A menopusa é uma fase de mudanças na vida da mulher. E três em cada quatro sofrem com calor intenso e sudorese. Segundo o ginecologista Joab Lima, os sintomas surgem devido à grande alteração hormonal que acontece no corpo da mulher.
“A falência dos ovários pela idade avançada da mulher leva à deficiência na produção de hormônios sexuais, principalmente o estrogênio, e a nível do hipotálamo, que é a região cerebral do centro termorregulador, leva a uma vasoconstrição e em seguida um desequilíbrio na regulação da temperatura corpórea”, explica o e docente do Instituto de Educação Médica (Idomed) de Juazeiro (BA).
Em algumas mulheres, as ondas de calor e transpiração acontecem várias vezes ao dia ou à noite. O fogacho (como é conhecido) costuma começar de repente na região do rosto, superior do tórax e depois se generaliza pelo corpo.
“É interessante ressaltar que mesmo a paciente sentindo o corpo aquecido, a temperatura corporal mantém-se normal, em torno de 36,5º”, alerta o especialista.
Como aliviar?
“Uma das formas de aliviar é com medicação natural como os fitohormônios ou até com reposição hormonal. No entanto, para isso é imprescindível o acompanhamento médico para avaliar primeiramente a intensidade dos sintomas, o histórico da paciente e os fatores de risco”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário