A Presidência da República publicou, no Diário Oficial da União do último dia 11, o Decreto nº 11.168. O texto amplia as entidades esportivas que podem indicar competições para o Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A partir de agora, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) passam a integrar a lista de instituições aptas a apontar competições estudantis e universitárias elegíveis para a concessão dos benefícios.
Antes, a incumbência era restrita ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). “A partir de agora, a CBDE e a CBDU, que são entidades bastante conectadas ao universo de estudantes-atletas, também poderão indicar competições estudantis e universitárias para concessão da Bolsa Atleta. Isso amplia o leque de abrangência do programa”, afirmou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
O ministro esteve no ato formal de assinatura do decreto na quarta, 10.08, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Também estiveram o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, e o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima.
Entre as competições mais importantes conduzidas por CBDE e CBDU estão os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), respectivamente. Os JEB’s foram retomados a partir de parceria entre CBDE e Governo Federal em 2021, após um hiato de 17 anos. A competição reuniu mais de cinco mil atletas na disputa de 17 modalidades, a maioria delas no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário