PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPINA

ATEL TELECOM

27 novembro 2025

Polícia Civil deflagra operação de repressão ao crime organizado no Sertão do Araripe e outras regiões

 


Na manhã desta quinta-feira, 27, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a operação “Rota 545”, sob a coordenação do delegado titular da 202ª Circunscrição em Exu, integrante da 24ª Delegacia Seccional (24ª DESEC). As investigações começaram em novembro de 2023, com objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Exu, nas cidades de Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, em Pernambuco, além de Juazeiro do Norte-CE e Juazeiro da Bahia. Ao todo, 50 policiais civis participam da operação, entre agentes, escrivães e delegados.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da PCPE (DINTEL), contando com o apoio operacional da Polícia Militar, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica de Administração Penitenciária e Ressocialização (GISO/SEAP-PE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE) e das polícias civis do Ceará e da Bahia.

Câmara aprova projeto de lei que permite Exército executar obras públicas sem licitação

 

Por 427 votos a favor e 18 votos contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, ontem, um projeto de lei que permite que o Exército execute obras públicas sem licitação. O texto segue para o Senado Federal. As informações são do portal Valor Econômico.

O projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), foi relatado pelo deputado Lula da Fonte (PP-PE). Pelo texto aprovado, a dispensa poderá ser aplicada em casos de obras paralisadas, abandonadas ou atrasadas há mais de 1 ano, em obras estratégicas de infraestrutura, desde que acima de R$ 15 milhões.

Também não exigirão licitação obras de empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento nacional, estadual ou municipal, envolvendo infraestrutura rodoviária, ferroviária, metroviária e hidroviária, portos e aeroportos, e geração e transmissão de energia.

Pelo texto, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais poderão celebrar parceria com o Exército quando comprovada a capacidade para executar as respectivas obras e serviços de engenharia e “demonstrada a conveniência da celebração da parceria”.

“É amplamente reconhecida pela sociedade brasileira a competência técnica, a eficiência e a probidade do Exército Brasileiro na execução de obras e serviços de engenharia. Permitir que a Força assuma a execução de obras públicas paralisadas, abandonadas ou em atraso constitui medida eficaz e oportuna, capaz de assegurar economicidade, celeridade e lisura na aplicação dos recursos públicos, além de garantir a retomada de empreendimentos de elevado interesse social e estratégico”, diz o relator no parecer.

O projeto também determina que as parcerias para realização de obras entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais e o Exército deverão contemplar atividades voltadas ao treinamento e à capacitação de jovens incorporados, com vistas à formação de soldados especialistas em obras e serviços de engenharia.

Governo apela para que Congresso não derrube vetos no licenciamento ambiental

 

O governo federal fez um apelo para que o Congresso Nacional não derrube os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental em uma nota ontem.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para hoje a análise dos trechos vetados por Lula na proposta. As informações são do portal G1.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota dizendo que está disposto a construir uma solução para o assunto “de forma a evitar um retrocesso ambiental. A nota cita ainda que “a eventual derrubada dos vetos pode trazer efeitos imediatos e de difícil reversão”.

O posicionamento oficial do governo ocorre em um momento em que a relação entre o Planalto e a cúpula do Congresso está desgastada. Na segunda-feira (24), após declarações públicas de lideranças das duas Casas exporem atritos com o governo e entre si.

Na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) rompeu politicamente com o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). No Senado Federal, a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi um ponto de impasse com Alcolumbre, que também rompeu com o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA),

Inicialmente, Alcolumbre havia marcado para 16 de outubro a análise dos trechos vetados da proposta. A pedido do governo, o presidente do Senado cancelou a sessão, sem marcar uma nova data para análise dos vetos.

O governo queria evitar um enfraquecimento das regras do licenciamento ambiental às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, no Pará.

Nesta terça-feira (25), Alcolumbre anunciou a votação para esta quinta e afirmou que a decisão seguia um calendário já pactuado com as lideranças. Na pauta de votação também está prevista a apreciação de vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Grupo Mulheres do Brasil promove 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

 

O Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no próximo dia 30 de novembro, com concentração marcada para as 8h, no Largo Dom Luiz, em Casa Amarela. Na programação, haverá uma subida ao morro para um culto ecumênico.

A ação integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero, reforçando a urgência de mobilização social para denunciar agressões, apoiar vítimas e promover a reflexão sobre a cultura da violência. 

Segundo Roseana Faneco, coordenadora do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, romper com a violência exige coragem, apoio e solidariedade. “Estamos caminhando para mostrar que ninguém está sozinha — é junto, passo a passo, que construímos segurança, autonomia e dignidade para nossas mulheres e meninas”, afirmou.

Miguel Coelho surge consolidado e empata na liderança para o Senado, aponta pesquisa CNN

 

A rede CNN divulgou, hoje, uma pesquisa exclusiva para as eleições do Senado Federal em Pernambuco. Na sondagem, o nome do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, aparece consolidado, empatando na primeira posição com Humberto Costa (PT), que tentará o terceiro mandato consecutivo. Estranhamente o levantamento não incluiu o candidato do ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado Neto.

No cenário 1, Humberto Costa aparece com 27%, enquanto Miguel soma 26% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa, realizada pelo instituto Alfa, é de 2,8 pontos percentuais. Foram entrevistados 1.200 pernambucanos entre os dias 6 e 11 de novembro. As informações são do blog Ponto de Vista.

Além do bom desempenho na amostra estimulada, em que os nomes dos candidatos são exibidos aos eleitores, Miguel Coelho também empata com Humberto na espontânea – quando os eleitores precisam citar voluntariamente algum pré-candidato. Ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho chega aos 72% de preferência entre os eleitores do Sertão do São Francisco. Na Região Metropolitana do Recife, Miguel atinge 23%, enquanto Humberto marca 27%.

Nas eleições de 2026 serão eleitos dois senadores e por isso foi perguntado aos pernambucanos qual a ordem desses votos. Mais uma vez, Miguel Coelho mostra que tem pré-candidatura consolidada, novamente empatando com Humberto Costa como o primeiro voto. Miguel tem 17% e Humberto 18%.

“Fico feliz com o bom desempenho, mas nossa tarefa agora é debater o que Pernambuco precisa. Estamos participando de debates e reuniões por todo o estado, para ouvir as pessoas e falar de nossas ideias. Acredito que precisamos inaugurar um novo tempo no Senado, com vontade de tirar as coisas do papel e voltar a crescer”, disse Miguel Coelho.

Alepe 2026: diante da concorrência, deputados terão que suar a camisa para renovarem mandatos

 

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

As eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prometem ser de imensa disputa. Os que hoje ocupam uma cadeira na Casa terão que suar a camisa e gastar muita sola de sapato andando pelos municípios, se quiserem renovar seus mandatos.

Há dezenas de nomes extremamente competitivos que já lançaram suas pré-candidaturas, em todas as regiões do Estado. Ao menos 15 desses novatos e novatas contam com as estruturas das prefeituras, por pertencerem às famílias de vários prefeitos atualmente exercendo mandatos (confira abaixo os 15 nomes).

É o caso da esposa do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Mano Medeiros (PL), Andréa Medeiros (PSD), ou da primeira-dama de Gravatá, no Agreste, Viviane Facundes, esposa do prefeito Padre Joselito Gomes (Avante). Ambas são pré-candidatas com boas chances de vitória.

Sem parentesco, mas com apoio

Há também aqueles que não são parentes de prefeitos, mas já receberam o aval público do gestor municipal para tentar uma vaga no Poder Legislativo, como no caso do secretário de Articulação Política de Caruaru, no Agreste, Anderson Luiz. Ele é o indicado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) para a disputa.

Câmara do Recife também oferece nomes

Existem também os candidatos oriundos da Câmara de Vereadores do Recife e que ganharam projeção estadual nos últimos anos, a exemplo do próprio presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), reeleito em 2024 para o quarto mandato com 20.264 votos, o mais bem votado do Recife.

Outro pré-candidato com chances reais de conseguir uma vaga na Alepe depois de passar pela Casa de José Mariano é Gilson Machado Filho, o vereador mais votado da história do Partido Liberal (PL) no Recife, com 16.095 votos, o segundo mais bem votado da capital em 2024.

Já o vereador Aderaldo Pinto (PSB), reeleito em 2024 para o quarto mandato no Recife, com 15.793 votos, também estuda a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia em 2026. Ele foi o terceiro mais bem votado do Recife ano passado.

Nichos específicos com votos em todo o Estado

A senadora Teresa Leitão (PT) ao lado da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano.

A lista de possíveis novos deputados e deputadas inclui, ainda, pessoas com nichos específicos, como por exemplo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, com anos de militância na área da educação.

Além de conhecida e respeitada pela categoria dos professores e professoras, Ivete conta com um apoio de peso: ninguém menos do que a senadora Teresa Leitão (PT), eleita em 2022 com mais de dois milhões de votos.

Ex-deputados e ex-prefeitos

Veteranos na política, mas sem mandatos atualmente, algumas figuras do cenário pernambucano também já estão em campanha por uma cadeira na Alepe. É o caso do ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), que conta com o apoio da prefeita, Mirella Almeida (PSD), que o sucedeu.

Assim como ele, Sebastião Oliveira (Avante) também busca retornar à Casa, com extensa carreira na política. Foi deputado estadual, federal e secretário. Hoje, é presidente do Avante em Pernambuco.

Quatro vezes prefeito de Caruaru e cinco vezes deputado estadual, José Queiroz (PDT) é outro nome disposto a concorrer à Alepe em 2026. Em 2024, teve 66.253 votos na eleição para prefeito em Caruaru e ficou em segundo lugar, perdendo para Rodrigo Pinheiro.

Confira a lista dos 15 pré-candidatos e pré-candidatas à Alepe com estruturas de prefeituras, por região:

Região Metropolitana do Recife (RMR) – 7

  • Jaboatão dos Guararapes – Andrea Medeiros (PSD). Esposa do prefeito, Mano Medeiros (PL). Ela é presidente municipal do PSD.
  • Olinda – Professor Lupércio (PSD), que vai ser candidato no lugar do sobrinho, o vereador Felipe Nascimento (PSD), marido da prefeita, Mirella Almeida (PSD).
  • Cabo de Santo Agostinho – Batista Cabral (sem partido). Irmão do prefeito, Lula Cabral (SD).
  • Igarassu – Cesar Ramos (PSD). Filho da prefeita, Elcione Ramos (PSD). Ele é secretário de Governo no município.
  • Paulista – Amanda Rodrigues. Filha do prefeito, Severino Ramos (PSD). Ela é secretária municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.
  • Abreu e Lima – Flávio Filho (PSB). Filho do prefeito, Flávio Gadelha (PSB). Ele é secretário municipal de Esportes e Lazer e também presidente do PSB na cidade.
  • Moreno – Thierry Cupertino (PP). Filho do prefeito, Edmilson Cupertino (PP). Ele é secretário municipal de Governo.

AGRESTE – 5

  • Gravatá – Viviane Facundes. Esposa do prefeito, Padre Joselito (Avante). Ela era secretária municipal de Obras e Serviços. Foi exonerada em agosto por determinação da Justiça. A nomeação foi considerada nepotismo e o prefeito foi condenado a pagar multa.
  • São Caetano – Jobson Almeida (sem partido), irmão do prefeito, Josafá Almeida (PRD).
  • João Alfredo – Fellype Martins (Podemos). Filho do prefeito, Zé Martins (PSD). Ele é secretário local de Assistência Social.
  • Garanhuns – Cayo Albino (PSB), filho do prefeito, Sivaldo Albino (PSB).
  • Bom Jardim – Janjão (UB), atual prefeito do município e pré-candidato a deputado estadual.

ZONA DA MATA SUL – 1

  • Vitória de Santo Antão – Túlio Arruda (MDB). Filho do prefeito, Paulo Roberto (MDB). Ele é secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife.

SERTÃO – 3

  • Santa Maria da Boa Vista – Yuri Duarte (PP). Filho do prefeito, George Duarte (PP). Ele também é vereador.
  • Petrolândia – Bruno Marques. Filho do prefeito, Fabiano Marques (Republicanos). Ainda sem partido, mas deve se filiar ao PSB.
  • Serra Talhada – Breno Araújo. Marido da prefeita, Márcia Conrado (PT). Ele é o presidente municipal do PSB.

Cenário sem mudanças em PE: CNN/Alfa traz João Campos com 30 pontos de vantagem

 

Pesquisa do Instituto Alfa Inteligência, divulgada hoje pela CNN Brasil, mostra João Campos (PSB) com 61% dos votos válidos em uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife lidera a corrida ao Palácio do Campo das Princesas com uma diferença de mais de 30 pontos em relação à performance eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSD), que aparece com 29%. Já o vereador Eduardo Moura (Novo) tem 6%, e o ex-ministro Gilson Machado (PL), 4%.

No cenário estimulado, que também considera a posição de quem pretende anular o voto ou está indeciso, João Campos lidera de forma isolada, com 50% das intenções de voto, contra 24% de Raquel Lyra, 5% de Eduardo Moura e 3% de Gilson Machado. Ivan Moraes (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 11%, e não sabem ou não responderam, 7%.

Em um segundo cenário, com apenas João Campos e Raquel Lyra sondados junto ao eleitorado, o prefeito do Recife chega a 58% das intenções de voto, e a atual governadora, a 28%. Brancos e nulos são 10%, e não sabem ou não responderam, 4%. Já quando considerados apenas os votos válidos, João tem 67%, e Raquel, 33%, o que configura uma diferença de 34 pontos percentuais. Foram realizadas 1,2 mil entrevistas em municípios pernambucanos entre os dias 16 e 21 de novembro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

26 novembro 2025

Araripina inaugura o primeiro Centro de Referência em Saúde da Mulher da região do Araripe


 A Prefeitura de Araripina inaugurou, na noite desta terça-feira (25), o primeiro Centro de Referência em Saúde da Mulher da região do Araripe, localizado no Loteamento Dona Corina, próximo ao Hotel Nobile, no prédio onde funcionava a antiga Medical Center. A nova unidade representa um marco histórico na política de cuidados às mulheres araripinenses.

O espaço foi projetado para oferecer atendimento especializado, com foco em acolhimento, prevenção, diagnóstico e acompanhamento de saúde, incluindo:

Consultas ginecológicas

Rastreamento de câncer de colo de útero e mama

Planejamento reprodutivo, com aconselhamento e inserção de DIU

Acompanhamento de pré-natal de alto risco

Atendimento com equipe multiprofissional

O centro já inicia suas atividades ainda esta semana, com todos esses serviços disponíveis à população.


Além disso, o local também será, no futuro, a porta de entrada da rede municipal de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher. O projeto prevê atendimento multidisciplinar, com suporte psicológico, assistência social e orientação jurídica.

Como forma de homenagem, o Centro recebeu o nome de Dona Cícera Maria Delmondes, sertaneja e parteira, natural do distrito de Lagoa do Barro. Sua história foi apresentada durante o evento por sua bisneta, em um dos momentos mais emocionantes da noite.

“Hoje é um dia histórico para Araripina. Estamos inaugurando um espaço que coloca as mulheres no centro do cuidado. Este Centro de Referência representa dignidade, acolhimento e o compromisso de garantir às araripinenses um atendimento especializado e humanizado. É uma conquista construída com responsabilidade e sensibilidade pela gestão municipal”, apontou a secretária de Saúde, Patrícia Novais.

“Este Centro é mais do que um prédio, é um símbolo do cuidado com as mulheres da nossa cidade. Aqui haverá acolhimento, prevenção, diagnóstico e apoio. Vamos continuar trabalhando sem parar. Mas, de todas as obras, projetos e realizações que estamos fazendo, o que eu mais desejo é ser lembrado como o prefeito que cuidou do povo de Araripina. Esse é o legado que quero deixar”, completou o prefeito Evilásio Mateus.

Com a inauguração do Centro de Referência em Saúde da Mulher, a Prefeitura de Araripina reafirma seu compromisso com políticas públicas transformadoras, ampliando o acesso à saúde e promovendo mais qualidade de vida para toda a população feminina do município.

Prefeitura de Araripina conclui nova etapa do Programa Exergando as Letras nos distritos; alunos receberão óculos gratuitamente

 


A Prefeitura de Araripina concluiu, no último final de semana, mais uma etapa do Programa Exergando as Letras, desta vez atendendo estudantes dos distritos de Lagoa do Barro, Morais, Gergelim e Nascente. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está oferecendo mais de 12 mil consultas oftalmológicas para alunos da rede pública municipal.

O programa tem como objetivo identificar problemas de visão que podem prejudicar o aprendizado, permitindo diagnóstico precoce e garantindo acompanhamento com especialistas. Após a triagem nas escolas, os estudantes que apresentaram necessidade de correção visual foram atendidos por médicos oftalmologistas e agora receberão seus óculos gratuitamente, fornecidos pela Prefeitura em parceria com a UFPE.

A ação tem emocionado famílias que, pela primeira vez, estão tendo acesso a um cuidado especializado e sem custos.

Uma das mães atendidas relatou:

"A gente nunca tinha tido essa oportunidade de ter um programa que fosse melhorar a visão dos nossos filhos e ainda receber óculos de graça. Eu agradeço demais à Prefeitura, ao prefeito Evilásio e a toda a equipe."

O prefeito Evilásio Mateus ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento das crianças e o impacto direto na educação:

“Estamos cuidando da visão das nossas crianças para que nenhuma delas tenha seu aprendizado prejudicado. Esse programa é um investimento no futuro da nossa cidade, garantindo igualdade de oportunidades para todos os alunos da rede municipal. Educação se faz com cuidado, com saúde e com compromisso.”

Com mais essa etapa concluída, o Programa Enxergando as Letras reafirma o compromisso da gestão municipal em promover inclusão, fortalecer a educação e apoiar as famílias araripinenses com ações que transformam vidas.

Prefeitura de Araripina

Araripina é Futuro, é pra todos, é pra já!

Governo Raquel Lyra rejeita acordo sobre PEC das Emendas e tensão com Alepe aumenta

 


JC Online

A relação entre o governo Raquel Lyra e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltou a sofrer um abalo nesta terça-feira (25), depois que um acordo construído entre deputados estaduais,  Procuradoria da Alepe e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, em torno da PEC 30 (a chamada PEC das Emendas) não avançou.

Parlamentares afirmam que houve consenso entre os mais de 20 deputados presentes na reunião, mas que o acordo foi rejeitado pelo Palácio do Campo das Princesas.

No encontro entre deputados e procuradores da Alepe – alinhado na última segunda-feira (24) com anuência da Casa Civil, foi definido que apenas três pontos da PEC 30 seriam votados imediatamente, por meio de um substitutivo. As demais mudanças, seriam discutidas com mais calma, referentes à PEC 31 e o PLC 3578.

No entanto, segundo deputados, poucas horas após o acordo, veio a informação de que o governo havia rejeitado a deliberação da reunião, voltando a defender a priorização do projeto que autoriza o empréstimo de R$ 1,7 bilhão solicitado pelo Executivo, atrelando a aprovação do crédito ao destravamento da pauta.

Com o entendimento desfeito, a sessão plenária desta terça-feira foi, mais uma vez, esvaziada pela bancada governista, conforme estratégia adotada pela base do governo Raquel Lyra na Casa. Consequentemente, a pauta do dia foi retirada e a sessão encerrada, por falta de quórum.

Oposição critica Casa Civil por recuo após acordo: “Sem autonomia”

A mudança de posição causou indignação entre parte dos parlamentares e foi duramente criticada pelo líder da oposição, deputado Cayo Albino (PSB).

Em nota, o pessebista lamentou o recuo, apontando que o movimento é “rotineiro”, e afirmou que Túlio Vilaça está “sem autonomia”.

“Sem autonomia, o secretário da Casa Civil volta atrás em mais um acordo. (…) O sentimento entre os parlamentares é de que nada do que é apalavrado no Palácio do Campo das Princesas pode ser considerado de fato um compromisso”, escreveu.

“A tentativa de intromissão da governadora, por meio do seu secretário, em assuntos que dizem respeito exclusivamente ao Parlamento, mostra-se completamente desarrazoada e não será tolerada”, completou Cayo.

Nos bastidores da Alepe, parlamentares afirmam que, apesar das críticas à Túlio Vilaça, a decisão de desfazer o entendimento partiu da própria governadora, o que acentuou o clima de desconfiança que já vinha marcando as últimas semanas.

Líder do governo Raquel Lyra diz que negociações seguem abertas: “Estamos tratando de uma proposição complexa”

Do lado governista, o discurso é de que as negociações seguem abertas e que o debate segue sendo realizado junto ao Palácio do Campo das Princesas.

A líder do governo, deputada Socorro Pimentel (União Brasil), afirmou que as tratativas continuam. Socorro esteve na reunião com a procuradoria e levou o resultado do encontro para o Palácio, após consenso pela votação dos três pontos da PEC 30, que foi posteriormente rejeitado pela gestão estadual.

“A matéria segue em discussão, estamos debatendo entre os deputados e também junto ao Palácio, para que possamos chegar a um consenso. Estamos tratando de uma proposição complexa, que merece a atenção e participação de todos”, disse.

Sentença definitiva determina reintegração da procuradora-geral da Câmara de São José do Egito

 

A Justiça de São José do Egito proferiu, ontem, a sentença definitiva no mandado de segurança impetrado por Hérica de Kássia Nunes de Brito, então procuradora-geral do Poder Legislativo Municipal, confirmando integralmente a decisão liminar anteriormente concedida e declarando nula a Portaria nº 81/2025, que havia determinado sua exoneração sob a alegação de nepotismo.

A sentença, assinada pela juíza Tayná Lima Prado, reconhece que não houve qualquer prática de nepotismo no caso concreto, afastando expressamente a justificativa usada pelo presidente da Câmara ao exonerar a servidora comissionada.

Segundo a magistrada, os autos demonstraram que o vereador José Albérico Nunes de Brito, irmão da impetrante, não exerce cargo de direção, chefia ou assessoramento, tampouco integra a Mesa Diretora, não possuindo poder hierárquico, de nomeação ou influência administrativa que pudesse caracterizar a vedação contida na Súmula Vinculante nº 13 do STF.

A sentença ainda ressalta que a decisão não está sujeita ao reexame necessário e que, embora caiba recurso, os fundamentos jurídicos adotados estão fortemente amparados pela jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Com a publicação da sentença, o processo aguarda apenas o trânsito em julgado.

Exército ficou aliviado com desfecho das prisões de militares

 

Nada menos que três oficiais militares foram presos, ontem, e outro teve sua prisão preventiva transformada em definitiva. Nada trivial para um país que já passou por ditaduras militares e que, mesmo assim, oficiais das Forças Armadas tentaram de novo uma aventura golpista.

O Exército estava aliviado com o desfecho das prisões dos oficiais militares. Eles foram presos por soldados de suas Forças, no início da tarde de ontem, e as prisões só foram divulgadas depois de executadas. As informações são do blog do Valdo Cruz.

A sensação nas Forças Armadas era de alívio por dois motivos: Bolsonaro não foi levado para nenhuma dependência do Exército. A Força não queria receber o ex-presidente porque isso iria acabar gerando um ambiente de tensão no local da prisão.

Esse desejo do Exército foi transmitido ao ministro Alexandre de Moraes, que negociou tudo com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o comandante do Exército, Tomás Paiva.

O segundo motivo é que os oficiais militares foram presos por escoltas de suas Forças.

·      Em Brasília, três oficiais militares foram presos: os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira e o almirante Almir Garnier.

·      O quarto oficial, Braga Netto, permaneceu onde estava, numa dependência do Exército no Rio.

José Mucio fez questão de dizer que estavam sendo presos militares por seus CPFs, por suas responsabilidades pessoais, e que a prisão fecha um ciclo difícil para as Forças Armadas.

“Já esperávamos, todos nós. Está se encerrando um ciclo. Onde os CPFs estão sendo responsabilizados e punidos e, para felicidade do país, as instituições estão todas preservadas. Foi doloroso o processo, mas é o ciclo da vida”, disse o ministro.

Ele prosseguiu: “Estamos agora administrando o fim do processo. Eles atravessaram isso com um grau de responsabilidade enorme. Não vimos notas de indignação nem pessoal, nem das instituições. Só tenho que agradecer, estou feliz pelo ciclo que está se encerrando, acho que a gente precisa encerrar essa fase”, afirmou José Mucio.

Aécio: PSDB foi o único partido que não se curvou ao bolsonarismo nem ao lulopetismo

 

Oito anos depois de deixar a presidência nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (MG) voltará ao comando da sigla. A solenidade que marcará o seu retorno será nesta quinta-feira (27), em Brasília, quando sucederá Marconi Pirillo. Em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’, ele defendeu o legado da sigla, que governou o Brasil entre 1995 e 2003, mas disse que o foco no momento não é tentar voltar à Presidência da República.

“Estamos reconstruindo o PSDB no país inteiro. O PSDB é necessário para o Brasil. Somos um partido programático, quase como uma ilha cercada por partidos programáticos, que qualquer que seja o governo estarão junto dele. Não nos curvamos nem ao bolsonarismo nem ao lulopetismo”, cravou ele, que em 2014 foi candidato a presidente da República pelo mesmo PSDB.

“Temos um desafio grande, que é recolocar o PSDB no centro das grandes decisões nacionais. Nós nascemos na adversidade. Em 1988, nos reunimos na assembleia constituinte, e todos pertencíamos a partidos de governo em nossos estados e a nível nacional. A grande maioria veio do MDB, para acreditar num sonho, na possibilidade de ter um partido político que fosse claro na defesa do parlamentarismo, da responsabilidade fiscal. Nosso legado é poderoso. O que temos q fazer é juntar pessoas que não estão preocupados com cargos, com fundo eleitoral, e continuarmos acreditando na possibilidade de fazer um partido com princípios. É para dar voz a essas pessoas que hoje não se sentem representadas nem por um lado nem por outro. Não vai ser fácil, mas antes também não foi, e a experiência do passado me inspira para acreditar que o Brasil merece um partido que não trate o adversário como inimigo, que aceite discutir propostas independente de sua origem. Falta esse partido político no brasil”, completou o futuro dirigente tucano.

25 novembro 2025

FIEPE reúne em Petrolina conselhos empresariais dos sertões do Araripe e do São Francisco

 


Troca de experiências e alinhamento de ações estratégicas para o desenvolvimento regional marcaram, nesta segunda-feira (24), em Petrolina, a 1ª reunião itinerante dos Conselhos Empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) nos sertões do Araripe e do São Francisco.


O encontro trouxe a Petrolina representantes de importantes segmentos econômicos de municípios como Araripina e Trindade, e abordou temas relevantes para a região, entre eles a matriz energética. A programação incluiu uma apresentação institucional e uma visita técnica à unidade de distribuição da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).


Para o diretor da Unidade Regional Sertão do Araripe (URSA), Fábio Monteiro, a reunião foi extremamente positiva, especialmente pela troca de experiências com o empresariado local e pela perspectiva de novos caminhos para a economia do Araripe. “Nossa produção de gesso atende 95% da construção civil do Brasil, e isso reforça a necessidade de buscarmos sustentabilidade e continuidade para o setor, por meio de uma matriz energética que substitua a lenha”, destacou.

Monteiro acrescentou que, apesar de a lenha ser o combustível mais barato do mundo, seu uso exige manejo adequado e ações de reflorestamento das áreas exploradas.

O diretor adjunto da Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSF/FIEPE), Huberto Costa, também avaliou positivamente o encontro e ressaltou o papel das unidades regionais da FIEPE no fortalecimento industrial e socioeconômico do interior. “Uma reunião com o claro objetivo de fortalecer o setor empresarial dos sertões do Araripe e do São Francisco. A primeira de uma sequência de encontros frutíferos”, concluiu. Ainda durante a programação, a comitiva do Araripe realizou uma visita técnica aos laboratórios do SENAI Petrolina.