PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPINA

ATEL TELECOM

17 dezembro 2025

Sindmetro repudia decisão do Governo Lula de conceder o Metrô do Recife à iniciativa privada

 

Após o anúncio feito pelo presidente Lula (PT), na tarde de ontem, sobre investimentos para o metrô do Recife, que preveem a estadualização e a concessão dos serviços como eixo central da recuperação do metrô, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) emitiu uma nota repudiando a postura go Governo Federal. Confira na íntegra abaixo:

Nota de repúdio

O Sindmetro/PE vem a público externar sua indignação quanto à postura adotada pelo governo Lula em relação ao Metrô do Recife, no dia de ontem (16). Ao longo dessa última década, o serviço prestado pela CBTU Recife foi sabotado ardilosamente pelos governos que se sucederam. Isso resultou em cortes de recursos, má gestão, incapacidade técnica por parte de apadrinhados políticos e falta de valorização dos empregados concursados, com expertise técnica da casa.

A tomada de posição política do Governo Lula, em conceder/privatizar o Metrô do Recife, alinhando-se com a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos – para anunciar que vai repassar R$ 4 bilhões à iniciativa privada -, é um ataque ao erário público.

Anunciar que passarão às mãos dos empresários o dinheiro do povo pernambucano é revoltante e imoral, quando todos sabem que o correto seria manter o investimento público e, consequentemente, passível de maior fiscalização pela sociedade.

Claramente, vemos um erro político e administrativo histórico nessa ação, e todos aqueles que estavam sentados à mesa serão responsabilizados por isso.

Por fim, informamos à categoria que usaremos os meios e as ações que nos cabem para o enfrentamento e, desde já, devemos nos manter mobilizados para os próximos passos – a serem definidos pela nossa categoria -, sob a orientação do Sindicato, na manutenção dos empregos com vínculo federal e do metrô público de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário