PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

11 outubro 2022

Operação da PF de combate a distruição de moeda falsa tem prisão em Petrolina

 

Clipping

A Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) está executando nesta terça-feira (11) um mandado de busca e apreensão, expedido pela 25ª Vara da Justiça Federal de Goiana (Região Metropolitana), referente à distribuição de moeda falsa. O mandado foi cumprido em Petrolina, mas não foi revelado o nome do envolvido.

De acordo com a PF-PE, as investigações foram realizadas por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários  (Delefaz/PE) e se iniciaram em janeiro de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial, a partir de uma prisão em flagrante, no município de Aliança (Mata Norte), de uma mulher que portava consigo cédulas falsas de R$ 100. Ela foi surpreendida por policiais militares, que lhe deram voz de prisão em flagrante e a conduziram à Superintendência Regional da PF-PE.

Verificou-se que a mulher mantinha conversas através de um aplicativo de mensagens com o suspeito, que seria responsável por distribuir as cédulas, enviando-as por via postal e recebendo, em contrapartida, 30% do valor de face. A fim de despistar as autoridades, o investigado usava celular do Estado do Paraná.

A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que adquirem as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros Estados da Federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios. Ao chegar a Pernambuco, eles distribuem a outros indivíduos, que repassam as cédulas falsas no comércio.

Pena

Os investigados vão responder pelo crime de moeda falsa, tipificado no artigo 289, Parágrafo 1º do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão e multa. O nome da operação faz referência ao suporte material que expressa o valor monetário do dinheiro, o papel-moeda.

Blog Carlos Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário