PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

26 abril 2023

Tadeu Alencar se reune com João Campos no Recife para tratar de ações de Segurança Pública e levar exemplo do Compaz para o Brasil

 


O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, esteve no Recife nesta segunda-feira para uma reunião com o Prefeito João Campos. Na mesa, pautas que convergem entre a Senasp e a Prefeitura do Recife e uma importante iniciativa de nacionalizar o Compaz, centros comunitários que estão espalhados pelo Recife e devem ganhar outras unidades pelo Brasil.

“Tivemos uma reunião sobre as convergências da Senasp e da Prefeitura do Recife, que são muitas. Saí do encontro confiante do acerto das políticas públicas adotadas pelo Recife, com o aprofundamento de projetos que fortalecem a Guarda Municipal e a expansão do Programa COMPAZ, que dialogam com todos os eixos do PRONASCI2, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, relançado pelo Presidente Lula”, disse Tadeu.

Em quase quatro meses comandando a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Tadeu tem se destacado por sua atuação ampla, plural e, acima de tudo, aberta para receber e ouvir propostas que possam se transformar em políticas públicas para o Brasil.
“Temos procurado ouvir todos os entes federativos, os Estados, as grandes capitais do Brasil e também os municípios de menor porte. O nosso trabalho na Senasp é justamente esse, de estar ao lado de Estados e Municípios os auxiliando na construção de políticas públicas de segurança e também quando formos demandados, como aconteceu com o Rio Grande do Norte, por exemplo. A resposta rápida do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi fundamental para a contenção de danos”, concluiu Tadeu.Pernambuco - Tadeu Alencar aproveitou a agenda no Recife para visitar também a Secretária de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Carla Patrícia. Um encontro também classificado como positivo por ele.“Já conversamos algumas vezes e essa foi mais uma oportunidade de falar sobre o combate à criminalidade no Estado e no País. Temos pautas convergentes. O tema Segurança Pública deve ser tratado de forma séria, deixando preferências políticas de lado. Precisamos trabalhar em conjunto, o Brasil inteiro, de forma cooperativa, federativa, integrada, com um esforço de governo e sociedade. Esse é um tema que não deve nos dividir”.

Operação da Polícia Civil prende quatro pessoas por extorsão e sequestro no interior de PE

 

Foto: divulgação PCPE

Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou uma operação de repressão qualificada denominada “Scarpa”, que prendeu quatro pessoas por extorsão e sequestro. Os mandados foram cumpridos em Caruaru, no Agreste, Igarassu e São Paulo.

A operação, presidida pelo delegado José Tenório Neto, adjunto do Grupo de Operações Especiais (GOE), teve as investigações iniciadas em setembro de 2022 com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara Criminal de Palmares. Na execução, foram empregados 20 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. (g1 Caruaru)

Raquel Lyra inaugura leitos de terapia intensiva na Zona da Mata

 

Foto: divulgação

Uma nova rede para atendimento de terapia intensiva adulta foi inaugurada no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. O Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) ganhou 10 leitos de UTI, entregues pela governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (25). Dos novos equipamentos, seis serão obstétricos e quatro de clínica médica. Para a reforma, instalação de ar-condicionado e pintura foram investidos em torno de R$ 1 milhão. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a inauguração.

“A gente inaugurou, no Hospital João Murilo, 10 leitos de UTI materna, permitindo que essa maternidade possa virar uma unidade de alto risco. Isso vai permitir que as mulheres possam ser atendidas mais perto de suas casas, sem a necessidade de enfrentar dificuldades em deslocamento”, ressaltou a governadora.
 
A partir de agora, o hospital vai contar com uma estrutura de acolhimento que atenderá a 22 cidades da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR). “A rede de saúde do Estado ganha, especialmente, uma referência de maternidade de alto risco. Já tinha UTI de adulto no hospital e agora tem UTI materna específica e, assim, a gente cria uma referência na região”, frisou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
O novo espaço vai promover a interiorização da assistência hospitalar materno-infantil. “A unidade já está apta a realizar esse tipo de atendimento, contemplando a mulher do momento do parto ao período de puerpério”, explicou a coordenadora-geral do João Murilo, Roberta Câmara.
 
O Hospital João Murilo já conta com 20 leitos de atendimento neonatal, sendo 10 de UTI e 10 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
 
Estiveram presentes na inauguração o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças locais.

Congresso com terreno movediço

 

No retorno ao Brasil hoje, vindo de mais um giro internacional, desta feita a terras lusitanas, o presidente Lula (PT) vai se deparar com uma mudança brusca no cenário político. Um Congresso com tendência de relevar a pauta principal, que passa pela discussão do arcabouço fiscal e reforma tributária, para cuidar de investigações.

Investigações de toda natureza por quatro CPIs. A mais importante e barulhenta, destinada a mergulhar nos meandros ainda incertos e misteriosos, será mista, envolvendo senadores e deputados: a do fatídico 8 de janeiro. Mas tem mais: na Câmara, o presidente Arthur Lira (PP-AL) anuncia hoje mais três CPIs.

A primeira, para investigar quem está por trás das invasões criminosas do MST, inclusive em propriedades produtivas e públicas, como é o caso de uma área da Embrapa, em Petrolina. A segunda, diz respeito à manipulação de resultados de jogos de futebol e a terceira, por fim, trata da hecatombe econômica das Lojas Americanas.

Com tantas atribuições em CPIs, a Câmara corre o risco de ter sua pauta principal relegada a segundo plano. Não é de hoje – e a história registra muito bem – que o Congresso já sofreu com paralisações que pareciam não ter fim. A última foi a CPI da Pandemia, que, como a grande maioria, não deu em nada, acabando em pizza.

Se Lula não cuidar em arrumar a Casa, construindo uma maioria sólida, o que ainda é um longo caminho pela frente, seu Governo tende a não aprovar nada neste primeiro semestre, nem mesmo o arcabouço fiscal, prioridade de tentativa de colocar as contas da União em dia, promovendo o equilíbrio fiscal.

Estatal ucraniana de aviões suspende negociações com Brasil após declarações de Lula

 

A estatal ucraniana Antonov suspendeu as negociações para iniciar a produção de aviões no Brasil em razão das recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra da Ucrânia. As informações são do portal CNN.

Representantes no Brasil da estatal já haviam manifestado interesse de abrir uma fábrica em dois estados: São Paulo e Paraná. O investimento previsto seria de US$ 50 bilhões com geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.

O plano de negócios incluía a construção de uma planta industrial de 70 mil metros quadrados, transferência de tecnologia e uma pista de testes de ao menos 2.400 x 50 metros em um cronograma estimado em cinco anos.

A empresa passou a buscar alternativas fora da Europa justamente em razão da guerra. O Brasil foi escolhido como local possível porque os ucranianos consideraram que o país era neutro, o que mudou na última semana quando seus representantes informaram que as negociações estavam suspensas pelas declarações de Lula de que a Ucrânia também era responsável pela guerra.

Os ucranianos passaram, então, a ter dúvidas se seriam bem recebidos no Brasil e suspenderam as tratativas. O governo de São Paulo foi oficialmente informado da nova posição na semana passada. Claro que a companhia não descartou de vir ao Brasil e ela gostaria que fosse oficialmente formalizada o quão bem-vinda ela é aqui.

Procurada, a empresa confirmou as informações por meio de seu representante no Brasil, o advogado Eduardo Kuntz, que destacou que a Antonov aguarda que o governo federal e o estado De São Paulo possam formalizar o legítimo interesse em receber a companhia por meio de um documento oficial, capaz de desfazer qualquer mal-entendido e esclarecendo as possibilidades de cooperação bilateral.

Sobe para 14 número de feridos de acidente com 15 veículos na BR-408, no Grande Recife

 

Do G1/PE

Subiu para 14 o número de vítimas que ficaram feridas durante o acidente ocorrido no início da tarde de hoje, na BR-408, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Ao todo, 15 veículos, incluindo seis caminhões, se envolveram no acidente. Foram três colisões, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Alguns dos veículos pegaram fogo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu nove homens, que foram levados para unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife. Outras duas pessoas feridas foram retiradas do local por moradores da região.

Das pessoas socorridas pelo Samu, quatro foram encaminhadas para o Hospital da Restauração. Segundo a unidade, os pacientes deram entrada em estado grave. Um foi encaminhado diretamente ao bloco cirúrgico, enquanto os outros três passam por exames.

Além desses feridos, o Samu socorreu também:

  • 2 homens que foram levados para a UPA de São Lourenço da Mata;
  • 1 vítima que foi para o Hospital Getúlio Vargas;
  • 1 ferido que foi para a UPA da Caxangá;
  • 1 ferido que foi encaminhado para o Hospital Português.

Já o Corpo de Bombeiros disse que socorreu outras três vítimas que ficaram presas às ferragens. Foram elas:

  • Um homem de 38 anos, que foi levado de helicóptero pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) para o Hospital da Restauração;
  • Uma mulher de 41 anos, com edema na cabeça e lesão na perna esquerda, encaminhada para a UPA de São Lourenço da Mata;
  • Uma mulher de 20 anos, que sentia dores no pescoço e nas costas, também levada para a UPA de São Lourenço da Mata.

Alguns dos veículos envolvidos nas colisões pegaram fogo, o que levou à interdição total da rodovia. As batidas aconteceram às 12h15 no quilômetro 102,8 da BR-408, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para prestar socorro aos feridos. Um helicóptero da PRF também foi usado para o resgate dos feridos.

O que diz a PRF

  • Primeiro, uma caminhonete capotou na rodovia e o motorista ficou ferido;
  • O motorista ferido disse que foi trancado por um carro;
  • O condutor do carro não permaneceu no local do capotamento;
  • Alguns veículos pararam para ajudar o motorista ferido, e, na sequência, um caminhão que transportava tijolos provocou um engavetamento;
  • O motorista do caminhão não foi encontrado e não se sabe se ele fugiu ou foi socorrido;
  • Depois, ocorreu outro engavetamento que deixou mais pessoas feridas;
  • Nesse segundo engavetamento, pelo menos quatro veículos pegaram fogo no local;
  • Por causa do acidente, houve bloqueio total da pista no sentido Recife da BR-408;
  • O helicóptero da PRF foi utilizado, e junto com o Samu, resgatou uma vítima mais grave, que foi levada para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Sileno: É incômodo não saber o destino dos R$ 3,4 bi que o Governo quer emprestados

 

A apresentação do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, sobre os 3,4 bilhões em empréstimos que o Governo de Pernambuco pretende contrair manteve sem resposta questões essenciais, como a destinação de cerca de US$ 300 milhões desse montante.

A avaliação é do líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Sileno Guedes. Segundo o parlamentar, o representante da gestão de Raquel Lyra (PSDB) teve boa vontade em responder perguntas, mas repisou o discurso da tucana sobre um suposto desequilíbrio fiscal herdado do governo anterior.

A audiência com o secretário ocorreu durante reunião conjunta das comissões de Constituição, Legislação e Justiça, Finanças, Orçamento e Tributação e Administração Pública da Alepe. Com exceção de US$ 200 milhões a serem destinados para a segurança pública e de US$ 90 milhões previstos para o saneamento rural, a maior parte do montante de R$ 3,4 bilhões tem destino incerto, uma cobrança praticamente unânime entre todos os deputados que se manifestaram. Também foi apontada a necessidade de acrescentar ao texto do projeto de lei enviado pelo Poder Executivo o impedimento de uso desses recursos para outras finalidades, como o custeio da máquina pública, o que deve ser ajustado por meio de emendas dos deputados.

“Seria muito importante nós ouvirmos se já tem alguma linha que o governo pretende adotar para esse saldo que não teve a destinação detalhada. O atual governo repete a mesma retórica, mas a governadora só tem condições de pedir esse empréstimo porque houve um esforço enorme da gestão anterior. Eu queria, inclusive, parabenizar a equipe econômica do governo passado, que soube fazer o dever de casa que agora está propiciando à governadora pedir esse empréstimo dentro das condições da certificação da Capag B. Sou a favor do empréstimo. Estamos aqui para ajudar Pernambuco, mas me sinto muito incomodado em não saber qual é o destino desse saldo, porque nada nos foi apresentado sobre o que se pretende fazer”, afirmou Sileno.

O general em seu labirinto

 

Por Rudolfo Lago*

Somente se o Brasil resolver de vez dar um mergulho profundo rumo à Matrix, poderá prevalecer após a CPMI dos Atos Golpistas a versão que querem os oposicionistas de que o governo Lula foi leniente e conivente e deixou que acontecessem as depredações dos três principais prédios da República.

Qualquer uma das pombas que habita o pombal da Praça dos Três Poderes (e que provavelmente voaram para longe dali naquele dia fugindo da confusão) sabe que aquela turma de verde e amarelo era a mesma que estava há meses acampada em frente ao Quartel General do Exército. O pipoqueiro que nos fins de semana fica ali no QG em frente à Praça dos Cristais sabe muito bem que o Exército posicionou dois tanques na entrada da rua para impedir que a Polícia Militar já então comandada pelo interventor Ricardo Capelli ali entrasse para prender os golpistas que, depois da arruaça, para ali teriam voltado. Todos nós sabemos do posicionamento ideológico dos empresários que financiaram tudo isso. Todos nós ouvimos os diversos discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro estimulando a desconfiança sobre o sistema eleitoral brasileiro e o resultado das eleições.

Enfim, reverter de tal forma a impressão da sociedade sobre o que aconteceu é algo improvável. Mas, como já dissemos por aqui, não é algo de todo impossível. Nas bolhas do mundo digital, a verdade virou, como dissemos, uma questão de escolha. Ali, como no filme Matrix, escolher o que é real ou não vai depender da cor da pílula que se tome.

Dito isso, é inevitável avaliar que o governo, ainda que ao final tenha todas as condições de vencer a corrida que vai se iniciar a partir da leitura do pedido de CPMI, largou muito mal. Primeiro, porque fez uma avaliação errada e nem queria correr. Segundo, porque quando viu que a corrida era inevitável, posicionou no grid o seu carro às pressas. Improvisa agora a preparação que encontra do outro lado o bólido oposicionista afinado e pronto.

E, finalmente, porque de fato as imagens que tornaram a instalação da CPMI inevitável são mesmo muito complicadas e deixaram o governo perplexo. O ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência general Gonçalves Dias pode ter razão ao reclamar que as primeiras imagens da sua presença no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro foram editadas. Pode ter razão ao questionar por que os rostos dos demais integrantes do GSI estavam inicialmente borrados e o seu não. Mas o problema é que, mesmo após a divulgação completa das imagens das câmeras de segurança, ainda continua muito difícil entender o que exatamente ele fazia ali.

O primeiro ponto que chama a atenção foi dito pelo próprio Gonçalves Dias à Polícia Federal. Ele afirma que chegou ao Palácio do Planalto por volta das 14h50 e, vendo a invasão, pediu reforço de segurança. A primeira imagem dele dentro de um elevador é das 16h18. Ele aparece ali dentro falando em um celular. No mesmo momento, um homem tenta quebrar uma porta com um extintor de incêndio.

Esse tipo de postura é a primeira coisa que causa incômodo. Embora Gonçalves Dias tenha dito que atuou ali no “gerenciamento da crise”, conduzindo os baderneiros para fora do terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente da República, nenhuma das imagens parece mostrar um mínimo de indignação ou nervosismo do general. Bem ao contrário das imagens mais tarde que mostram a chegada de Lula e de seus ministros. Lula gesticula contrariado. O ministro da Justiça, Flávio Dino, tem uma discussão acalorada com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Onde estava o general nesse momento?

Também incomoda no depoimento de Gonçalves Dias suas declarações a respeito do monitoramento do que acabou acontecendo no dia 8 de janeiro. “QUE ao ser nomeado chefe do GSI não foi tratado com o Presidente da República ou outra autoridade a respeito das manifestações antidemocráticas que estavam ocorrendo desde o resultado das eleições presidenciais em 2022”, diz o depoimento, em determinado trecho. “QUE ao assumir no dia 02 de janeiro, durante cerca de 5 dias estava ainda se ambientando as funções, haja vista que não houve passagem de função com o Ministro anterior”, diz em seguida. “QUE não tem conhecimento a respeito de ações radicais que ocorreriam em manifestação na cidade de Brasília entre 06 e 08 de Janeiro”, continua. “QUE não tem conhecimento se havia agentes de inteligência da ABIN ou outros do GSI monitorando o acampamento”, prossegue.

O depoimento segue preocupante. “QUE, indagado se recebeu informações de inteligência da ABIN a respeito do aumento de fluxo de ônibus e chegada de pessoas após 6 de Janeiro a BSB, informou que não recebeu qualquer relatório de inteligência”, diz mais adiante. Mais: “QUE as mensagens do dia 8 pela manhã constavam pessoas fazendo discursos exaltados, ameaçando invadir prédios públicos da República”. E: “QUE o compilado de mensagens não pode ser considerado tecnicamente um relatório de inteligência para produção de conhecimento para assessorar a decisão do gestor”.

Ou seja, é possível interpretar pelo depoimento do general Gonçalves Dias que o GSI foi pego de calças curtas no dia 8 de janeiro. O GSI é, como o próprio nome já diz, o órgão responsável pela segurança institucional da Presidência. E praticamente não estava monitorando o que acabou acontecendo no dia 8 de janeiro.

Se estava coalhado de bolsonaristas, houve aí o erro de não corrigir. Se a turma sob o comando do general estava ali dentro distribuindo água para os golpistas, trata-se de uma atitude que não tem justificativa e que deveria ter sido condenada.

Finalmente, se fica uma série de dúvidas sobre a presença do general, outras dúvidas ficam quanto à decisão de esconder tais imagens antes da sua divulgação agora. Por quê?

Impossível, portanto, não lembrar do título do livro de Garcia Marquez sobre Simon Bolívar. As imagens das câmeras de segurança mostram “o general em seu labirinto”. E esse labirinto é um incômodo para o governo. Basta ver as diferentes interpretações que foram dadas. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) disse, aqui ao Congresso em Foco, que Gonçalves Dias teria mentido para Lula sobre as imagens. Já o agora substituto interino na chefia do GSI, Ricardo Capelli, disse ao mesmo Congresso em Foco, que Gonçalves Dias “é um servidor exemplar do Exército brasileiro”.

A caminhada de Gonçalves Dias pelo Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro é uma caminhada por um labirinto. Evitar que o destino final seja um profundo mergulho na Matrix será agora o desafio do governo.

*Ex-diretor do Congresso em Foco Análise, é chefe da sucursal do Correio da Manhã em Brasília. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.

Comissão de Segurança Pública da Câmara convoca ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli

 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, a convocação do ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli. Com a convocação, o ministro interino é obrigado a comparecer à comissão. A audiência foi marcada para o dia 16 de maio.

Os deputados querem que Cappelli preste esclarecimentos sobre a atuação de agentes do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto por golpistas bolsonaristas, em 8 de janeiro.

Governo Lula autoriza força-tarefa nos presídios de Pernambuco

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou, hoje, o emprego da Força-Tarefa, em caráter episódico e planejado, em apoio ao Governo do Estado de Pernambuco, por quarenta e cinco dias, no período de 26 de abril a 9 de junho de 2023, nos presídios do Estado.

O apoio tem o objetivo de exercer atividades de instrução, adestramento, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, durante a vigência da portaria autorizativa. O número de profissionais a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

Gustavo Gouveia realiza entrega de doações arrecadadas pela Alepe ao Lar Paulo de Tarso

 

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Gustavo Gouveia (SD), realizou a entrega dos donativos arrecadados pela Alepe, após a tragédia ocorrida no Lar Paulo de Tarso, no último dia 14. Entre as doações, estavam alimentos, produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal, roupas, móveis e uma quantia em dinheiro.

“Não poderíamos prestar a nossa solidariedade de outra forma que não fosse ajudando. Esse é o momento de nos unirmos e nos mobilizarmos para tentar diminuir o impacto que foi causado”, declarou Gustavo Gouveia. “Aproveito para prestar, mais uma vez, solidariedade às famílias das vítimas e agradecer aos servidores e colegas deputados que fizeram a sua parte. Realizamos um bom trabalho e continuaremos focados em ajudar no que estiver ao nosso alcance”, finalizou.

19 abril 2023

SENAI Araripina realiza formatura de 190 novos profissionais técnicos

 


O SENAI Pernambuco realizou em Araripina, nesta terça-feira (18), a formatura de 190 novos profissionais que concluíram os cursos técnicos em Administração, Segurança do Trabalho, Eletromecânica e Eletrotécnica no ano de 2022 e no primeiro trimestre de 2023. A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Faculdade de Medicina de Araripina e contou com a presença dos concluintes, familiares e todos os docentes e colaboradores do SENAI Araripina.

O ato de formatura seguiu com as palavras do orador que representou todos os formandos, Hebert Oliveira, que finalizou o curso Técnico em Eletromecânica. Em seu discurso, ele destacou que foram enfrentados muitos desafios até que este momento tão esperado chegasse. “Hoje estamos comemorando este resultado e olhamos para trás e percebemos que vencemos desafios enormes como uma pandemia que transformou nossas vidas, conciliar o trabalho e os estudos, enfrentamos enormes distâncias e noites de estudos. Tudo valeu a pena!”, comemorou. A juramentista foi Josenilda Ribeiro, do curso técnico em Segurança do Trabalho.

Os docentes e paraninfos das turmas, André Alencar e Geneílson Pereira, destacaram a coragem e o compromisso dos alunos durante todo o período de formação. Agora, eles concluem o primeiro passo e seguem para o mundo do trabalho, onde aplicarão os conhecimentos aprendidos no SENAI.

A patrona das turmas foi a empresária e atual diretora adjunta do Conselho Empresarial da FIEPE do Araripe, Fernanda Mendes Temoteo, que parabenizou o Sistema FIEPE pelas diversas ações realizadas em prol do desenvolvimento econômico e social na região do Araripe. Em mensagem enviada especialmente para a solenidade, a diretora regional da FIEPE no Araripe, Daniela Batista, animou os formandos destacando o início de uma carreira profissional próspera e repleta de vitórias e realizações.

Gerente escolar da Escola Técnica de Araripina, Josemberg Laurentino destacou o empenho de todo corpo docente e de colaboradores da unidade. Presente à solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira, enfatizou que as dificuldades diárias fazem parte da construção das grandes vitórias da vida.

A solenidade de formatura foi concluída com as palavras da Gerente de Educação do SENAI-PE, Tatyana Gugelmin que enfatizou o compromisso do SENAI em entregar para a sociedade mais do que profissionais técnicos aptos a exercerem mais do que as atividades inerentes à profissão. “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar. Sendo assim, levem o que aprenderam aqui no SENAI para a sociedade e unam-se a uma corrente de profissionais que fazem a diferença na vida de outras pessoas”, afirmou.

Eduardo Bolsonaro e deputado do PT brigam durante audiência na Comissão do Trabalho

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o também deputado Maurício Marcon (PT-RS) brigaram, hoje, durante uma reunião da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados. A confusão começou quando o Eduardo Bolsonaro disse que a esquerda não o enganava. Ele citou o episódio da facada que o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A esquerda pode enganar os outros. Já nós, que já tomamos facada do ex-membro do PSOL, não engana em nada, presidente”, disse Eduardo. O microfone da comissão oficial não transmite a fala, mas Eduardo afirma que o deputado Macron disse que a facada foi “fake”. A partir daí. Eduardo se levantou e se dirigiu para onde estava o deputado petista. Bolsonaro foi contido por colegas.

Sileno propõe que secretários detalhem na Alepe como empréstimo de R$ 3,4 bilhões será aplicado

 

O líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Sileno Guedes, propôs, hoje, que secretários estaduais sejam convidados a detalhar como serão aplicados os recursos oriundos do empréstimo de R$ 3,4 bilhões que o Governo de Pernambuco pretende contratar. O intuito é aprofundar as discussões antes da votação do projeto de lei que autoriza a solicitação do crédito. A matéria tramita em regime de urgência na Alepe e deve ser apreciada na próxima semana.

A expectativa é de que sejam convidados os secretários da Fazenda, Wilson José de Paula, de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, e de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, o que abrange áreas sobre as quais, segundo Sileno, ainda não houve detalhamento acerca de como os recursos do empréstimo serão utilizados.

“Na vinda da governadora a esta casa, ela tratou de forma superficial o projeto, até porque o momento não era adequado para que houvesse um aprofundamento maior. Falou-se de um montante a ser destinado para a segurança pública e outro para saneamento, mas não houve detalhamento sobre outras áreas, como estradas. Entendemos ser importante que, antes de esta casa votar esse projeto, os secretários expliquem quais serão suas prioridades na aplicação desses recursos”, disse Sileno.

A proposta do deputado foi apresentada na reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe e acolhida pelo colegiado. A ideia é que a apresentação dos secretários ocorra de forma conjunta, na próxima terça (25), com a participação dos membros dessa e de outras duas comissões – Constituição, Legislação e Justiça e Administração Pública –, o que ainda será discutido com a direção desses colegiados.

Invasores receberam água de militar e cumprimentaram membro do GSI durante ataques

 

portal CNN teve acesso às imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro. Foram mais de 160 horas analisadas. Em vários momentos, durante as depredações de invasores no Palácio do Planalto, câmeras de segurança mostram um capitão do Exército, integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

As primeiras imagens do militar – registradas por uma câmera em frente a uma das salas do GSI no térreo – mostram o capitão com terno e crachá. Horas depois, no terceiro andar, o capitão do Exército surge com camisa branca, sem o terno e sem o crachá de identificação.

O mesmo militar aparece circulando entre alguns invasores. Em uma das câmeras, na antessala do gabinete presidencial, o integrante do GSI à época caminha, faz um gesto a uma invasora e abre uma porta.

Em seguida, um grupo de invasores vai atrás do capitão e aparecem nas imagens com garrafas de água mineral. Em outro momento, outra câmera registra o mesmo militar em outra área no terceiro andar do palácio, ao lado de um relógio quebrado, do século 17. O capitão do Exército aparece conversando com alguns invasores e, em seguida, os cumprimenta com um aperto de mão.

Imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

 


Portal CNN

Imagens externas das câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram que, no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro, às 14h55, carros de apoio da polícia deixam uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram enquanto manifestantes estavam a caminho do Palácio do Planalto.

Às 15h01, um primeiro grupo invade com facilidade o estacionamento do Palácio do Planalto. Os invasores pulam uma cerca. Após a invasão, seguranças – na área do estacionamento – formam um cordão de isolamento, mas a vários metros de distância dos invasores, que seguem pelo gramado para a área detrás do palácio. Nesse momento, apenas dois integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem nas imagens, sem agir.

Às 15h19, militares deixam uma das salas do Gabinete de Segurança Institucional no térreo e seguem para o subsolo do prédio. As imagens registram militares na sala apenas às 16h31. Minutos depois, invasores chegam à sala. Uma das paredes de vidro também é quebrada por criminosos que estão do lado de fora.

Na entrada principal, um único segurança que estava sentado à mesa deixa o posto e segue para a área leste do palácio com outros militares. A porta principal foi fechada dois minutos após invasores ocuparem o estacionamento. A tropa de choque se dirigiu para a porta de entrada, mas os invasores quebraram vidros do lado oeste do palácio e conseguiram entrar pela lateral e por detrás.

Em vários momentos, imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto. Um grupo de invasores usa os elevadores, mas os integrantes correm após dois seguranças do GSI irem atrás com um extintor de incêndio.

Em outro trecho das imagens, no entanto, vários integrantes do GSI deixam o segundo andar e entram no elevador. Minutos depois, pode-se ver a presença de invasores no mesmo local. A câmera em poucos minutos é quebrada por um dos criminosos. Câmeras também registram homens do GSI recolhendo extintores e mastros de bandeira.