A partir desta segunda-feira (1º), o mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife (PCR) oferta 960 vagas para mulheres recifenses de 50 a 69 anos durante o mês de fevereiro.
Por causa dos cuidados com a Covid-19, segundo a prefeitura, os atendimentos deverão ser previamente agendados nos locais onde o mamoógrafo irá circular.
Os agendamentos possuem limite de 60 vagas, podendo ser feitos de segunda a sexta-feira, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.
Agentes de saúde da PCR farão uma busca ativa pelos bairros para identificar mulheres cadastradas que estão incluídas na faixa etária de rastreio – preconizada pelo Ministério da Saúde.
Leia também
• Projeto com tatuagem busca recuperar autoestima de pessoas que tiveram câncer de mama• É discriminatória demissão de empregada com câncer de mama, decide TST• Com os nutrientes certos é possível blindar o organismo contra o câncer de mama
Em seguida, a equipe de saúde da unidade entrará em contato com as cidadãs para marcar o dia e a hora dos procedimentos.
As recifenses que forem fazer o exame devem estar obrigatoriamente usando máscara e seguir as recomendações de distanciamento físico de 1,5 metro. Nos lugares em que o caminhão estiver estacionado haverá água, sabão e/ou álcool 70% para a higienização das mãos.
Documentos
Para realizar o exame, a PCR indica levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, uma vez que o serviço é exclusivo para moradoras do Recife.
O resultado sai em 20 dias na unidade de saúde que o veículo ficou estacionado ou no local mais próximo da ação.
A mulher que está fora da faixa etária recomendada e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde onde é cadastrada para pegar um encaminhamento.
Veja o calendário:
Fonte; Folha-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário