Por Fernando Castilho – JC Negócios
No último dia 11, o CEO da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho, esteve na sede da Sudene, no Recife, para uma conversa com o superintendente da autarquia, general Carlos César Araújo Lima. Ele fez uma apresentação do projeto e destacou que o empreendimento vive um momento oportuno para a retomada e conclusão das obras da Transnordestina.
Daher foi levar um novo calendário para a realização das obras, apenas duas semanas depois que o TCU (acordão nº 1708/2022) reabilitou a participação de recursos públicos para o financiamento da obra, desde que haja uma aprovação de um novo cronograma de execução do projeto que a Transnordestina Logística também entregou à ANTT uma semana depois da decisão do TCU. A Sudene tem até 120 dias para avaliar o plano, contados a partir do acórdão.
A novidade desse cronograma é o foco nos trechos entre Eliseu Martins/PI e Trindade/PE, com extensão de 423 km, que já possuem 83% de infraestrutura, 67% de Obras de Arte Especiais (OAE) e 28% de Superestrutura, representando um avanço total de 71%; todos já licitados e contratados.
E no trecho Missão Velha/CE – Pecém/CE (MVP), com extensão de 527 km, onde a Construtora Marquise remobilizou o canteiro em Lavras da Mangabeira/CE e está executando obras de infraestrutura (terraplenagem, drenagem) nos lotes 01 ao 03.
O trecho tem 200 km de infraestrutura iniciada, com avanços de 23% em Infraestrutura e 14% em OAE (Obras de Artes Especiais). Esse sentido (MVP) tem apenas 18% contratado.
A visita de Daher ao general Araújo Lima tem um significado importante. O avanço físico global atingiu a marca de 55% e já conta com 600 km de grade ferroviária efetivamente montada, e o montante acumulado de desembolso financeiro diretamente atribuído ao projeto Transnordestina é de R$ 6,83 bilhões. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário