PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

04 dezembro 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE ARARIPINA ABRE RODA DE CONVERSA EM DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

saudeararipina1
No Dia Mundial de luta contra a AIDS, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, contando com a Coordenadora de Atenção Básica, Drª Janine Alencar, a Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher e da Criança, Drª Tarcila Helena e a Coordenadora de Saúde na Escola, Drª Geysianne Almeida, realizaram na segunda-feira (01), uma Roda de Conversa com os servidores SESC LER, a cerca da doença, suas consequências no cotidiano e como preveni-la.
O objetivo da atividade foi sensibilizar a todos para os cuidados, prevenções e a importância de fazer o exame, do qual são disponibilizados “testes rápidos” gratuitamente no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima, todos os dias, no horário das 08 às 12 horas.
Ainda, está em fase de construção o cronograma da II Semana Municipal de Luta contra a AIDS, que terá como objetivos provocar a mudança no comportamento sexual da população, estimular a realização do exame que detecta a doença (o teste rápido), sensibilizar a população dos meios de prevenção e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus. A semana será realizada ainda neste mês de dezembro em Araripina e logo será divulgada a programação final.
De acordo com o Ministério da Saúde estima que dos 700 mil brasileiros que convivem com o HIV, 150 mil não saibam que são soropositivos. Embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos homossexual. Considerando esse cenário, além do controle da própria doença o diagnóstico também é importante para que a pessoa não transmita o vírus.
saudeararipina
Entende-se por situação de risco comportamentos que colocam o indivíduo em ocasiões em que ele pode entrar em contato com o vírus – a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo ou sexo diferente, compartilhamento de seringas e reutilização de objetos cortantes.
Por que fazer o teste?
O diagnóstico rápido do HIV é extremamente importante para o soropositivo. A identificação precoce do problema e a busca imediata pelo tratamento são atitudes que aumentam a qualidade de vida da pessoa e fazem com que ela tenha mais chances de viver normalmente.
Quando fazer o teste?
Após ter vivenciado uma situação de risco, a pessoa deve esperar alguns dias para realizar o teste. Entre o momento da contaminação e a possibilidade de detecção da infecção existe um período chamado de janela imunológica – deve-se esperar pelo menos 30 dias para que o teste obtenha um resultado confiável.
ASCOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário