PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

31 outubro 2016

Paulo Câmara: "Estamos no caminho que a gente aprendeu com nosso grande líder Eduardo Campos"

Governador de Pernambuco celebrou a vitória de Geraldo Julio no Recife
Geraldo Julio comemora vitória com a comitiva do PSB
Geraldo Julio comemora vitória com a comitiva do PSBFoto: Anderson Stevens
O governador Paulo Câmara falou, por volta das 20h, sobre a vitória de Geraldo Julio na capital pernambucana. "O PSB chega ao fim da campanha elegendo 70 prefeitos e o prefeito da capita, que ea prioridade do PSB em Pernambuco e na nacional", disse.

"Vamos fazer muito porque estamos no caminho que a gente aprendeu com nosso grande líder, Eduardo Campos", disse o governador. Paulo disse ainda que Pernambuco mostrou mais uma vez uma forma limpa de fazer campanha, com uma disputa tranquila, democrática e transparante.

Confira os eleitos nas cidades onde houve segundo turno

Eleitores foram às urnas em 57 cidades em todo o País
urna2
urna2Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Anápolis (GO) - Roberto do Orion (PTB)
Aracaju (SE) - Edvaldo Nogueira (PC do B)
Bauru (SP) - Gazzetta (PSD)
Belém (PA) - Zenaldo Coutinho (PSDB)
Belford Roxo (RJ) - Waguinho (PMDB)
Belo Horizonte (MG) - Kalil (PHS)
Blumenau (SC) - Napoleão Bernardes (PSDB)
Campo Grande (MS) - Marquinhos Trad (PSD)
Canoas (RS) - Busato (PTB)
Cariacica (ES) - Juninho (PPS)
Caruaru (PE) - Raquel Lyra (PSDB)
Caucaia (CE) - Naumi Amorim (PMB)
Caxias do Sul (RS) - Daniel Guerra (PRB)
Contagem (MG) - Alex de Freitas (PSDB)
Cuiabá (MT) - Emanuel Pinheiro (PMDB)
Curitiba (PR) - Rafael Greca (PMN)
Diadema (SP) - Lauro Michels (PV)
Duque de Caxias (RJ) - Washington Reis (PMDB)
Florianópolis (SC) - Gean Loureiro (PMDB)
Fortaleza (CE) - Roberto Claudio (PDT)
Franca (SP) - Gilson de Souza (DEM)
Goiânia (GO) - Iris Rezende (PMDB)
Guarujá (SP) - Dr. Valter Suman (PSB)
Guarulhos (SP) - Guti (PSB)
Jaboatão dos Guararapes (PE) - Anderson Ferreira (PR)Joinville (SC) - Udo Dohler (PMDB)
Juiz de Fora (MG) - Bruno Siqueira (PMDB)
Jundiaí (SP) - Luiz Fernando Machado (PSDB)
Macapá (AP) - Clécio (REDE)
Maceió (AL) - Rui Palmeira (PSDB)
Manaus (AM) - Artur Neto (PSDB)
Maringá (PR) - Ulisses Maia (PDT)
Mauá (SP) - Atila Jacomussi (PSB)
Montes Claros (MG) - Humberto Souto (PPS)
Niterói (RJ) - Rodrigo Neves (PV)
Nova Iguaçu (RJ) - Rogerio Lisboa (PR)
Olinda (PE) - Professor Lupercio (SD)Osasco (SP) - Rogério Lins (PTN)
Petrópolis (RJ) - Bernardo Rossi (PMDB)
Ponta Grossa (PR) - Marcelo Rangel Cruz Oliveira (PPS)
Porto Alegre (RS) - Nelson Marchezan Junior (PSDB)
Porto Velho (RO) - Dr Hildon (PSDB)
Recife (PE) - Geraldo Julio (PSB)Ribeirão Preto (SP) - Duarte Nogueira (PSDB)
Rio de Janeiro (RJ) - Crivella (PRB)
Santa Maria (RS) - Pozzobom (PSDB)
Santo André (SP) - Paulo Serra (PSDB)
São Bernardo do Campo (SP) - Orlando Morando (PSDB)
São Gonçalo (RJ) - Dr. José Luiz Nanci (PPS)
São Luís (MA) - Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Serra (ES) - Audifax (REDE)
Sorocaba (SP) - Crespo (DEM)
Suzano (SP) - Rodrigo Ashiuchi (PR)
Vila Velha (ES) - Max Filho (PSDB)
Vitória (ES) - Luciano (PPS)
Vitória da Conquista (BA) - Herzem Gusmão (PMDB)
Volta Redonda (RJ) - Samuca Silva (PV)

Em discurso, Geraldo pede apoio de todas as lideranças políticas

Prefeito foi reeleito com 61,3% dos votos
Geraldo Julio durante discurso da vitória no bairro do Recife
Geraldo Julio durante discurso da vitória no bairro do RecifeFoto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Por Marina Barbosa
Do caderno de economia, da Folha de Pernambuco


Reeleito prefeito do Recife com 61,3% dos votos, Geraldo Julio (PSB) aproveitou o discurso da vitória para pedir o apoio das lideranças políticas que não participaram da sua campanha. Em ato público no Bairro do Recife, na noite deste domingo (30), o socialista comemorou a reeleição e agradeceu o apoio dos eleitores e partidários, mas reforçou que a decisão do pleito põe fim aos palanques, fazendo, desta forma, um aceno a antigos aliados.

“A eleição acabou. Agora, é hora de a gente unir todos os moradores do Recife. Quero contar com o apoio de todas as lideranças politicas, aquelas que estiveram com a gente e aquelas que estiveram em outros palanques. Os palanques estão sendo desmontados a partir de hoje. E a partir de hoje é todo mundo junto, para lutar contra as dificuldades que fazem parte da vida do povo da nossa cidade”, declarou.

Desta forma, o gestor faz um aceno ao PSDB e ao DEM, que, apesar de terem candidaturas no primeiro turno, anunciaram apoio ao socialista no segundo turno, sem ocupar cargos. Nos bastidores, comenta-se que as legendas estariam articulando um acordo de atuação em conjunta, visando ao pleito de 2018.

No discurso, Geraldo destacou a construção da Frente Popular do Recife, que hoje conta com o apoio de 20 partidos. Ele ainda disse que quer continuar ampliando sua base para, junto com outras lideranças, continuar com os planos do padrinho Eduardo Campos. “O que estamos fazendo juntos é construir um futuro melhor. O que a gente quer é fazer o que a gente aprendeu com lideranças como Miguel Arraes e nosso saudoso amigo Eduardo Campos”, afirmou.

Ele também agradeceu o apoio dos eleitores, destacando o fato de ter sido o prefeito com mais votos da história do Recife até então - 528.335 votos. “Quero agradecer por ser a primeira vez que um recifense recebe o carinho de mais de meio milhão de recifenses que foram às urnas votar e botar confiança no nosso trabalho”, disse Geraldo, lembrando também do apoio dos partidários que participaram da sua campanha. Ele agradeceu, em especial, a Camilo Simões, que era secretário de Turismo e Lazer do Recife, mas foi vítima de um ataque cardíaco na reta final das eleições.

Montado no Bairro do Recife, a poucos metros do Marco Zero, o palanque da vitória também contou a presença do vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB); da viúva e do filho de Eduardo Campos, Renata e João Campos (PSB); do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras (PSB); e da vereadora-reeleita Aline Mariano (PMDB). O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também participou do ato e garantiu que vai trabalhar ao lado de Geraldo Julio. “A gente vai estar muito junto, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, para a gente fazer as parcerias em favor do povo do Recife”, disse Câmara. 

Vitória de Kalil em BH: areia nos planos de Aécio-2018

Empresário derrotou o tucano João Leite, o que fragiliza posição do senador para concorrer à presidência pelo PSDB
El País - Heloisa Mendonça
Com um forte discurso anti-político, o empresário e ex-presidente do Atlético Mineiro Alexandre Kalil (PHS), de 57 anos, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, neste domingo, no segundo turno das eleições. Kalil conquistou 52,98% dos votos e derrotou o deputado estadual e ex-goleiro atleticano João Leite (PSDB) que teve 47,02%. “Vamos governar para todos e essa cidade vai ser melhor (...) estou muito satisfeito e orgulhoso porque as noites que eu chorei no meu quarto valeram a pena", afirmou o candidato eleito em seu discurso de vitória, que foi interrompido diversas vezes pelo barulho de fogos de artifício. “A partir de janeiro essa cidade será humanizada”, afirmou o prefeito eleito.
Desde o início da campanha à prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do inexpressivo partido PHS, que fez aliança com o PV e a REDE, adotou o discurso e a postura do antipolítico, à semelhança de João Doria que emplacou a imagem de gestor em São Paulo para vencer em primeiro turno. “Chega de político, é hora de Kalil”, foi o slogan adotado por ele, que repetiu exaustivamente que era contra a chamada “velha política”.
A estratégia de comunicação acertada conseguiu ‘esconder’ sua militância partidária pregressa. Ele começou na política justamente no PSDB, em 2001, e foi um dos apoiadores do Governo de Aécio Neves. Em 2010 também fez campanha para o sucessor do tucano, Antonio Anastasia. Em 2012, o empresário também endossou a campanha do atual prefeito Márcio Lacerda (PSB).


Pela 1ª vez, PT fica sem prefeituras no Grande ABC

Partido perdeu eleição em todas cidades de seu reduto histórico
O Globo - Thiago Herdy
Pela primeira vez desde a sua fundação, o PT ficou sem representantes na administração municipal das cidades da região metropolitana de São Paulo, conhecida como Grande ABC. Neste segundo turno o partido batalhava para manter o poder em duas cidades do seu tradicional reduto e berço da atuação política de lideranças como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até a última eleição, essa região era reconhecida como “cinturão vermelho”.
Candidato à reeleição, Carlos Grana (PT) teve apenas 21,79% dos votos válidos em Santo André e ficou atrás de Paulo Serra (PSDB), eleito prefeito da cidade com 78,21% dos votos. Discursando como favorito na tarde deste domingo, ao votar com a família, Serra cutucou os adversários:
— Se eles (petistas) quiserem seguir na política de cabeça erguida e de cara limpa vão ter de se reinventar, mas daí é um problema do PT. A população tem hoje uma oportunidade de expressar sua opinião sobre o que está acontecendo.


Base de Temer vai comandar 81% do eleitorado do País

O Estado de S.Paulo
Os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff e hoje formam a base do governo de Michel Temer vão comandar 81% do eleitorado do País.
O resultado consolida uma ampla base municipal formada pelas legendas com assento na Esplanada e, ao mesmo tempo, revela a ampliação do espaço dos partidos nanicos.
Das 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos – sendo 12 em capitais. Ao todo, contando o resultado do primeiro turno, foram 4.446 eleitos. A conta inclui PMDB, PSDB, PSD, PP, PSB, PR, DEM, PTB, PPS, PRB e PV.

Câmara gasta R$ 3,76 milhões com saúde..dos deputados

Além de rico setor médico, deputados ainda têm o Sirio Libanês
Deputados e ex-deputados não sofrem com a crise na saúde pública. Desde o ano passado, a Câmara Federal gastou R$ 3,76 milhões em convênios com hospitais e clínicas de primeiro nível. Do total, R$ 2,5 milhões foram destinados ao hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para atender suas excelências. E mantém um Departamento Médico (Demed) tão completo quanto dispendioso, às custas do Tesouro. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do blog Diário do Poder.
Apesar do Demed, para os deputados o melhor médico continua sendo um avião (pago por nós) para o Sírio Libanês, em São Paulo.
Quaisquer procedimentos no Sírio Libanês, para deputados, seus dependentes e servidores efetivos, são bancados pelo contribuinte.
O contrato com o Sírio Libanês se encerra nesta segunda (31), mas a Câmara deve renová-lo. Tudo para garantir saúde dos deputados.  

Rio: maior conquista do projeto de poder da Universal

Blog do Kennedy
A eleição de Marcelo Crivella para prefeito do Rio de Janeiro é uma vitória do projeto de poder da Igreja Universal do Reino de Deus. A Igreja Universal foi a maior força criadora do PRB, o partido de Crivella, e nunca escondeu que desejava ocupar espaços na política.
No Congresso, já existe uma influente e significativa bancada evangélica. A eleição no Rio é a mais relevante conquista do PRB em seus 13 anos de existência. Será o posto executivo mais poderoso já ocupado por um bispo da Universal e senador do PRB.
É um exemplo de que vem no crescendo no Brasil a mistura da religião com a política. No segundo turno, Crivella recorreu a discurso com forte pregação religiosa e priorizou temas morais a fim de derrotar o PSOL de Marcelo Freixo.
Após a vitória, Crivella fez um discurso contemporizador, dizendo que não cairia “na praga maldita da vingança”. Falou em “olhar pra frente”. Agradeceu o apoio de setores da Igreja Católica, de outras religiões e até de ateus.
No Rio, os votos nulos e brancos mais a abstenção atingiram um número superior aos dos votos em Crivella. Acabou fracassando a campanha do PSOL contra o voto nulo e as abstenções.

Um furacão se abaterá sobre toda a classe política

Kennedy Alencar
Uma marca das eleições municipais foi o sucesso dos candidatos que apostaram no discurso contra os políticos tradicionais. Essa demonização da política estimulou um número maior de abstenções e de votos nulos.
O PT foi o grande derrotado. Houve um efeito Lava Jato que prejudicou mais os petistas. A crise econômica, gerada pelo governo Dilma, também contribuiu para o eleitor punir os candidatos do PT. De modo geral, a esquerda perdeu espaço para a direita.
O PMDB e o PSDB, que são os principais partidos de sustentação do governo Temer, saem vitoriosos. Isso sinaliza força para as eleições de 2018, porque os prefeitos são cabos eleitorais valiosos. Mas a política no Brasil pode mudar muito em dois anos. E agora peemedebistas e tucanos deverão ser mais atingidos pelas revelações da Lava Jato.
Há um furacão que se abaterá sobre toda a classe política com as delações da Odebrecht. E o governo Temer ainda tem o enorme desafio de resolver a crise econômica. Portanto, há um quadro de incertezas políticas e econômicas em relação a 2018.
Ter bom desempenho nas eleições municipais de 2016 ajuda, sem dúvida, mas não é garantia de vitória do atual campo governista daqui a dois anos. Não deve ser menosprezado o risco de aventuras eleitorais e de êxito de nomes que não estão hoje na política tradicional.

O desencanto do eleitor

Blog do Camarotti
O término do segundo turno das eleições municipais de 2016 explicitou um fenômeno estudado pela ciência pólítica: o desencantamento do eleitor.

A eleição demonstrou, na prática, uma rejeição dos eleitores com escândalos de corrupção na política, como mostrado, por exemplo, pela Operação Lava Jato e desdobramentos do escândalo do petrolão.

Além disso, a pregação do voto nulo em várias cidades acabou acentuando esse fenômeno do chamado "não voto", que é a soma das abstenções, dos votos nulos e em branco. O número chegou a quase um terço do eleitorado nacional neste domingo.

Em várias cidades, eleitores não se sentiram representados pelos candidatos no segundo turno, o que acabou aumentando o "não voto". 

Na prática, o Brasil já começa a experimentar, de forma indireta, o voto facultativo. O número expressivo de abstenções que vem crescendo a cada eleição, mostra que o eleitor brasileiro tem colocado o direito de voto e o dever do voto como opção, não como obrigatoriedade.

Esse número elevado de abstenções é um desafio à classe política, que terá de descobrir formas para resgatar o encantamento do eleitor. Não é, porém, o que vem acontecendo.
Em Brasília, tanto no Congresso Nacional como no governo, políticos tentam aprovar, de forma desesperada, a anistia para o caixa dois de eleições passadas. Um reflexo do clima de apreensão em relação a delação da Odebrecht, que está em fase final de acordo.
Esse movimento da classe política de tentar criminalizar o caixa dois só daqui para frente deve agravar a resistência do eleitor com os políticos.

27 outubro 2016

Mega-Sena acumula de novo. Mais de 7,1 mil vão dividir quadra e quina

Estimativa é de que o próximo concurso pague R$ 75 milhões
Cartelas da Mega-Sena
Cartelas da Mega-SenaFoto: Divulgação
Mais uma vez, a Mega-Sena acumulou. Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas do concurso 1.870 sorteadas esta quarta-feira (26), em Teresina, no Piauí.

As dezenas foram: 18, 20. 30, 32, 33 e 40. O prêmio estimado era em torno de R$ 62 milhões.

Um total de 98 apostas acertou a quina, que vai pagar, para cada uma, R$ 48.674,10.

Já mais de 7 mil apostas - exatas 7.040 - ganharam a quadra, e cada uma levará R$ 967,95. 

A estimativa da Caixa Econômica Federal é de que o próximo sorteio, sábado (29), irá pagar o prêmiode R$ 75 milhões.

Importar semente de maconha não é crime, diz conselho do MPF

Ativistas creem que a decisão amplie uma divergência crescente no Judiciário
Planta da maconha
Planta da maconhaFoto: Brendan Smialowski/AFP
Por 11 votos a 8, o conselho responsável por guiar as ações do Ministério Público Federal fixou entendimento de que importar pequenas quantidades de sementes de maconha não deve gerar denúncia. "Não é razoável atribuir crime de tráfico de drogas, com pena de 5 a 15 anos de prisão, a quem importa 12 sementes", disse a subprocuradora Claudia Sampaio Marques em sessão do Conselho Institucional do MPF na última quarta (19). "Entre semente e droga há, naturalmente, uma planta."

A colega Luiza Cristina Fonseca Frischeisen afirmou que "a importação de sementes não é nem ato preparatório: há estudos da Polícia Federal sobre a baixa potencialidade de germinarem, e o laudo no caso diz que não era possível". Ambas tiveram seus votos vencedores sobre o do relator, Mario Luiz Bonsaglia, que citou precedentes no STJ para concluir que "seguramente o fato se mostra típico". A tese de ausência de crime já foi citada até por juízes e desembargadores, mas agora é invocada por um conselho do órgão do Estado titular do direito de acusar, e antes mesmo de um processo.

Composto de 21 procuradores das Câmaras de Coordenação e Revisão, mais suplentes, o Conselho Institucional do MPF tem entre suas funções "aprovar por maioria absoluta dos membros, no exercício da atribuição de revisão, enunciados que expressem sua jurisprudência sobre determinada questão". O MPF ressalta que a decisão do Conselho Institucional não equivale a uma posição do órgão e que não há consenso sobre o tratamento penal na importação de sementes. Para especialistas, a decisão pode reduzir denúncias por tráfico em casos afins. "Mas isso não impede que um procurador denuncie", diz um ex-promotor aposentado.

Ativistas creem que a decisão amplie uma divergência crescente no Judiciário. Não veem, porém, reflexos no julgamento da descriminalização, no STF, suspenso desde agosto de 2015 por pedido de vista de Luiz Edson Fachin. "É uma instância interna, mas dá mais subsídio a advogados e procuradores que já entendem que não é crime importar poucas sementes", diz o advogado Emílio Figueiredo, consultor jurídico do site Growroom.net e membro da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas.

Psiquiatra e membro da comissão de dependência química da Associação Brasileira de Psiquiatria, Ana Cecília Marques critica o que vê como "mais uma medida caótica". Para ela, "vamos pagar caro se cada um fizer sua própria medida simpática". Em 2013, a Polícia Federal fez 2.030 apreensões de sementes de maconha importadas em São Paulo, um dos três pontos verificados pelo órgão, junto a Rio e Curitiba. Procurada, a PF não informou a quantidade de apreensões em anos mais recentes.

PUBLICIDADE: AGORA VOCÊ TEM A OPORTUNIDADE DE ESCOLHER O MELHOR LUGAR PRA MORAR EM ARARIPINA

loteslotes1

VEREADORES REELEITOS TÊM ENCONTRO COM FUTURA DEPUTADA ESTADUAL ROBERTA ARRAES

 “Na pauta do encontro em Recife os vereadores apresentaram projetos e propostas para Araripina que serão bandeiras de luta da parlamentar”
roberta
A futura deputada estadual Roberta Arraes, que também preside o diretório municipal do PSB, recebeu em Recife a visita dos vereadores reeleitos João Dias e Francisco Edivaldo, que são filiados ao Partido Socialista Brasileiro. João Dias e Edivaldo são aliados políticos do prefeito Alexandre Arraes.
Roberta Arraes assume o mandato de deputada estadual no dia primeiro de janeiro do próximo ano e por conta disso esteve na capital pernambucana mantendo contatos políticos com os deputados da base governista e também com os líderes políticos do PSB e ainda o governador Paulo Câmara.
Os vereadores aproveitaram a ida até Recife para reforçarem as suas demandas para a próxima integrante da Casa Joaquim Nabuco. João Dias e Edivaldo aproveitaram a visita para apresentar projetos e propostas para Araripina e que serão bandeiras de defesa da futura deputada estadual.
Por Martinho Filho...

24 outubro 2016

Sobre os problemas na educação de Araripina, secretária já tinha chamado a atenção para déficit

Por Roberto Gonçalves / Foto: Reprodução

Frente aos questionamentos dos servidores da educação de nosso município, podemos elencar uma série de situações que corroboram com a atual crise que nos encontramos, crise esta que faz parte de contexto nacional e não somente do município de Araripina. Com os recursos federais cada vez mais reduzidos e uma folha de pagamento de professores ativos chegando a comprometer quase 80% de todo o recurso do FUNDEB as demais obrigações da secretaria ficam comprometidas. Num breve esboço podemos citar quais os principais compromissos em termos de despesas desta secretaria:
Total de recursos recebidos atualmente R$ 3.200.000,00

DESPESAS:

Folha bruta dos professores (Fundeb 60)………R$ 2.400.000,00
Folha bruta dos servidores (Fundeb 40)………..R$    309.000,00
Folha dos condutores transp. Escolar…………..R$      30.000,00
Folha dos Contratados……………… ………......R$    400.000,00
Comissionados………………………………….....R$     80.000,00
Transporte Escolar…………… ……………….....R$    250.000,00

Como se pode observar com um simples cálculo aritmético o recurso que é repassado a Secretaria de Educação é insuficiente para cumprir com todas as obrigações. E ainda podemos acrescentar que foi colocado o acima exposto trata-se apenas dos compromissos com as folhas de pagamento, ainda temos toda uma despesa com: material didático/pedagógico, material de expediente, material de higiene e limpeza, combustível, manutenção dos ônibus, sindicato, consignados, mobiliários para as escolas, água, luz, internet, publicações de licitações públicas, aluguéis de prédios, enfim e simplificando, EXISTE TODA UMA DESPESA QUE SE TORNA IMPRATICÁVEL COM O RECURSO QUE É REPASSADO ATUALMENTE.
ENFATIZAMOS também que no segundo semestre do ano sofremos uma redução considerável no repasse dos recursos federais.
Vale frisar que em nenhum momento a secretaria de educação deixou de ouvir os servidores e não é intuito nosso deixar de pagar os honorários de nossos colaboradores. Em relação aos professores, QUE SE ENCONTRAM COM OS SALÁRIOS EM DIA, lançamos diversas propostas para sanar o repasse do retroativos dos meses de janeiro de  fevereiro, como um parcelamento do débito, visto que não temos como pagar integralmente como os servidores exigem. Caso tivessem aceitado a proposta, eles já teriam recebido no salário de junho a primeira parcela referente a este retroativo.
20/07 Foi realizado o pagamento da folha dos condutores dos ônibus, este pagamento seria referente a diferença dos dias trabalhados no mês de maio mais o salário do mês de junho.
20/07/16 foi realizado o pagamento da folha dos servidores do fundeb 40 e comissionados
Podemos acrescentar também que tivemos como prioridade a qualidade da merenda escolar, com um rico e variado cardápio, porém tivemos uma diminuição de 50% do recurso destinado a merenda escolar, ora antes recebíamos o valor bruto de R$ 200.800,00 e hoje recebemos apenas R$ 00.848,00 para atender a um quantitativo de 12.742 alunos matriculados. Diante da situação tivemos que alterar o cardápio da merenda escolar e priorizar alguns itens que entendemos como necessários a alimentação das crianças.
É fácil nessa época política críticas, mas tenho dito que é preciso que todos se apropriem da situação, principalmente àqueles que estão ou pretendem estar no poder legislativos. Precisamos promover audiências públicas, comissões que estudem a situação da educação. O professor não é mal remunerado, com a aprovação do PCC do fundeb 40 houve também uma melhoria nos salários. Porém frente a crise nacional e adicionando todas essas variantes construíram-se situações extremamente complexas que só serão resolvidas se os egos individuais forem menores, se os interesses partidários forem menos importantes que a vontade de ver nossa cidade melhor. A educação não faz o mundo se tornar melhor, mas forma pessoas que podem fazer um mundo melhor. Enquanto estiver à frente desta pasta tentarei fazer a minha parte e sairei de cabeça erguida, porque sei que fiz o possível como profissional e cidadã araripinense.

ARARIPINA - CURSO SOBRE GESTÃO COMERCIAL É SUCESSO NA FIEPE DO ARARIPE


Ontem quinta-feira, 20, a Unidade Regional Sertão do Araripe da FIEPE, realizou a oficina de Gestão Comercial na prática para empresários de Araripina que foram buscar conhecimento e atualização sobre estratégias vendas, definição de público alvo, conquista de metas e outras temáticas.

A oficina com duração de 8h foi ministrada pela especialista em marketing com 17 anos de atuação no setor, Renata Duda, que tem larga experiência em gestão de equipes comerciais com foco em vendas, inovação e empreendedorismo.

A turma de participantes foi composta por empresários e funcionários de diversos setores como o da indústria de calçados e gesso, materiais de construção, fitness, moda e vestuário, serviços hospitalares e outros. Com a diversidade de setores, os participantes puderam aprender com Renata Duda, sobre as mais eficientes maneiras de atingir resultados comerciais e fidelizar seus clientes através de ações de pós-venda.

Para a especialista em marketing, o ciclo completo da venda é composto por sete passos. Ela destaca que, ao cumprir estas etapas, a venda torna-se um processo simples. Anote as dicas da instrutora Renata Duda:

Ciclo completo do processo de vendas: Planejamento, Prospecção, Abordagem, Levantamento de necessidades, Proposta de valor, Fechamento e Pós-venda. 

Durante a oficina de Gestão Comercial, os participantes aprenderam cada um destes passos através de exemplos de empresas que são referência em seus mercados. Ela também ensinou como identificar o público alvo com técnicas modernas comportamentos de mercado e também ensinou o que influencia o cliente no momento da compra.
“A oficina apresentou um panorama completo que vai desde simples e eficientes técnicas de prospecção, passando pelo relacionamento com os clientes e a venda, chegando até a fidelização com estratégias de pós venda. A FIEPE está de parabéns por oferecer este curso em Araripina e trazer empresários e funcionários que estão procurando aprender mais para desenvolver seus negócios e prosperar”, disse Renata Duda.

A próxima oficina da FIEPE do Araripe será realizada no dia 23 de novembro e vai abordar a temática da Legislação Trabalhista trazendo as principais atualizações e como elas impactam no dia a dia das empresas desde a contratação até a homologação.


Da Vera Cruz Comunicação - Jornalista Jorge Possetti

Começa nesta segunda júri popular de acusados da morte do promotor Thiago Farias

Julgamento começa às 9h no Tribunal do Júri Federal; irão a júri popular quatro dos cinco acusados pelo crime
Promotor Thiago Farias
Promotor Thiago FariasFoto: Peu Ricardo/Arquivo Folha de Pernambuco
Após mais de três anos do homicídio do promotor de Justiça Thiago Farias Soares, quatro dos cinco acusados pelo crime vão a júri popular em Pernambuco. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva serão julgados a partir desta segunda-feira (24) pelo Tribunal do Júri Federal. O início do procedimento está marcado para as 9h na Justiça Federal, situada no Jiquiá, Zona Oeste do Recife.

O quinto acusado pelo crime - Antônio Cavalcante Filho, irmão de José Maria Cavalcante - está foragido da Justiça Federal. Os réus estão em regime de reclusão: os três primeiros estão detidos no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, enquanto José Marisvaldo, conhecido como Passarinho, se encontra no Complexo Prisional do Curado.

Os acusados respondem pelo crime de homicídio doloso contra a vítima e por tentativa de assassinato da advogada Mysheva Freire Ferrão Martins, noiva de Thiago Farias, e do tio dela, Adauto Martins. Ambos estavam no carro do promotor, na rodovia PE-300, a caminho de Itaíba, no Agreste de Pernambuco.

Apesar de o juízo estar vinculado à 36º Vara Federal Judiciária de Pernambuco, a juíza federal responsável será Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, titular da 4ª Vara. Os procuradores federais responsáveis pela acusação são Alfredo Falcão Jr., Luís Vicente Queiroz, Bruno Costa Magalhães e Ubiratan Cazetta. O sorteio dos jurados que atuarão na sessão aconteceu no último dia 12 de setembro, na sala de audiências da 36ª Vara Federal, em que foram sorteados 25 jurados e mais 25 suplentes.

O assassinato

O crime ocorreu no dia 14 de outubro de 2013 no interior de Pernambuco. Thiago Farias Soares estava acompanhado da noiva, a advogada Mysheva Martins, e do tio dela Adauto Martins. Eles seguiam pela rodovia PE-300 a caminho de Itaíba, quando foram abordados por homens armados. Os tiros atingiram Thiago, que morreu na hora. O veículo deles parou. O carro dos assassinos contornou a via e, segundo as investigações, retornou para tentar assassinar tio e sobrinha, que escaparam com vida após se 
jogarem para fora do veículo, na estrada. A arma do crime nunca foi encontrada.

De acordo com o advogado de Mysheva, José Augusto, a motivação do crime foi a compra de 25 hectares de uma fazenda em Águas Belas. O imóvel, que possuía uma extensão total de 1.800 hectares, foi adquirido por Mysheva em um leilão - com isso, José Pedro teria sido obrigado a deixar o local. “Não resta dúvida de que o mandante é José Maria Pedro Roseno”, afirmou Augusto.

Segundo o advogado, que assiste à acusação, “Passarinho” seguiu o veículo do casal e passou as informações sobre o trajeto dele para os executores. Conforme o representante de Mysheva, a cliente vai depor no julgamento, mas Adauto não comparecerá. Na audiência de instrução do processo, que ocorreu de 24 a 27 de março de 2015, ambos depuseram. Na ocasião, foram ouvidas 34 testemunhas, sendo 16 arroladas pela acusação e 18 pela defesa. 

“Estamos confiantes na condenação dos réus. Isso vai acabar com a impunidade em Pernambuco, pois Zé Maria já responde por sequestro, respondeu por um homicídio e diversos crimes”, complementou. Entre as provas registradas nos autos do processo estão a perícia no carro da vítima, reconstrução do crime em 3D pela Polícia Federal e o depoimento de Mysheva, que, segundo José Augusto, não apresenta falhas.

Já para a defesa dos réus, o depoimento da advogada Mysheva Martins é contraditório. “Foram seis depoimentos da Mysheva, que só provam que o que mais existe no processo são dúvidas e inconclusões”, alegou o advogado Anderson Flexa, que faz parte da equipe de quatro advogados que defende os acusados. “A primeira grande mentira 
no processo indicava Edymacy Ubirajara como estando no veículo e que ele teria atirando no promotor. Provou-se, através de perícias e das testemunhas, que a imputação 
feita por Mysheva não era verdadeira, assim como várias outras imputações não são”, complementa. Na época das investigações, Edymacy chegou a ser preso, porém foi 
liberado.

Segundo Flexa, o único fato comprovado é o assassinato do promotor. “Fora isso, nada é conclusivo”, afirmou. Ele declara que foram realizadas três perícias que trouxeram, por sua vez, três resultados diferentes. “Inclusive, há divergência em relação à quantidade de tiros, à ordem dos tiros e ao posicionamento da arma