PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

14 abril 2014

Chuvas mudam a paisagem sertaneja

seca gde

Quando aterrissar, hoje (14), em Serra Talhada, a 420 km do Recife, a presidente Dilma Rousseff (PT) encontrará um Sertão diferente da última vez em que esteve no Estado: açudes e barragens com água em abundância, um verde encantador, lavoura para o gado e um povo mais animado em relação a uma boa safra agrícola.

Choveu bastante nos últimos dias no semiárido pernambucano. Em alguns municípios do Sertão do Pajeú, região visitada daqui a pouco pela presidente, choveu 100% a mais do que o mesmo período do ano passado. Diante disso, os agricultores, que perderam tudo na safra passada, voltaram ao campo para o plantio de milho e feijão.

As chuvas mudaram também os níveis de reserva hídrica dos mananciais da região. Um bom exemplo disso, comemorado pela população de Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, é a Barragem de Brotas, que secou, literalmente, no ano passado, não resistindo aos efeitos da maior seca dos últimos 50 anos.

Apesar da mudança da paisagem sertaneja, a presidente enfrentará um calor insuportável e um sol causticante. No horário da sua chegada, por volta das 15 horas, os termômetros em Serra Talhada, uma das cidades mais quentes da região, tendem a chegar aos 40 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário