PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

25 janeiro 2020

O debate urbano do Recife e Salvador chega a Fortaleza

Já está pronto o meu roteiro de pautas para Fortaleza, onde cumpro a segunda etapa de reportagens sobre o que de diferente a charmosa capital cearense tem feito, levando o empresário João Carlos Paes Mendonça, um dos maiores investidores do Recife, a apontá-la como capital reformista em termos de visão urbana e melhorias em infraestrutura.
Embarco na próxima segunda-feira logo cedo e lá permaneço a semana inteira, visitando obras, conhecendo projetos e checando tudo para constatar se o que falam é de fato real, sem comparações com Salvador. Aliás, a pauta não é comparativa entre as cidades, nem provocativa.
É oportuna e diferenciada, porque vivemos numa região, o Nordeste, com capitais bem próximas uma da outra, quase vizinhas, que pouco ou quase nada sabemos uma da outra. Na verdade, não nos conhecemos. Temos mais informações do que se passa em Brasília, Rio e São Paulo do que aqui mesmo, onde moramos, falamos o mesmo dialeto nordestinês, temos os mesmos hábitos e costumes.
Com a experiência da Agência Nordeste, que coordenei em Brasília por quase dez anos, provedora de notícias para jornais da Região, tentei furar esse bloqueio e, em parte, conseguimos. Mas isso se deu no tempo em que a notícia ainda era predominante no papel.
O mundo mudou e a notícia agora está na palma da mão, no celular, aparelhinho mágico, que reduziu o globo terrestre a um microorganismo, controlado e acionado por um simples teclado ou mostrado por uma foto, vídeo ou áudio.
Permite até as lives, recurso recorrente do presidente da República e vídeos conferências. 
Alô, Fortaleza, estou chegando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário