a conferência da imagem com índice de 90% de similaridade com a sua imagem já registrada no banco de imagens do sistema nacional de condutores.
Ele informou ainda que, com esse novo procedimento, o usuário só seguirá para as demais etapas de seu processo após a validação efetiva de suas imagens coletadas, garantindo sua devida identificação nas etapas seguintes, ou seja, exame médico e avaliação psicológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário