Com o slogan Pernambuco, uma colmeia de desenvolvimento o encontro estadual reuniu diversos especialistas no segmento da apicultura para debater as atividades e os rumos do segmento para o futuro.
Entre os temas que forma discutidos estão a atuação nacional e regional do SEBRAE no setor apícola, a viabilidade da atividade no estado, o manejo apícola de alta produtividade e a colheita higiênica do mel, entre outros. Além dos debates houve minicursos, palestras, exposições e visitas técnicas.
O prefeito Alexandre Arraes, que também preside o CISAPE, abriu o evento destacando a importância econômica do arranjo produtivo local da apicultura na região Araripe. Ele afirmou que a região tem uma vocação natural para a apicultura em todas as suas segmentações. “O mel produzido no Araripe responde por 75% da produção do estado. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que o estado passasse de 9º para 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas”, afirmou.
A apicultura é uma atividade econômica viável que não degrada o meio ambiente, sendo considerada uma das poucas que incentivam a preservação da flora. No estado, apesar da forte estiagem que prejudicou a atividade em 2011 e 2012, a cadeia da apicultura está se reerguendo, recebendo investimentos de instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário