PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

11 fevereiro 2021

Com 2% da população imunizada, pernambucanos torcem por 'vida normal' pós-vacina

 A terceira reportagem da série "Covid-19" traz histórias de pessoas que se recuperaram da doença e de pernambucanos que aguardam a vacina para abraçar parentes e amigos.


Pernambuco vacina 2% da população e imunizante traz esperança no combate à Covid-19

Pernambuco vacinou 2,13% da população contra a Covid-19. Os dados divulgados, nesta quarta (10), mostram que 205.164 pessoas receberam a primeira dose das vacinas Coronavac e de Oxford. Ao todo, 15.297 desses pernambucanos tomaram também a segunda dose e completaram o processo de imunização (veja vídeo acima).

O avanço da campanha de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus é um sinal de esperança em meio à pandemia. Para quem ainda não pegou a Covid e também para aqueles que já estão recuperados.

Ficar curado de uma doença como essa representa um recomeço e um alívio. A auxiliar administrativa Suene Silva passou 18 dias intubada por causa da Covid-19. Em vários momentos, achou que iria morrer.

Curada da Covid-19, Suene tem medo de reinfecção  — Foto: Reprodução/TV Globo

Curada da Covid-19, Suene tem medo de reinfecção — Foto: Reprodução/TV Globo

“Eu pensava sempre nos meus filhos, na minha mãe, na minha família. Por muitos momentos passava um filme na cabeça, uma história da vida da gente, sempre no final a gente acha que não vai resistir”, lembrou.

Suene entrou para a lista das pessoas que se recuperaram da Covid-19. Em Pernambuco, foram mais de 234.954.

Cerca de 92% desses pacientes tiveram sintomas leves, mas os outros 8% (19.295 pernambucanos) viveram o desespero de ficar sem ar. São pacientes como Suene, que desenvolveram a versão grave da doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

“Tenho medo de me reinfectar. A possibilidade de adquirir novamente, que há essa possibilidade, né? A gente sabe que tem essa possibilidade e eu espero tomar a vacina. Por enquanto vou me precavendo, com distanciamento social, usando os métodos eficazes contra o contágio para não passar por isso de novo”, disse Suene.

Como ainda não existe um remédio capaz de curar a Covid-19, que seja consenso entre os médicos, a esperança está concentrada em imunizantes. A corrida pelas vacinas começou logo que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo.

Imunização

Um ano depois, mais de 140 milhões de pessoas pelo planeta já tomaram alguma vacina contra a Covid-19. Os primeiros brasileiros imunizados estavam fora da terra natal.

A pernambucana Valéria tomou a vacina na Alemanha, onde trabalha como enfermeira. Ela perdeu a mãe, vítima da Covid, no Recife, e tomou a primeira dose da vacina enquanto vivia o luto.

“Não tive nenhuma reação, estou bem, feliz. Pensei em todo tempo na minha mãe. Se ela estivesse viva, agora, poderia ter salvado a minha mãe. Infelizmente, ela não está aqui pra eu poder contar isso tudo a ela e conversar sobre esse momento. Foi um momento muito especial, não só para mim e para todos meus familiares, amigos, que ficaram sabendo que eu tomei a vacina”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário