O governador de São Paulo João Doria chega a Pernambuco num momento em que o PSDB se prepara para realizar as prévias e eleger quem deve ser o candidato da sigla a concorrer à eleição presidencial. Neste mês, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também disponibilizou o nome para o partido para disputar o Planalto, também esteve em Pernambuco e foi recebido pela prefeita Raquel Lyra em Caruaru.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) desembarcou em Caruaru, Agreste de Pernambuco, neste sábado (28). O gestor tucano foi recebido pela correligionária e prefeita da Cidade, Raquel Lyra e pelo presidente nacional do partido, o pernambucano Bruno Araújo, pelo ex-senador Armando Monteiro e pela deputada estadual Alessandra Vieira. Na capital do Forró, Doria visita a feira de Caruaru, a Via Parque, e concede entrevista coletiva à imprensa. No período da tarde, Doria segue para o Recife, onde segue com compromissos políticos.
O gestor paulista vem a Pernambuco num momento em que o PSDB se prepara para realizar as prévias e eleger quem deve ser o candidato da sigla a concorrer à eleição presidencial. Neste mês, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também disponibilizou o nome para o partido para disputar o Planalto, também esteve em Pernambuco e foi recebido pela prefeita Raquel Lyra em Caruaru.
Na chegada do correligionário, a prefeita Raquel Lyra comemorou a visita do governador. “Para nós é uma honra e uma alegria como presidente estadual do PSDB, e como prefeita de Caruaru receber o governador de São Paulo, que tem feito um trabalho diferenciado transformando o Estado São Paulo e que empresta o seu nome a discussão das prévias presidenciais do PSDB. Vou levá-lo a feira de artesanato, vou comer lá em mãe beata, um café da manhã regional, e vamos visitar algumas obras, e tem uma conversa com os filiados do nosso partido”, disse Raquel.
A agenda do tucano não transcorreu sem protestos. Quatro apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), trouxeram um caixa de som com jingles de protesto ao gestor paulista. Mas a manifestação não recebeu apoio da população.
Visita
Ao descer da van, na feira de Caruaru, o governador de São Paulo foi recepcionado por uma banda de pífano. Depois caminhou entre os quiosques, onde foi apresentado aos caruruenses pela prefeita Raquel Lyra. O gestor foi bem recebido e cumprimentou a todos. A comitiva que o acompanha tomou café da manhã no restaurante mãe beata.
Na sequência, Doria seguiu para uma passagem rápida pela Via Parque, de onde seguiu para a coletiva de imprensa. O tucano respondeu a perguntas principalmente sobre as prévias do partido. Logo depois, em última agenda em Caruaru, João Doria participou de uma conversa com militantes. O “Encontros do PSDB pelo Brasil”, que tratou de uma reunião com lideranças locais para a apresentação de propostas do tucano.
Em seu discurso, o governador falou da sua trajetória de vida e citou sua origem nordestina, lembrando que seu pai é baiano. “Metade da minha alma, metade do meu sangue é nordestino”, disse. Em seguida, também lembrou dos principais feitos de sua gestão. No auditório, um grupo exibe a faixa “Pai da vacina”, em referência ao esforço do governador pela vacina do Butantan.
Em sua fala, usando o tom mais eleitoral, João Doria criticou tanto o PT quanto o presidente Jair Bolsonaro. Tendo mandado recados ao presidente em diversos momentos. “Negacionista, terraplanaste, que tira máscara de crianças”, disse em um momento sobre Bolsonaro. Em outra ocasião chegou a chamar o presidente de Déspota e em alfinetadas mais sutis, também fez críticas à gestão federal. “O Brasil perdeu a sua oportunidade, virou as costas para o meio-ambiente”.