PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

15 julho 2019

Armas foram aprendidas após troca de tiros que deixou policial militar ferido, no domingo (15) — Foto: PMPE/Divulgação Armas foram aprendidas após troca de tiros que deixou policial militar ferido, no domingo (15) — Foto: PMPE/Divulgação Um policial militar ficou ferido em uma troca de tiros, na noite do domingo (14), durante uma ronda em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia Militar, os bandidos deixaram para trás uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32. A equipe das Rondas Ostensivas Especializadas Sargento Pimentel (ROESP), ligadas ao 26º Batalhão, realizava ação na região, quando foi surpreendida por bandidos, que atiraram contra o grupo, segundo o registro policial. O policial Henrique de Oliveira Ribeiro, de 33 anos, ficou ferido e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, também no Grande Recife. Devido aos ferimentos, ele foi levado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde segue internado nesta segunda-feira (15). Segundo a PM, ele passa bem. As armas apreendidas após a troca de tiros foram encaminhadas ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, no Recife. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio. Policiais baleados Dois homens foram baleados enquanto estavam em um bar no bairro de Paratibe, em Paulista, na madrugada do dia 16 de junho. Um deles era policial militar e foi atingido por disparos no ombro, no braço e na perna no momento da abordagem. No começo de junho, um coronel da PM também foi baleado. Na ocasião, ele parou em um posto de gasolina para pedir socorro.

Lei também altera a distribuição do ICMS, priorizando a educação. Decreto que regulamenta o Índice de Desenvolvimento de Educação (IDE) também foi assinado.

José Patriota, presidente da Amupe, e o governador Paulo Câmara compareceram ao evento da sanção da lei — Foto: Reprodução/TV Globo
José Patriota, presidente da Amupe, e o governador Paulo Câmara compareceram ao evento da sanção da lei — Foto: Reprodução/TV Globo
O governador Paulo Câmara (PSB) sancionou a lei que cria o programa Criança Alfabetizada, iniciativa estadual para garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A lei também prevê uma nova distribuição do ICMS Ambiental para os municípios pernambucanos, priorizando investimentos em educação.
A expectativa do governo é beneficiar cerca de 330 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental. Dos 148 municípios, GoianaSalgueiro Jaboatão dos Guararapes são os únicos que, até o momento, não assinaram o termo de adesão entregue no dia 11 de junho deste ano. De acordo com o governo, faltam trâmites burocráticos.
O decreto que regulamenta o Índice de Desenvolvimento de Educação (IDE) também foi assinado pelo governador Paulo Câmara nesta segunda (15). O índice é a forma do governo acompanhar a evolução dos estudantes, premiando as melhores escolas e auxiliando as que encontram dificuldades.
Com a mudança do ICMS Ambiental, o número de 11 indicadores cai para 5, dando maior ênfase à educação. Atualmente, a participação da educação no repasse é de 3% e o programa prevê aumento escalonado até 18%, em 2025.

Parceria

Através do convênio, o governo estadual vai fornecer aos municípios material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê também formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e também para professores que atuam na pré-escola e alfabetização.
Para a gestão do Criança Alfabetizada, o estado vai ofertar bolsas para os coordenadores do programa nos municípios. Além disso, as cidades que aderirem vão selecionar dois profissionais para serem formadores, sendo um para a pré-escola e outro para os 1º e 2º anos. Os formadores serão capacitados para realizar as ações com os professores da rede municipal. (Veja vídeo abaixo)
Programa do Governo pretende alfabetizar 330 mil crianças da rede municipal
Bom Dia PE
00:00/02:55
Programa do Governo pretende alfabetizar 330 mil crianças da rede municipal
A ideia é ter, em cada secretaria municipal de Educação, um coordenador e dois formadores, sendo os três responsáveis pela gestão do programa na cidade.
O material complementar, que traz conteúdos de língua portuguesa e matemática, foi produzido em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Avaliação

O programa prevê que as crianças do 2º ano do ensino fundamental sejam avaliadas sobre seus conhecimento de português e matemática através do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), verificando inclusive a questão da fluência leitora dos alunos.
A partir desse resultado, o governo estadual vai premiar com R$ 80 mil as 50 melhores escolas do ranking e com R$ 40 mil as 50 que estiverem com indicadores menores, para que as unidades invistam e melhorem o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário