PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

28 abril 2026

Quaest: João Campos lidera com 52,5% dos válidos e venceria no 1º turno em PernambucoV

 

O ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), comprova favoritismo e venceria a disputa pelo Governo de Pernambuco já no primeiro turno, com 52,5% dos votos válidos, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (28). No levantamento, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 42% dos votos válidos, enquanto outros candidatos somam 5,1%. Este é o primeiro estudo do instituto divulgado em 2026 sobre a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.

O resultado consolida um cenário de liderança consistente de João Campos, que ultrapassa a maioria absoluta dos votos válidos – patamar necessário para liquidar a eleição sem necessidade de segundo turno. A diferença de quase nove pontos percentuais sobre a atual governadora reforça a tendência já observada em outros levantamentos, indicando vantagem do socialista neste momento da disputa.

Nos votos totais, que incluem indecisos, brancos e nulos, o quadro também aponta liderança do ex-prefeito.
João Campos registra 42%
das intenções de voto, seguido por Raquel Lyra, com 34%. Na sequência aparecem Eduardo Moura, com 3%, e Ivan Moraes, com 1%. O percentual de eleitores indecisos chega a 12%.

A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-08904/2026, entrevistou presencialmente 900 eleitores pernambucanos entre os dias 22 e 26 de abril. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

PL rebate vídeo do PT que associa Flávio Bolsonaro ao caso Master: ‘Não há qualquer investigação que envolva o senador’

 

A liderança do Partido Liberal na Câmara dos Deputados divulgou uma nota oficial em defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL) após a circulação de materiais que associam seu nome ao escândalo do Banco Master. O posicionamento ocorre em meio a uma estratégia de comunicação do PT para conter o avanço do parlamentar nas pesquisas eleitorais.

Na manifestação publicada nas redes sociais, o líder do partido na Casa, Sóstenes Cavalcante, afirma que há uma tentativa deliberada de vincular o senador a um episódio no qua ele não é investigado. As informações são do jornal O GLOBO.

“Não há qualquer investigação que envolva o senador Flávio Bolsonaro nesse caso. Ainda assim, insiste-se na repetição de acusações sem base, numa tentativa evidente de construir uma narrativa artificial”, diz trecho da nota.

A reação foi motivada, principalmente, pela apresentação de uma nova linha de comunicação do PT durante o 8º Congresso Nacional da legenda, realizado no último fim de semana, em Brasília. No encontro, integrantes do partido tiveram acesso a um vídeo que busca estabelecer uma conexão entre o escândalo do Banco Master e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Um dos materiais exibidos termina com a frase: “A verdade é que o Banco Master é Bolso Master”, em referência ao fato de a instituição financeira ter obtido autorização para funcionamento durante o governo anterior.

Sóstenes, contudo, rebate a tentativa de atrelar o caso à família Bolsonaro, e diz que “a repetição de versões não comprovadas, com o objetivo de influenciar a opinião pública, substitui o compromisso com a verdade”.

Além da ofensiva comunicacional, o congresso petista também aprovou um manifesto com propostas de reformas estruturais, incluindo mudanças no Poder Judiciário — com previsão de “mecanismos de autocorreção” — e no sistema político, especialmente no modelo de execução das emendas parlamentares, tema que tem gerado atritos recorrentes entre Executivo e Legislativo.

A associação entre o caso do Banco Master e o entorno bolsonarista, no entanto, não é inédita. A expressão “Bolso Master” já vinha sendo utilizada há meses por parlamentares do PT, sobretudo por integrantes da CPI do INSS ligados ao partido, que passaram a adotar o termo à medida que a comissão avançava sobre o tema.

Na nota, o líder do PL na Câmara também tenta inverter o foco das críticas ao citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retoma um encontro do controlador do banco, Daniel Vorcaro, com o petista.

“O Brasil tem o direito de saber o que foi tratado nesses encontros e por que essas reuniões não foram devidamente registradas com transparência”, afirma.

Atirador que abriu fogo em jantar é acusado de tentar matar Trump e pode pegar prisão perpétua

 

O homem que invadiu, no fim de semana, um jantar de Donald Trump com correspondentes da Casa Branca foi formalmente acusado de tentar matar o presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (27). O crime pode levar à prisão perpétua. As informações são do g1.

O atirador, identificado como Cole Tomas Allen, de 31 anos, compareceu nesta segunda-feira à primeira audiência sobre o caso, em um tribunal de Washington. le foi denunciado por três crimes, segundo o Departamento de Justiça:

  • tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos, que pode levar à prisão perpétua;
  • transporte interestadual de arma de fogo para cometer um crime, com pena de até 10 anos de prisão;
  • disparo de arma de fogo durante um crime violento, com pena mínima de 10 anos e máxima de prisão perpétua.

A procuradora-geral dos EUA no Distrito de Columbia, Jeanine Pirro, disse que mais acusações serão apresentadas conforme as investigações avançarem.

O jornal The New York Times informou que uma das promotoras do caso afirmou que Allen foi até Washington com uma espingarda, uma pistola e três facas, com o objetivo de realizar um “assassinato político”. As informações foram confirmadas por Pirro em uma coletiva de imprensa.

Allen respondeu a perguntas do juiz e permaneceu aparentemente calmo durante a audiência, segundo a imprensa americana. Ele não apresentou declaração de culpa ou inocência.

Ainda durante a audiência, promotores pediram a prisão preventiva do acusado. A Justiça determinou a custódia temporária e marcou nova audiência para quinta-feira (30).

Outros crimes devem ser adicionados ao processo, segundo Pirro. Também há a possibilidade de que o caso seja analisado por outras instâncias da Justiça dos Estados Unidos.

O caso

O jantar, evento anual em que o presidente dos EUA se reúne com correspondentes que cobrem a Casa Branca, ocorria na noite de sábado (25), em um hotel em Washington, quando foi interrompido após tiros serem ouvidos. Trump foi retirado às pressas e o autor dos disparos foi detido por agentes do Serviço Secreto.

Allen é professor e não tinha antecedentes criminais.

A polícia ainda investigava, nesta segunda-feira, a motivação do crime, com base em imagens e anotações do suspeito.

O jantar foi interrompido, e jornalistas e autoridades do alto escalão do governo Trump que estavam no local se agacharam. Trump, a primeira-dama Melania Trump e o vice-presidente JD Vance, que estavam em uma mesa no palco do salão, foram retirados, enquanto os jornalistas permaneceram para checagens de agentes do Serviço Secreto.

Jornalistas relataram que o esquema de segurança para entrada no evento não foi rigoroso. A equipe da TV Globo que esteve no local afirmou ter passado por apenas uma checagem de segurança.

Lula aposta no ‘Trump, go home’. Problema é economia

 

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Há uma leitura de parte do governo de que os arroubos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, auxiliam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua tentativa de reeleição. Trump ajudaria Lula a recuperar o discurso nacionalista que por muito tempo ficou nas mãos do bolsonarismo. Ao mesmo tempo, joga sobre o bolsonarismo a ideia de que o grupo é que age contra os interesses nacionais ao estar alinhado a Trump em ações que prejudicam o Brasil. De fato, houve um momento em que essa ideia alavancou Lula, logo depois do tarifaço. Agora, porém, a questão está em outro ponto: as ações do presidente Trump acentuam o maior problema hoje de Lula: o sentimento quanto à economia.

Impacto da inflação dos alimentos

É correta a leitura que faz o governo de que boa parte da sensação do brasileiro de que a economia vai mal parte do alto grau de endividamento da sociedade. Mas não é somente isso. Se a inflação de um modo geral está controlada, vem havendo uma alta no preço dos alimentos. Em março, a inflação apenas da comida teve alta de 1,56%, com alguns produtos tendo aumentos muito grandes. O tomate, por exemplo, subiu mais de 20%.

Fertilizantes e queda nas exportações

É onde trava o “Trump, go home”: talvez não importe muito de quem vem a culpa se o problema pesar no bolso. Como mostramos aqui no Correio Político, essa já era há alguns dias a preocupação da senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro. A guerra no Oriente Médio pode impactar ainda mais o preço dos alimentos porque pode provocar problemas na oferta de fertilizantes, que o Brasil importa, na sua grande maioria (mais de 80%), e boa parte vem do Irã, justamente o país com o qual os EUA estão em guerra.

Falta de soluções concretas

A falta de fertilizantes pode impactar a safra e fazer subir ainda mais o preço dos alimentos. A senadora chegou a pedir uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para tratar do tema. A reunião aconteceu no dia 8 de abril, e dela participou também o ministro da Fazenda, Dario Durigan. Mas a conversa acabou tratando mais de outro tema.

Efeitos

A conversa acabou girando mais em torno de um projeto de lei que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para produtores rurais afetados por eventos climáticos. Pouco se falou sobre os efeitos da guerra de Trump no Oriente Médio. Ficou uma sensação de que o governo não tinha soluções concretas.

Exportações

O impacto das exportações já está sendo sentido. As exportações para o Golfo Pérsico já tiveram uma redução, em março, de 31,47%. E os dados são do próprio Ministério do Desenvolvimento, por meio da plataforma ComexStat. E a queda vem bem na linha das preocupações, para países como Arábia Saudita.

Problema

Por enquanto, as contas ainda fecharam com superávit de US$ 41,4 milhões, apesar da queda, porque a venda de alguns produtos, como a carne bovina, compensou a queda grande de alguns outros produtos, especialmente milho e açúcar. A verdade é que esse não é apenas um problema brasileiro.

Diversificação

Mesmo antes do tarifaço, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) já vinha trabalhando na diversificação dos destinos internacionais dos produtos brasileiros. Há alguns ganhos importantes. Caso, por exemplo, do contrato que a gigante chinesa das cafeterias, Luckin’ Coffee, fechou com produtores de café de Rondônia.

Frango

O problema é que tais avanços não mitigam eventuais impactos. As exportações de frango, por exemplo, caíram 20% para os países do Oriente Médio. O custo da exportação aumentou com rotas alternativas. Cerca de 30% das exportações de frango brasileiras são para países do Oriente Médio.

Acordo

No dia 1º de maio, entra em vigor o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. E o governo aposta muito nele também para compensar perdas. Ocorre, porém, que o acordo entra de forma provisória. Há ainda resistência de países, como a França e a Polônia. O acordo foi judicializado. Nada foi, portanto, resolvido.

27 abril 2026

Bandeira tarifária em maio será amarela: Neoenergia Pernambuco orienta clientes sobre como economizar e reduzir impacto na conta


 A partir de 1º de maio, entra em vigor a bandeira tarifária amarela para todo o país. A mudança, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, implica acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Diante desse cenário, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância do consumo consciente para evitar impactos no orçamento das famílias pernambucanas.

 

A adoção da bandeira amarela ocorre em razão da redução das chuvas, típica da transição do período chuvoso para o seco, o que compromete os níveis dos reservatórios e a geração por hidrelétricas. Com isso, há maior necessidade de acionamento de usinas termelétricas, cuja energia possui custo mais elevado.

 

A Neoenergia Pernambuco destaca que pequenas mudanças de hábito podem gerar economia significativa na conta de luz.

 

CONFIRA DICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA:

 

Ar-condicionado e ventilador

Manter a temperatura entre 23ºC e 25ºC e utilizar a função de desligamento automático durante a madrugada ajudam a reduzir o consumo. Equipamentos com tecnologia Inverter são mais eficientes, pois evitam picos de energia. A manutenção periódica, com limpeza de filtros a cada duas semanas, também é essencial.

 

Na hora da compra, modelos Split com tecnologia Inverter podem ser até 60% mais econômicos. A escolha da capacidade adequada ao ambiente e a instalação correta influenciam diretamente no desempenho. Após resfriar o ambiente, o uso de ventiladores de teto pode ajudar a manter o conforto com menor consumo.

 

Chuveiro elétrico

Utilizar a posição verão pode reduzir o consumo em até 30%. Banhos mais curtos e o hábito de desligar o chuveiro ao se ensaboar fazem diferença no fim do mês. A Neoenergia Pernambuco também orienta o uso de resistências originais, garantindo segurança e eficiência. Sempre que possível, o aquecimento solar térmico é uma alternativa mais econômica.

 

Geladeiras

Verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes são medidas simples que evitam desperdício de energia. Manter o eletrodoméstico afastado da parede, com pelo menos 10 centímetros de distância, também contribui para melhor desempenho. Abrir a geladeira apenas quando necessário reduz o consumo.

 

Iluminação

Aproveitar a luz natural, mantendo janelas e cortinas abertas, é uma prática eficiente. Apagar lâmpadas em ambientes desocupados e optar por modelos de LED pode reduzir o consumo em até 40%. Além da economia, as lâmpadas LED possuem maior durabilidade e menor impacto ambiental.

 

A Neoenergia Pernambuco reforça que o uso consciente da energia elétrica é fundamental, especialmente em períodos de bandeira tarifária amarela, contribuindo para o equilíbrio do sistema elétrico e para a redução de custos na conta de luz dos clientes.

Vereadores e Controlador Geral da Câmara Municipal participam do 9º Congresso Pernambucano de Municípios


 Os vereadores Francisco Edivaldo (presidente), Divona da Rancharia, Silvano do Morais, Kalligia Mateus e João Erlan e o Controlador Geral da Câmara Municipal, Alex Alencar, estão em Recife participando do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

O evento esse ano tem como tema “Inovação a serviço da população”, e tem como foco a modernização e a eficiência das gestões municipais, além da troca de experiências entre profissionais do setor. A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a governadora Raquel Lyra (PSD).

O congresso acontecerá durante dois dias (segunda e terça) e reunirá uma média de 2 mil participantes. O evento é um momento de aprendizagem e de relações institucionais com o objetivo de fortalecer os municípios. 

O presidente da Câmara Municipal de Araripina, vereador Francisco Edivaldo, destacou a importância do evento para as relações institucionais, e sobretudo para fortalecer e dinamizar as gestões municipais. “É um congresso importante porque traz um tema presente que é a inovação a serviço da população. Sempre estamos buscando a modernização e a eficiência e temos feito esse trabalho no legislativo municipal. Nada mais justo e proveitoso estarmos com os demais colegas e servidores participando desse grande momento de aprendizado e troca de experiências”, destacou Edivaldo.

Projeto Noronha Verde impulsiona transição energética no arquipélago

 

Fernando de Noronha avança na implantação do projeto Noronha Verde, iniciativa voltada à substituição da matriz energética baseada em óleo diesel por energia solar. A primeira fase está em andamento, com conclusão prevista para maio, e integra um conjunto de ações para ampliar a capacidade de geração de energia e reduzir emissões de carbono no arquipélago.

O programa reúne investimentos de R$ 350 milhões e envolve instituições públicas e privadas, com meta de concluir a transição energética até 2027. Ao todo, estão previstas cerca de 33 mil placas solares, sendo aproximadamente 5 mil nesta etapa inicial, o equivalente a 15% do total. O projeto inclui ainda sistemas de armazenamento em baterias para garantir maior estabilidade no fornecimento.

De acordo com o administrador da ilha, Virgílio Oliveira, a iniciativa terá impacto direto na infraestrutura local. “Vai nos ajudar na redução das emissões de carbono e também no aumento da capacidade de produção de energia, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos ilhéus e em uma melhor estrutura para receber quem visita Noronha”, afirmou.

Além da ampliação da oferta energética, o projeto deve contribuir para maior estabilidade no abastecimento e atender à demanda crescente de visitantes. O Noronha Verde foi licenciado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Crise no bolsonarismo e crescimento de Zema fragilizam Flávio

 

A última semana expôs o que já era possível notar nas entrelinhas dentro do campo bolsonarista. Nikolas Ferreira rompeu publicamente com o núcleo duro ideológico do bolsonarismo, incluindo Eduardo Bolsonaro, Allan dos Santos, Kim Paim e Paulo Figueiredo, e chegou a hostilizar Jair Renan Bolsonaro. Flávio tentou se equilibrar e foi rebatido por Kim Paim em seguida. O episódio é o ponto mais visível de uma reconfiguração que vinha em curso há meses, e a hipótese que os dados sustentam é de que a tensão atual não é conjuntural e existe há mais de um ano.

A ascensão de Nikolas como quadro com base própria gerou pequenos atritos desde o início de 2025, e a movimentação de Eduardo nos Estados Unidos desgastou a relação entre o núcleo ideológico e os quadros políticos da direita bolsonarista. A disputa entre Carlos Bolsonaro e Carol De Toni pela vaga do Senado em Santa Catarina, com participação direta de Ana Campagnolo criticando a família, escancarou que os aliados próximos a Michelle e Nikolas operam fora da tutela do clã. A ascensão de Tarcísio como possível candidato com lógica própria, o episódio recente do maquiador de Michelle criticando Flávio publicamente, todos esses episódios apontam para a dinâmica de que o bolsonarismo deixou de operar como bloco há tempos. Porém essa semana a fratura se tornou exposta. As informações são da Folha de S. Paulo.

Os dados de monitoramento de mais de 100 mil grupos públicos de WhatsApp pela Palver mostram que essa fratura circula com intensidade nos grupos da direita. Entre os atores analisados, Flávio chega a este momento com o saldo mais equilibrado de todos, exatamente 50% de aprovação e 50% de rejeição nas mensagens posicionadas sobre ele. O número reflete um comando que está implícito para a direita menos ideológica: ataques diretos a Flávio serão tratados como traição. Por esse motivo nenhum grande ator da direita se atreveu a atacá-lo até agora.

Já Nikolas Ferreira se encontra no pior cenário, com mais de 68% de rejeição nas mensagens. O mais relevante dessa informação é que a maior parte dessa rejeição não vem da esquerda, mas da direita bolsonarista. As mensagens descrevem com precisão o racha. “Nikolas não compartilha, não menciona nada do Flávio. Flávio chegou à liderança sozinho, sem a ajuda do Nikolas. Nikolas está sendo cobrado justamente por isso”, diz uma mensagem que circulou em múltiplos grupos. Outra é mais direta: “Nikolas está impulsionando todos que odeiam o Flávio”. A leitura recorrente é de que o silêncio do deputado em relação ao senador é deliberado e que ele constrói capital político próprio dispensando a tutela da família.

A pressão sobre Flávio vem por outro flanco simultaneamente. Romeu Zema tem 53% de aprovação nas mensagens posicionadas, o melhor saldo entre os concorrentes do campo conservador. Mais relevante, o volume de menções a Zema se aproxima cada vez mais do volume de menções a Flávio. Até pouco tempo atrás, Zema era tratado como candidato regional sem viabilidade nacional, e por isso passava sem ataques significativos do bolsonarismo. Seu tensionamento recente contra Gilmar Mendes e o STF circula com tom de combatividade que Flávio não tem adotado. “Se fosse o Zema no 2º turno já estaria na frente do Lula”, diz uma mensagem respondendo à divulgação de pesquisa do Datafolha. Outra coloca o problema com clareza: “O cara pelo menos tem um projeto, até hoje não vi um projeto do Flávio”.

O crescimento de Zema cria uma oportunidade tática para o núcleo dissidente do bolsonarismo. Apoiá-lo em pautas específicas, sem romper formalmente com a família, permite que esse grupo teste a hipótese de viabilidade de uma direita conservadora sem o sobrenome. Nikolas e outros membros da dissidência podem impulsionar Zema em determinadas bandeiras sem parecer traidor da base. Mas esse tipo de posicionamento precisa ser cirúrgico porque as vozes do núcleo duro ideológico, como Kim Paim, conversam diretamente com a base e buscam denunciar esses movimentos.

A poucos meses das eleições, um movimento mais aberto de descolamento da família neste momento pode produzir uma “guerra civil” dentro da direita que aumente significativamente as vantagens de Lula, que já opera com a máquina, com coesão completa do campo e com janela partidária absorvendo quadros competitivos para o Senado. Esse cenário fragiliza cada vez mais a candidatura de Flávio, uma vez que, se não consegue empolgar e aglutinar aqueles que já estão em seu campo, torna muito mais difícil construir militância que faça a diferença no processo eleitoral.

Festival do Jeans reúne mais de 30 mil pessoas por noite em Toritama

 

O Festival do Jeans de Toritama (FJT) 2026 foi realizado entre os dias 23 e 26 de abril, no Agreste de Pernambuco, e reuniu público estimado em mais de 30 mil pessoas por noite na Arena do Jeans. O evento contou com desfiles, programação cultural e atividades voltadas ao setor de confecções. A abertura teve a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause e de outras autoridades, além da concessão de títulos de cidadania a convidados.

A programação incluiu mais de 20 desfiles na Arena da Moda e shows com artistas nacionais e locais. Segundo o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, o evento superou os números do ano anterior. “O FJT 2026 não apenas cumpriu seu papel, mas conseguiu superar os números de 2025, tornando-se, oficialmente, a maior edição de todos os tempos em estrutura e impacto econômico”, afirmou. O encerramento ocorreu no domingo (26), com programação organizada pela Quase-Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Congresso da Amupe destaca importância da inovação na gestão pública

 

O 9º Congresso Pernambucano dos Municípios teve início, nesta segunda-feira (27), e segue até amanhã no Expo Recife, reunindo prefeitos e autoridades do Estado, além de palestrantes de outros poderes. No discurso de abertura, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, destacou a importância da inovação nas gestões para atender à população.

“Não adianta de nada discutir melhoria na saúde, se a gente não pensar na jornada no usuário. Não adianta de nada discutir melhoria na educação, se a gente não colocar o aluno no centro do debate. Não adianta pensar em inovação da porta da prefeitura para dentro, tem que pensar em inovação da porta da prefeitura para fora. E esse é o desafio nesses dois dias”, enfatizou Pedro Freitas. As informações são do Blog Dantas Barreto.

O presidente da Amupe também falou sobre a necessidade de desburocratizar o serviço público, visando à agilidade no atendimento soluções. “A burocracia muitas vezes é necessária para a gente ter o controle adequado, mas ela não pode se sobrepor à solução. E esse é o desafio desses dois dias. São mais de 50 expositores, mais de 20 salas temáticas, superamos a casa das 5.300 inscrições, que é o maior número das nove edições. Então, esse congresso já nasce sendo um sucesso”, disse.

RECIFE

Anfitrião do evento por ser prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB) também destacou a importância da inovação e citou que a Capital pernambucana é referência para o País. “É um tema extremamente acertado, que é o da inovação. Um tema que é muito caro para gente na Prefeitura do Recife. Hoje, o Recife é uma cidade referência, não só em Pernambuco, mas no Brasil inteiro, na utilização da inovação, seja na tecnologia, seja em diversas outras áreas como infraestrutura”, assinalou.

Victor garantiu aos prefeitos presentes no Congresso da Amupe que o canal está aberto para troca de experiências. “É a porta aberta com todas as cidades, todos os governos do Brasil, de diversas tecnologias da Prefeitura do Recife que hoje são empregadas no Brasil inteiro. A gente pode ver outras cidades conquistando aquilo que a gente mais acredita e eu, pessoalmente, defendo que a inovação é a melhor forma da redução da desigualdade institucional. O que funciona aqui no Recife pode funcionar em todas as cidades. O que funciona em Pernambuco pode funcionar em todos os estados”, enfatizou o prefeito recifense.

PT tenta colar caso Master no bolsonarismo, Flávio rebate e cita Lula

 

O PT (Partido dos Trabalhadores), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou um vídeo que vincula a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao escândalo do Banco Master.

A peça foi divulgada inicialmente no Congresso Nacional do PT, realizado durante o fim de semana, e também será veiculada nas redes sociais. O vídeo chama o episódio de “BolsoMaster” e lembra que o cunhado de Daniel Vorcaro, Fabiano Zettel, foi o maior doador das campanhas de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022. As informações são da CNN.

A divulgação da gravação deu início à estratégia eleitoral de tentar desconstruir a imagem do primogênito de Jair Bolsonaro, que tem aparecido à frente de Lula em algumas pesquisas eleitorais para este ano.

À CNN, Flávio criticou a peça e citou o encontro que Lula teve com Vorcaro em dezembro de 2024. A reunião não foi divulgada na agenda oficial do petista. Também participou da reunião o à época indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo.

“Mentira tem perna curta e nove dedos. Quem se encontrou com Daniel Vorcaro no escurinho do Palácio do Alvorada foi o Lula, e não o Bolsonaro. O Pix é do Bolsonaro e o Master é do Lula”, afirmou à CNN.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também reagiu à inserção partidária e chamou o conteúdo do vídeo de “grande piada”.

“Os senadores do PT não assinam a CPI do Banco Master. Por que não querem a CPI?”, questionou.

O escândalo do Banco Master tem vinculações com políticos de direita, de centro e de esquerda. As investigações da Polícia Federal mostraram que as vinculações não se restringiram a um grupo partidário.

O tema entrou no debate eleitoral e deve ser explorado tanto por Lula como por Flávio, no esforço de desgastar o adversário político no rastro do discurso de combate à corrupção.